Minicarregadeiras: Levantamento Radial ou Vertical?
As minicarregadeiras (também chamadas de Skid Steer Loaders) são cada vez mais populares nos canteiros de obras de construção civil nos grandes centros urbanos por todo o mundo. Devido ao seu reduzido tamanho e menor espaço necessário para manobra e trabalho, são ótimas para execução de tarefas como movimentação de solo e insumos da construção civil em espaços confinados e muitas vezes de difícil acesso para pás-carregadeiras, retroescavadeiras ou escavadeiras hidráulicas, sendo uma ótima alternativa ao trabalho manual.
Além de largamente utilizadas em obras de construção civil de todos os tamanhos, cada vez mais as minicarregadeiras ganham espaço em outros campos de trabalho, como por exemplo substituindo empilhadeiras em locais em que estas não são recomendadas devido à existência de pisos irregulares ou instáveis. Para tal, implementos como “garfos paleteiros” são acessórios fundamentais para proprietários de minicarregadeiras, mas nem sempre é só “plugar” o implemento através do engate rápido e sair trabalhando. Deve-se analisar o tipo de carga a ser manipulada, seu peso e o terreno por onde será transportado. Se não bastasse ser necessário avaliar a capacidade de levantamento de carga e a altura de levantamento, deve-se atentar também para o tipo de braço de levantamento existente na minicarregadeira, se possui cinematismo radial ou cinematismo vertical, popularmente conhecidos como levantamento radial ou levantamento vertical.
Levantamento Radial (Radial Lift)
O braço de levantamento radial (cinematismo radial) é o tipo mais comum e o primeiro a ser utilizado nas minicarregadeiras das mais variadas marcas. Trata-se do mesmo tipo de braço utilizado em praticamente todas as pás-carregadeiras existentes no mercado.
O levantamento deste tipo de braço é chamado de Radial porque o curso do pino de articulação da caçamba (ou do implemento acoplado) mantém a mesma distância em relação ao pino de articulação do braço junto à máquina. O maior alcance à frente é obtido no meio do curso total de levantamento. Se você reparar, conforme o braço da minicarregadeira sobe, a caçamba que estava próxima da máquina avança para frente e depois aproxima-se novamente quando chega ao topo.
Prós
- Design compacto;
- Menor peso;
- Melhor visibilidade do operador;
- Menor custo de aquisição e manutenção.
Contras
- Altura de alcance reduzida;
- Menor capacidade de carga.
Aplicações
- Ambientes com espaço limitado;
- Nivelamento e acabamento de terrenos;
- Carregamento de pickups e caminhões pequenos;
- Ideal para trabalhos geralmente “abaixo da altura dos olhos”.
Levantamento Vertical (Vertical Lift)
O braço de levantamento vertical (cinematismo vertical) é um tipo mais recente e que cada vez mais vem sendo utilizado pelos fabricantes devido à procura do mercado para este tipo de minicarregadeira.
O levantamento vertical tem esta denominação porque a caçamba ou implemento acoplado sobe verticalmente quase que em linha reta mantendo a distância em relação a máquina, muitas vezes, até afastando-se ligeiramente em direção à frente da minicarregadeira. Neste tipo, o braço da máquina ao mesmo tempo que sobe ou desce não movimenta-se para frente ou para trás (ou movimenta-se minimamente), mantendo a caçamba ou implemento acoplado à mesma distância da máquina, sem avançar para frente ou para trás, subindo “verticalmente” em uma linha quase reta, aumentando o alcance da caçamba, garfo paleteiro, guindaste ou outro implemento.
Prós
- Maior altura de alcance;
- Maior capacidade de carga (geralmente 15% maior);
- Maior alcance em relação à máquina (30 a 40% maior).
Contras
- Tamanho não tão compacto;
- Maior custo de aquisição e manutenção;
- Mais pontos de articulação para lubrificar;
- Menor visibilidade do operador.
Aplicações
- Carregamento de caminhões maiores;
- Nivelamento de terrenos;
- Carga, descarga e movimentação de Pallets;
- Recomendada para utilização de trados por possuir movimentação vertical.
Vídeo da Bobcat no Youtube comparando os sistemas de levantamento vertical de seus produtos com outras marcas como Caterpillar, John Deere e Takeuchi:
Fonte: Site da Bobcat; How Stuff Works; Equipment World; Tracey Road; Total Landscape Care.