Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Miniretroescavadeira JCB 1CXA miniretroescavadeira JCB 1CX é o tipo de máquina que cabe praticamente em qualquer lugar e faz qualquer serviço, o equipamento ideal para obras de todos os tamanhos para realizar pequenas tarefas em espaços confinados.

Dentre algumas das características da JCB 1CX estão o peso operacional de 2.850Kg, capacidade de carga operacional de 610Kg, alcance a partir do nível do solo até o centro do pino da caçamba dianteira de 2,70m e do pino de giro da caçamba do retro de 3,38m, além do volume de 0,28m³ de capacidade da caçamba.

Com esses números, a miniretroescavadeira JCB 1CX ainda apresenta estrutura reforçada e robusta e propulsão através de motor diesel de 2,2 litros refrigerado a água que provê 50HP de potência à esta máquina compacta.

Uma retroescavadeira já é um equipamento coringa na construção civil, faz de tudo nas obras, desempenhando tarefas de pá-carregadeira e também de escavadeira hidráulica, com facilidade e rapidez no deslocamento dentro do canteiro, sem falar na enorme variedade de implementos que a tornam um verdadeiro canivete suíço. A miniretroescavadeira então, versão compacta da retroescavadeira, alia toda a versatilidade da maior com apenas cerca de um terço do seu peso operacional e tamanho. Com isso, a miniretroescavadeira possui inúmeras vantagens se comparada com a retroescavadeira convencional, pois consome menos combustível, seu transporte é mais barato e fácil, através de VUCs que entram onde caminhões plataforma comuns não entram nos grandes centros urbanos e principalmente, é mais ligeira quando o serviço é em ambientes com pouco espaço.

Talvez a única desvantagem, principalmente em mercados onde a miniretroescavadeira é importada, como no Brasil, seja a sua manutenção preventiva e corretiva, que geralmente demanda peças importadas com preço muito maior do que as peças nacionais utilizadas nas retroescavadeiras comuns. Porém, essa desvantagem não é exclusividade da miniretroescavadeira, pois até onde temos conhecimento todas as minicarregadeiras e quase todas as miniescavadeiras (até 5 toneladas) também são importadas.

A miniretroescavadeira é capaz de realizar tarefas como:

  • Escavação de terrenos;
  • Nivelamento de terrenos;
  • Escavação de valetas;
  • Carregamento de caminhões.

E quando utiliza implementos, pode ainda:

  • Demolir construções através da utilização do martelete hidráulico;
  • Perfurar furos no solo com o trado;
  • Carregar e descarregar pallets com o garfo paleteiro;
  • Varrer pisos com a vassoura hidráulica;
  • E muito mais com tantos outros implementos disponíveis oferecidos pela JCB.

Motor

A miniretroescavadeira JCB 1CX é equipada com o motor Perkins 404D-22, naturalmente aspirado de 2,2 litros, refrigerado à água com certificação Tier III, que rende à máquina nada menos do que 50HP de potência bruta à 2.800RPM e torque bruto de 143Nm a 1.800RPM.

Transmissão

A transmissão da miniretroescavadeira JCB 1CX é hidrostática servo-controlada com aceleração de zero à velocidade máxima, para frente e para trás, com sistemas de transmissão independentes para ambos os lados (esquerdo e direito) e a velocidade de deslocamento da máquina chega a 11km/h à frente ou à ré.

Freios

Assim como a maioria das minicarregadeiras e máquinas com transmissão hidrostática, a JCB 1CX possui ótima capacidade de frenagem.

O grande diferencial está no freio de estacionamento (sistema JCB), composto por multi-discos imersos em óleo que proporcionam maior durabilidade e alto desempenho. Ativado por interruptor elétrico, é acionado por molas com o corte da pressão hidráulica na transmissão.

Sistema Hidráulico

Além das bombas hidráulicas principais da transmissão hidrostática, a miniretroescavadeira JCB 1CX conta ainda com uma bomba destinada exclusivamente para a carregadeira, retroescavadeira e acessórios (implementos). Servo assistidos, os comandos tanto da transmissão quanto da carregadeira/retroescavadeira são precisos e de fácil operação.

Cabine

A cabine é aberta (toldo?), com pára-brisa frontal, mas definitivamente seguro, pois possui certificação ROPS/FOPS, além de excepcional visibilidade de 360° promovida pela abertura da cabine e assento giratório. A miniretroescavadeira JCB 1CX tem controles ergonomicamente projetados para reduzir o cansaço e esforço do operador aumentando sua produtividade.

Opcionalmente, o cliente pode escolher capota baixa e/ou totalmente envidraçada, espalhos retrovisores, ventilador de cabine e luz rotativa.

JCB 1CXT

Se o terreno for muito instável (proporcionando pouca aderência), irregular ou agressivo (rochoso), demandando um equipamento com mais contato, maior resistência e maior aderência ao solo, é essencial utilizar esteiras ao invés de pneus. Visando atender à esta demanda, a JCB apresenta a 1CXT, a miniretroescavadeira sobre esteiras da marca.

A irmã mais “nervosa” da JCB 1CX têm praticamente as mesmas características e especificações técnicas, sendo a JCB 1CXT um pouco mais pesada (4.000Kg).

Ambas as máquinas possuem ainda o opcional Extradig (braço extensível) para maior alcance de escavação da miniretroescavadeira.

Vídeos

JCB 1CX no Brasil

A História da JCB 1CX (inglês)

JCB 1CXT

Fotos

JCB 1CX com rompedor hidráulicoJCB 1CX escavandoMiniretroescavadeira JCB 1CX na chuvaJCB 1CX em espaço apertadoJCB 1CX com extensor Extradig carregando dumperTransporte fácil da JCB 1CXJCB 1CX trabalhando na calçadaJCB 1CX com martelete hidráulicoJCB 1CX carregando caminhão basculanteJCB 1CX com Caçamba 6 em 1Interior da cabine da JCB 1CXJCB 1CXTJCB 1CXT com garfo para pallet

Dimensões e Especificações Técnicas

[download id=”63″]

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 13 =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net