Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Minicarregadeiras ou Pá-carregadeiras compactas?Há décadas em nosso país, sempre que se pensava em máquinas para carregamento as opções eram pás-carregadeiras, geralmente articuladas, ou minicarregadeiras (skid steers), onde a marca Bobcat reinou absoluta por anos. As minicarregadeiras, extremamente compactas e versáteis, são ótimas para espaços reduzidos, geralmente com peso operacional de 2 a 4 toneladas, sempre foram escolhas principalmente em grandes centros urbanos para utilização em terrenos pequenos, porém, a capacidade de levantamento, tanto volumétrica quanto de peso são muito limitadas e a estabilidade em terrenos com topografia irregular é comprometida devido ao seu tamanho reduzido e estrutura rígida dos “eixos”. Por outro lado, tínhamos as pás-carregadeiras, mesmo que de pequeno porte, o peso operacional mínimo sempre foi na faixa das 10 ou 11 toneladas. Embora ótimas devido à sua elevada capacidade de carga e força de desagregação, além de ótima estabilidade, geralmente eram grandes demais e devido a articulação as manobras necessitavam de muito mais espaço do que as minicarregadeiras. Neste cenário, com o dilema de optar entre uma minicarregadeira e uma pá-carregadeira pequena é que surgiu o mercado das pás-carregadeiras compactas, cada vez mais repleto de opções de diversas marcas e modelos com diferentes tipos de tração, potência e capacidades. Neste artigo coletamos e reunimos informações para ajudá-lo a escolher qual o equipamento compacto mais indicado para sua necessidade e aplicação. Com base nas informações aqui expostas, com certeza você estará mais bem informado e apto a fazer a melhor escolha entre carregadeiras compactas ou minicarregadeiras na hora de fazer uma aquisição ou contratação. Algumas ótimas carregadeiras compactas que podemos destacar, articuladas, são:

  • Caterpillar 902B e 904B (além das mais recentes e maiores 906H2 e 908H2);
  • Wacker Neuson WL30 e WL50 (entre outros modelos);
  • Gehl 540;
  • Yanmar V4-6.

Além das carregadeiras compactas articuladas, existem também opções não articuladas com direção nas 4 rodas, como as carregadeiras compactas da Wacker Neuson, por exemplo os modelos 550 e 850 de 3.600Kg (cap. 0,55m³) e 4.500Kg (cap. 0,85m³) respectivamente. Ao ler este artigo ou ver as fotos, os mais experientes no ramo vão recordar das antigas carregadeiras com direção nas rodas traseiras como as Case W7 e Michigan 75HD ou 75III. Com tantos tipos de pás-carregadeiras à disposição, uma nova dúvida pairou no ar entre as empreiteiras e empresas de transporte de cargas leves: Qual escolher, minicarregadeira ou pá-carregadeira compacta? Como sempre, há de se fazer um estudo sobre as necessidades de sua empresa ou de seus clientes (em caso de locadoras de máquinas e equipamentos). Alguns itens fundamentais a considerar para optar entre minicarregadeira ou pá-carregadeira compacta são:

  • Espaço disponível onde o equipamento será utilizado;
  • Tamanho e principalmente peso dos materiais a serem manipulados ou carregados.

Basicamente, a regra é esta:

  • Menor espaço + Menor peso = Minicarregadeira = Menor produtividade
  • Maior espaço + Maior peso = Pá-carregadeira Compacta = Maior produtividade

Capacidade de Carga

Geralmente, as pás-carregadeiras compactas têm capacidade de carga 30% maior do que as minicarregadeiras, tanto quanto ao peso quanto ao volume. Neste quesito, as pás-carregadeiras compactas são a melhor escolha se sua necessidade for de carregar ou transportar cargas maiores e mais pesadas. Melhor opção: Pá-carregadeiras compactas.

Preço de Compra

Diretamente ligado ao maior tamanho, o preço das pás-carregadeiras é 25% maior do que o preço das minicarregadeiras. Neste ponto, as minicarregadeiras ou skid steers levam a melhor. Melhor opção: Minicarregadeiras.

Manutenção

Curioso, mas o custo de manutenção de uma minicarregadeira é maior do que de uma pá-carregadeira compacta, pois esta, geralmente possui motores menores e menor desgaste de pneus, o ponto fraco das minicarregadeiras, que já possuem o nome de skid steers por “derraparem” os pneus constantemente, reduzindo assim sua vida útil. Melhor opção: Pás-carregadeiras compactas.

Velocidade

As pás-carregadeiras são geralmente mais velozes do que as minicarregadeiras, geralmente entre 30 e 40% mais rápidas. Uma boa explicação para isso pode ser os pneus de diâmetro maior, além de também carregarem mais rápido. Melhor opção: Pás-carregadeiras compactas.

Potência

É claro que deve-se fazer uma comparação justa, com especificações mais próximas possíveis de potência e capacidades, mas geralmente, pasmem, as minicarregadeiras são mais rápidas e até mais potentes que as pás-carregadeiras compactas. Um exemplo é a comparação entre uma Caterpillar 262 que possui 50% mais potência que uma Caterpillar 904B. Apesar da pá-carregadeira compacta utilizar melhor sua potência na hora de desagregar o solo e encher a caçamba, as minicarregadeiras utilizam melhor sua potência para trabalhos usando o conjunto hidráulico, como usando acessórios, além de não necessitar subir a rotação do motor. Melhor opção: Minicarregadeiras.

Manobras

Pelo tamanho menor, as minicarregadeiras são melhores que as pás-carregadeiras compactas quando a tarefa é em espaços confinados, além de serem mais rápidas para manobrar pois giram 360° quase que instantaneamente. Melhor opção: Minicarregadeiras.

Conforto do Operador

Devido ao maior espaço interno da cabine é nítido o maior conforto do operador nas pás-carregadeiras compactas, embora os modelos mais recentes de minicarregadeiras tenham melhorado bastante neste quesito. Melhor opção: Pás-carregadeiras compactas.

Acessórios

As minicarregadeiras possuem uma enorme variedade de acessórios a serem acopalhos no lugar da caçamba, já as pás-carregadeiras, embora compactas, são máquinas tipicamente utilizadas com caçambas e possuem poucas opções de acessórios.

Fotos

Pá carregadeira compacta Caterpillar 902 Pá carregadeira compacta Yanmar V4-6 Pá-carregadeira compacta Wacker Neuson 850 Pá-carregadeira compacta Wacker Neuson 550 Pá-carregadeira compacta Gehl 540

Conclusão

Apesar de o custo de compra / aquisição das pás-carregadeiras compactas ser maior, se você não tiver grandes restrições quanto ao espaço de trabalho, elas com certeza são a melhor opção por seu reduzido custo de manutenção e abastecimento, além de maior produtividade em relação às minicarregadeiras. Com maior produtividade e menor gastos com pneus e combustível, há chances de ganhar mais e gastar menos dinheiro com pás-carregadeiras compactas.

Fontes:
http://www.equipmentworld.com/loader-showdown-skid-steer-loaders-vs-compact-wheel-loaders-which-is-the-better-buy/
http://www.constructionequipment.com/skid-steer-vs-compact-wheel-loader-keep-open-mind

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net