Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Estande da Sobratema na M&T Expo 2015Nossa equipe visitou a feira no dia 13 de junho de 2015 e ficou impressionada com a quantidade de expositores dos mais variados segmentos, principalmente com a “invasão chinesa” na feira, com dezenas de estandes com produtos de origem chinesa, boa parte deles fabricantes de material rodante, pinos, buchas, além de material de desgaste em geral.

Dentre os vários expositores, os que mais nos chamaram a atenção foram os gigantes ocidentais como Caterpillar, Case, John Deere, New Holland e Volvo, além dos fabricantes orientais como Komatsu, LiuGong e Sany. Os fabricantes brasileiros cujos estandes nos chamaram mais a atenção foram a Randon e a Rossetti.

Compactadores Ammann

O Grupo Ammann apresentou na M&T Expo 2015 soluções para construção de estradas como compactadores vibratórios e rolos compactadores.

Destacamos o rolo compactador AV110X, de 11 toneladas de peso operacional, equipado com motor Diesel Cummins Tier 3 e cabine panorâmica que garante ótima visibilidade ao operador.

BMC-Hyundai destacou escavadeiras

A BMC-Hyundai trouxe à feira 14 equipamentos com destaque para as escavadeiras R220LC-9S de 22 toneladas, com baixo consumo de combustível, e R140-9S, de 14 toneladas que possui motor de 126 hp, a mesma potência de uma escavadeira de 16 toneladas, demandando investimento 20% menor.

BMC Hyundai HL740-7A na M&T Expo 2015

Bobcat mostrou design inovador

Os equipamentos compactos da marca Bobcat expostos na feira foram as miniescavadeiras e minicarregadeiras, carro chefe da marca. Não nos agradou ver equipamentos de porte razoavelmente grande, considerando as devidas proporções dos modelos de minicarregadeiras expostos, utilizando pneus 10×16.5. Porém, o design da nem tão nova Série M além de bonito possibilita ótima visibilidade ao operador, isso compensou o desagrado visual dos pneus estreitos demais.

Case lançou linha de tratores de esteiras

A Case CE expôs na feira uma nova linha de equipamentos para construção composta por tratores de esteiras, escavadeiras hidráulicas e pás-carregadeiras.

Case Construction na M&T Expo 2015

A nova linha de tratores de esteiras Case é composta pelos modelos 1150L, 1650L e 2050M, com 130 hp, 156 hp e 232 hp respectivamente, produzidos na fábrica da Case CE em Contagem – MG.

Também foram expostos a nova escavadeira hidráulica Case CX220C (modelo sucessor ao sucesso de vendas CX220B) e a pá-carregadeira de pneus 721E XR com braço estendido.

Caterpillar exibiu a nova retroescavadeira 420F2

Os destaques do estande da Caterpillar na M&T Expo 2015 foram o trator de esteiras D6K2 XL que passou a ser produzido em Piracicaba – SP, equipado com novo motor e novo material rodante, e os novos modelos de escavadeiras hidráulicas produzidos no Brasil: A Caterpillar 318D2L e 323D2L.

Uma novidade que chamou bastante a atenção dos visitantes no estande da Caterpillar foi a nova retroescavadeira CAT 420F2, produzida no Brasil.

Caterpillar 374F na M&T Expo 2015

Comingersoll e as miniescavadeiras Kobelco

A Comingersoll lançou uma nova linha de miniescavadeiras hidráulicas da marca Kobelco, modelos SK35SR e SK55SRX, dotados de alta tecnologia de origem japonesa com destaque para características como baixo nível de ruído e elevada produtividade.

O modelo SK35SR possui alcance de 5,35m, profundidade máxima de escavação de 3,05m e altura máxima de escavação de até 4,8m.

Doosan chamou atenção com escavadeiras e carregadeiras

No estande da Doosan InfraCore foram expostos equipamentos de 14 a 50 toneladas de peso operacional, sendo o destaque a escavadeira hidráulica Doosan DX225LCA de 22 toneladas, produzida no Brasil, em Americana – SP. A Doosan também apresentou uma completa linha de pás-carregadeiras com destaque para a SD200.Doosan DL550 na M&T Expo 2015

 

FBL-Lovol trouxe uma nova linha de produtos

A FLB/LOVOL (Foton-Lovol) optou por lançar sua nova linha de pás-carregadeiras, Série II, na M&T Expo 2015. A nova linha de pás-carregadeiras da marca é composta pelos modelos FL920F, FL936F e FL958G.

Segundo o fabricante, os novos modelos não melhoraram apenas no design, pois apresentam maior economia e eficiência na operação.

Hitachi e suas escavadeiras peso pesado

Hitachi 470LC na M&T Expo 2015

A Hitachi Construction Machinery apresentou nesta edição da M&T Expo três lançamentos em escavadeiras acima de 45 toneladas: ZX470LC-5, ZX670LC-5 e ZX870LC-5. Muito robustos, dotados de alta tecnologia, os equipamentos possuem equilíbrio perfeito entre força e precisão, sendo assim, garantia de alta produtividade.

JCB trouxe tradição e inovação

A inglesa JCB trouxe vários equipamentos, muito populares entre os visitantes, presentes em vários canteiros de obras em todo o país, como a escavadeira hidráulica JCB JS 200LC e a retroescavadeira JCB 3C. Mas o destaque para os visitantes foram as miniretroescavadeiras de rodas 1CX e de esteiras 1CXT, verdadeiros canivetes suíços, pequenas, fortes e multiuso, equipamentos essenciais para obras de qualquer porte.

JCB 1CX e JCB 1CXT na M&T Expo 2015

John Deere fez lançamentos de alto nível

A John Deere lançou equipamentos em três categorias diferentes, com novos produtos na linha de pás-carregadeiras, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas.

As novas pás-carregadeiras John Deere são os modelos 744K-II, 824K-II e 844K-II, com peso operacional de 24, 26 e 34 toneladas respectivamente.

John Deere 724K e 544K na M&T Expo 2015

Já a nova motoniveladora John Deere apresentada na feira é a 672G e a nova escavadeira hidráulica da marca é a John Deere 470G, com mais de 45 toneladas de peso operacional.

Komatsu destacou seu novo trator de esteiras

A Komatsu lançou um novo modelo de trator de esteiras D61EX-23M0, da família Dantotsu, com peso operacional de 19.770 kg, 168 hp de potência e 3,8m³ de capacidade da lâmina.

Já apresentado em nosso site, o Komatsu D61EX-23M0 conta com itens inovadores como transmissão HST (transmissão hidrostática) e conjunto de radiador na traseira do trator, possibilitando melhor visibilidade para o operador e menor risco de danos ao sistema de arrefecimento da máquina.

Komatsu PC200 na M&T Expo 2015

Kubota e a miniescavadeira ultra compacta

A Kubota trouxe para a M&T Expo quatro miniescavadeiras, com destaque para o modelo U-008 de apenas 890 kg de peso operacional, um equipamento ultra compacto com ótimo alcance e produtividade além de baixo consumo de combustível, reduzida emissão de ruído e vibração.

LBX, as escavadeiras Link-Belt

A LBX (divisão de escavadeiras hidráulicas da marca Link-Belt) apresentou três equipamentos na M&T Expo 2015, sendo duas da série Spin Ace, que possuem raio de giro de giro compacto e braço articulado, modelos LBX 80SA e 135SA, além da escavadeira de 21 toneladas 210X2.

Liebherr e seus gigantes tecnológicos

Liebherr 954 SME na M&T Expo 2015

A Liebherr trouxe para a edição comemorativa de 20 anos da M&T Expo dois lançamentos para o mercado de construção, a escavadeira hidráulica R954C SME e a autobomba de concreto THP 70 D-C.

A escavadeira Liebherr R954C SME está entre a R954C, de 50 toneladas, e a R964C, da faixa de 66 toneladas. A abreviação SME significa “Super Mass Excavation” e o modelo utiliza um contrapeso maior possibilitando a utilização de uma caçamba com maior capacidade do que o modelo convencional, além de possuir o carro inferior mais robusto, é claro.

LiuGong, os chineses agora fabricados no Brasil

LiuGong 816C na M&T Expo 2015

No ano em que inaugura sua fábrica no Brasil, a LiuGong participou da M&T Expo 2015 exibindo inúmeros equipamentos produzidos com componentes de qualidade mundialmente reconhecida, como Cummins e ZF.

Entre os equipamentos que mais chamaram a atenção de nossa equipe estão a escavadeira hidráulica 922E, a pá-carregadeira de pequeno porte 816C e a retroescavadeira 766A.

New Holland lança escavadeira de rodas

New Holland WE190PRO na M&T Expo 2015

A New Holland Construction teve como destaque o lançamento da escavadeira sobre rodas New Holland WE190B PRO, que oferece desempenho, potência, estabilidade e alta velocidade.

A cabine da nova escavadeira de rodas New Holland WE190B PRO, muito confortável, possui certificação ROPS/FOPS e permite ótima visibilidade ao operador. O modelo WE190B PRO conta ainda com ótimo desempenho, potência, estabilidade e segurança.

Randon Veículos

A Randon Veículos expôs dois modelos de retroescavadeiras, a RD 406 Standard (com toldo) e RD 406 Advanced (com cabine fechada) e um caminhão fora de estrada RD 430Me.

As retroescavadeiras Randon RD 406, robustas, ágeis e produtivas, foram concebidas com tecnologia de ponta e utilizando componentes mundialmente conhecidos, tanto na motorização, hidráulica ou transmissão.

Randon RD 406 Advanced na M&T Expo 2015

Rossetti e a caçamba com balança embarcada

Mais uma indústria nacional de peso expôs produtos de alta qualidade e confiabilidade na M&T Expo 2015. Nesta edição a Rossetti trouxe um semirreboque basculante de três eixos distanciados, uma caçamba basculante da linha LevTec de 18m³, além da caçamba meia cana com balança embarcada, de 20m³. A Rossetti é a primeira empresa a apresentar uma caçamba com balança instalada sobre um caminhão, que faz a medição do peso em tempo real durante o carregamento, com apenas 2% de margem de erro.

Sany mexe com os visitantes

A Sany é mais uma empresa de origem oriental a destacar-se na M&T Expo 2015 pelos novos e modernos modelos apresentados ao público que veio prestigiar a feira. Foram lançados pela Sany três novos modelos de equipamentos: a motoniveladora SAG200, a retroescavadeira BL70C e o guindaste STC800S.

Dentre os estandes que visitamos na feira, o único que apresentou equipamentos em pleno funcionamento foi a Sany. Ponto para ela, pois chamou muito a atenção dos visitantes e deixou o marasmo de lado.

Escavadeiras Sany na M&T Expo 2015

Scania traz caminhões de última geração

Foram poucos os fabricantes de caminhões, rodoviários ou fora de estrada, a participar da M&T Expo nesta edição, mas a Scania não ficou de fora deste que é o maior e mais importante evento do setor de equipamentos para construção e mineração da América Latina.

Nesta edição 2015 da feira pudemos ver três caminhões e um motor industrial Scania. Os caminhões expostos foram o Scania P 310 8×4 (betoneira), G 440 8×4 e um Streamline Highline R 620.

Takeuchi e o pioneirismo

Nos surpreendemos (positivamente, é claro), com os equipamentos, minicarregadeiras e miniescavadeiras, apresentados pela Takeuchi, a primeira fabricante a introduzir escavadeiras compactas no mercado americano em 1963.

Já tínhamos conhecimento da marca e dos produtos, mas pela primeira vez tivemos a oportunidade de vê-los pessoalmente e realmente gostamos do que vimos, como a minicarregadeira TS50V e a miniescavadeira TB235.

Volvo

A Volvo Construction Equipment mostrou na M&T Expo 2015 equipamentos como compactadores de solo e asfalto, minicarregadeiras, escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de pneus e caminhões articulados.

XGMA

Nosso destaque para os equipamentos da XGMA expostos na M&T Expo está diretamente relacionado à simplicidade dos equipamentos, como as pá-carregadeiras e escavadeiras hidráulicas XGMA.

Wacker Neuson

A Wacker Neuson expôs várias novidades para a América do Sul, dentre eles pás-carregadeiras compactas modelos 5035, 5055 e 850, com pesos operacionais de 1.720 kg, 3.600 kg e 4.500 kg respectivamente. Os modelos possuíam chassi rígido, transmissão hidrostática, tração e direção nas quatro rodas. Os equipamentos citados possuem menor peso operacional, raio reduzido e uma enorme economia em relação a equipamentos de maior porte.

Yanmar

A Yanmar South America proporcionou aos visitantes da M&T Expo 2015 a oportunidade de conhecer melhor sua linha de miniescavadeiras comercializadas no Brasil, com destaque para a nova Yanmar ViO30, na faixa das 3 toneladas de peso operacional e com várias inovações como giro zero, engate rápido e modo eco, que controla a rotação do motor aumentando a eficiência e reduzindo o consumo de combustível.

Nossa visão da M&T Expo 2015

Definitivamente a Sobratema e todos os envolvidos na organização e montagem da feira estão de parabéns pelo belo trabalho apresentado na M&T Expo 2015, não só pela imensa variedade de estantes dos mais variados segmentos relacionados à cadeia produtiva do setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração, mas também pela forma como foram dispostos no espaço.

Fabricantes como Case e Sany deram um show no espaço aberto da feira com a graça do Sol iluminando e aquecendo o espaço. Sorte deles e dos demais expositores da área aberta? Pode ser, pois a chuva poderia ameaçar seriamente seu sucesso, até porque previsão do tempo com mais de 24 a 48 horas de antecedência, em nossa opinião, é pura adivinhação. Mas ficou claro e notório que era muito mais gostoso ver os equipamentos a céu aberto e principalmente em funcionamento, como fez a Sany.

No entanto, nos incomodou um pouco uma certa apatia por parte de alguns expositores, principalmente dos grandes fabricantes, que em sua maioria não nos deram a atenção que esperávamos. Mas nada que desabone em relação à feira, que foi uma experiência única para os visitantes.

Também nos causou estranhamento ver o estande da John Deere, embora lindo e repleto de equipamentos altamente tecnológicos e avançados, de certo modo com poucos visitantes, pelo menos no dia em que estivemos na feira. A receptividade do pessoal da John Deere foi boa, oferecendo informações pertinentes acerca dos seus equipamentos, além de brindes como bonés, mas cremos que a localização escolhida não foi das melhores. Azar de quem não visitou o estande da marca.

Algo que nos chamou a atenção também foi a diversidade de origem dos visitantes, pois haviam pessoas de todos os lugares do Brasil e de vários lugares do mundo, pelos idiomas e sotaques que percebíamos nas ruas do evento. Parceiros nossos de Goiás, do Paraná, de Mato Grosso, do Rio de Janeiro, de vários Estados do brasileiros, vieram à M&T Expo 2015 e pelos relatos que tivemos, gostaram muito do que viram. Os marinheiros de primeira viagem, debutando na sua primeira feira de máquinas e equipamentos, estes então, se esbaldaram e se impressionaram com a variedade e principalmente com o tamanho de alguns gigantes como a escavadeira Hitachi 470LC, a pá carregadeira Doosan DL550 e os colossais guindastes Liebherr, que nos faziam parecermos formiguinhas a seu lado.

Se você não foi a M&T Expo 2015, com certeza perdeu uma ótima oportunidade de se inteirar sobre o que há de mais moderno no mercado de equipamentos para construção e mineração. Se você teve a oportunidade de visitar a feira, com certeza ficou como nós, com gostinho de quero mais e ansioso pela próxima edição.

Mais informações

Para obter maiores informações sobre a feira M&T Expo, acesse o site oficial do evento: http://www.mtexpo.com.br

Você também pode ver mais fotos da feira clicando aqui.

Também visitou a M&T Expo? Deixe seu comentário logo abaixo…

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 14 =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net