Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Share

Conclusão

Fica nítido o quanto os tratores de esteiras se desenvolveram nos últimos anos, o quanto se tornaram avançados tecnologicamente proporcionando especialmente maior facilidade de operação, maior conforto do operador e maior confiabilidade do conjunto como um todo.

Embora tudo isso seja essencial, infelizmente no Brasil muitas empresas ainda não tem a possibilidade financeira de proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de trabalharem em equipamentos deste nível, com tanta tecnologia e conforto, por isso, vemos com grande frequência tratores com mais de 20 ou 30 anos nos canteiros de obras do país, sendo que alguns, possuem até 40 anos de uso. Isto mostra o quanto nosso país precisa se desenvolver, econômica e socialmente.

Por outro lado, isso mostra o quanto podemos confiar em marcas como Caterpillar, por exemplo, que mesmo após 20 ou 30 anos ainda oferecem peças de reposição para seus clientes. Além de um ótimo valor de revenda, os produtos dos fabricantes citados neste artigo terão um ótimo suporte durante um bom tempo de sua vida útil, o que torna o custo de aquisição do equipamento que outrora poderia ser considerado elevado, em um ótimo investimento a longo prazo.

Se nos permitem ainda, caros leitores, fazermos uma crítica, que esperamos que seja considerada construtiva por parte dos fabricantes, gostaríamos de citar a falta de criatividade por parte de alguns que permitiram modelos visualmente muito parecidos. Neste ponto, vale destacar sem dúvida alguma a Komatsu com seu trator de esteira D51EX-22, que na nossa opinião, é o que tem o design mais inovador, permitindo excepcional visibilidade para o operador em todas as direções, além do diferencial em relação a todos os outros modelos comparados, que é a presença do sistema de arrefecimento (conjunto de radiador e ventoinha) na parte traseira do trator, preservando-o avarias comuns em tratores de esteira, quando objetos ocasionalmente passam pela lâmina e atingem a frente do equipamento.

Ainda sobre o design, mas não somente referindo-se a ele, fica uma observação ao trator de esteiras Shantui SD13-2, que apesar de sua aparência mais rústica, é preciso ter em mente que a grande maioria dos fabricantes de origem chinesa prezam exatamente pela simplicidade, tanto na fabricação quanto na manutenção, que somada a inúmeros fatores geralmente resultam em preços muito mais interessantes na hora da aquisição de um equipamento novo. Mas lembrando que estamos falando de um equipamento simples e não simplório, pois o Shantui SD13-2 se trata de um equipamento robusto e potente, ficando devendo apenas no quesito transmissão, pois é o único que não possui transmissão hidrostática (HST) entre os modelos do comparativo.

Concluindo, vemos que apesar de serem poucas as opções de tratores de esteiras na faixa de 13 à 16 toneladas, todas são ótimas alternativas e muito similares entre si, cabendo ao cliente atentar-se para peculiaridades de cada equipamento que podem fazer ou não a diferença com base em suas necessidades.

Além disso, como as especificações dos tratores de esteira comparados estão bem parelhas, os fatores que poderão ser primordiais na escolha de qual trator de esteira comprar é o tamanho e a proximidade da rede de revendedores autorizados e disponibilidade de peças de reposição à pronta entrega e profissionais qualificados para realização de reparos, inclusive, na obra.

Folhetos técnicos

Aqui você pode baixar para o seu computador ou apenas ler os folhetos técnicos com dimensões e especificações técnicas dos modelos de tratores de esteira aqui comparados.

Mais informações

Para maiores informações, acesse o site dos fabricantes e entre em contato com o representante oficial da marca.

Páginas: 1 2 3 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookTwitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Publicidade

Líder Locações

Conheça também
Guia da Obra Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net