Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Comparativo de Trator de Esteiras de 13 a 16 toneladasO trator de esteira ou trator de lâmina sobre esteiras é um equipamento de terraplenagem (ou terraplanagem como muitos falam) bastante popular não só no Brasil mas no mundo inteiro, sendo que em alguns países são chamados de Bulldozer. Nas mãos de um bom operador, pode-se realizar inúmeras tarefas em um canteiro de obras através da utilização de um trator de esteiras com lâmina.

Dentre as tarefas mais comuns onde os tratores de esteira são utilizados podemos citar o rebaixamento de terrenos para a criação de platôs, assim como nivelamento, espalhamento de terra, raspagem de vegetação para limpeza de terrenos e muitas vezes até destoca (dependendo do tamanho das raízes e tratores envolvidos na tarefa) com a lâmina ou com correntões.

Em muitas obras, principalmente de grande porte, é possível ver tratores de esteiras sendo utilizados empurrando motoescreireres (ou motoscrapers) para agilizar a tarefa de rebaixamento de terrenos.

Devido a enorme variedade de marcas e modelos disponíveis no mercado, resolvemos elaborar e divulgar um comparativo de trator de esteira na faixa das 13 a 16 toneladas de peso operacional, levando em consideração algumas de suas principais características.

Esperamos que gostem e que seja útil para todos que pretendem adquirir um novo trator de esteiras.

Tratores de Esteira comparados

Neste artigo realizamos uma comparação entre os principais tratores de esteiras entre 13 e 16 toneladas, presentes no mercado brasileiro, com base nas dimensões e especificações técnicas fornecidas pelos fabricantes através de folhetos técnicos disponibilizados em seus sites oficiais ou em resposta às consultas que fizemos junto aos distribuidores ou dealers.

Lembrando que os valores utilizados no comparativo, que compõe os gráficos, são baseados em modelos específicos com os recursos “padrão” ou standard. É claro, que dependendo das necessidades do cliente, ele pode optar por inúmeros recursos opcionais que certamente aumentarão não só a produtividade, mas também a economia e a segurança e o conforto do operador.

Também é importante frisar que não temos qualquer vínculo com os fabricantes e este comparativo é realizado de maneira totalmente independente e imparcial. Procuramos comparar equipamentos mais similares possíveis com base em seu peso operacional e características padrão, além de utilizarmos as mesmas unidades de medida para todos os comparados.

Case 1150L

Embora seja muito popular nos EUA, os tratores de esteira da Case nunca conseguiram ser tão populares no Brasil quanto suas retroescavadeiras e até escavadeiras hidráulicas, o que não significa que não fossem ótimos equipamentos, mas aparentemente não era o foco da empresa o comércio de tratores de esteiras no país.

Em 2015 a Case lançou no Brasil sua nova linha de tratores de esteira composta pelos modelos 1150L (com motor de 118 HP), 1650L (144 HP) e 2050M (214 HP). Um detalhe que nos chamou a atenção foi a semelhança das especificações técnicas dos tratores Case com modelos já disponíveis no mercado do fabricante New Holland, também do grupo CNH.

Alguns pontos que gostaríamos de destacar em relação à nova série de tratores de esteiras Case são o seu visual moderno, o motor eletrônico com injeção Common Rail e a transmissão hidrostática.

No artigo, comparamos o modelo Case 1150L XLT com lâmina PAT, um ótimo trator de esteira que atende perfeitamente às necessidades da maioria dos clientes.

Trator de Esteira Case 1150L Trator de Esteira Case 1150L Trator de Esteira Case 1150L

Talvez pelo fato da Case CE e New Holland fazerem parte do grupo CNH Global (que por sua vez faz parte do Grupo Fiat Industrial), há muitas semelhanças entre os modelos Case 1150L XLT e New Holland D140B XLT, tanto na aparência quanto em dimensões e especificações técnicas.

Ponto positivo? Em outros equipamentos, já vimos relato de proprietários sobre peças de reposição compatíveis entre modelos Case e New Holland, assim, de certo modo, há a possibilidade de obter peças em ambas as redes de concessionárias e revendedores autorizados. Ponto Negativo? Uma opção a menos no mercado para quem procura novidades, deixando um sentimento de “mais do mesmo”.

Caterpillar D6K2

Os tratores de esteira Caterpillar são disparados os mais populares no Brasil e no mundo, assim como outros produtos da marca, que juntos permitem à Caterpillar deter a maior parte das vendas de equipamentos da linha amarela (para construção e mineração) no mundo.

Os modelos D4, D6 e D8 da Caterpillar sempre foram os mais populares em todas as obras de pequeno, médio e grande porte. Com o passar dos anos, novas séries e modelos foram surgindo e se tornando a cada dia mais avançados tecnologicamente permitindo mais produtividade, confiabilidade, conforto e segurança.

Trator de Esteira Caterpillar D6K2 Trator de Esteira Caterpillar D6K2 Trator de Esteira Caterpillar D6K2

Com o novo trator de esteiras D6K2, a Caterpillar promete mais facilidade de operação, mais produtividade, mais eficiência no consumo de combustível e consequentemente mais economia e lucratividade.

No modelo comparado, o Caterpillar D6K2 XL, destacamos o novo projeto do material rodante, para maior durabilidade e estabilidade; a ótima visibilidade de dentro da cabine, espaçosa e confortável; os controles precisos em razão da utilização de controles eletro-hidráulicos e da transmissão hidrostática; além de tantos outros.

John Deere 750J

Embora tradicional no setor agrícola brasileiro, em nosso país, fazem apenas quase 2 anos que a John Deere inaugurou suas fábricas no Brasil, em parceria com a Hitachi, começando a atuar no segmento de máquinas para construção e mineração no país. Diferente daqui, nos Estados Unidos a John Deere é um dos maiores players do mercado de máquinas e equipamentos para construção e mineração, assim como em vários outros países. É do tipo de marca que, apesar de não termos muita familiaridade ainda, é totalmente confiável e sinônimo de qualidade.

Trator de Esteira John Deere 750J Trator de Esteira John Deere 750J Trator de Esteira John Deere 750J

Quanto ao trator de esteira John Deere 750J, trata-se de um modelo excepcional que destacou-se em inúmeros quesitos do nosso comparativo, por exemplo na potência do motor, onde superou o segundo colocado com cerca de 10% a mais de potência e menor rotação do motor! Esta combinação, de maior potência com menos rotação quase sempre resulta em economia de combustível, maior durabilidade do motor e maior produtividade do conjunto.

Komatsu D51EX-22

Sem dúvidas o trator de esteiras Komatsu D51EX-22 é um dos mais populares no país, não só pela credibilidade do fabricante, mas principalmente pela qualidade deste equipamento em particular.

O trator de esteira Komatsu D51EX-22 possui design inovador que proporciona ótima visibilidade, segurança e conforto, além de facilidade de manutenção. Além disso, o Komatsu D51EX-22 possui radiador localizados na parte traseira do trator, evitando assim acidentes comuns onde objetos furam e danificam a colmeia. A ventoinha possui acionamento hidráulico controlado eletronicamente, que resulta em menor consumo de combustível e menor ruído na cabine, e possibilidade de inversão de sentido, para limpeza das aletas da colmeia do radiador.

Trator de Esteira Komatsu D51EX-22 Trator de Esteira Komatsu D51EX-22

A transmissão hidrostática (HST) com controle eletrônico e o sistema de direção hidrostática (HSS) garantem ao equipamento maior facilidade de operação, precisão e suavidade nos movimentos.

New Holland D140B

Em nosso comparativo de tratores de esteiras, incluímos o modelo D140B XLT, da New Holland, uma empresa do grupo CNH Global (sob controle majoritário da Fiat Industrial) que assumiu o posto da FiatAllis, renomada fabricante de máquinas que inclusive, teve muito sucesso no segmento de tratores de esteiras no país, com modelos como o AD7 e AD14, 7D, FD9, FD130 e FD170.

Trator de Esteira New Holland D140B Trator de Esteira New Holland D140B Trator de Esteira New Holland D140B

Com um retrospecto de sucesso herdado da FiatAllis, a New Holland não poderia e não desapontou com seus equipamentos para construção no Brasil, e logo, emplacou um enorme sucesso de vendas de pás-carregadeiras, minicarregadeiras, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas e é claro, tratores de esteira.

O trator de esteiras New Holland D140B é robusto,versátil e confiável, desenvolvido pensando na produtividade, durabilidade e facilidade, tanto de operação quanto de manutenção.

Shantui SD13-2

O trator de esteiras Shantui SD13-2 difere-se do modelo SD13 pela presença do motor Cummins 6CT8.3, muito mais comum no Brasil, motivo pelo qual optamos por utilizá-lo em nossa comparação.

Embora provavelmente tenha custo de aquisição bem inferior aos demais modelos comparados, o Shantui SD13-2 aparentemente não deixa a desejar no quesito produtividade, pois seus números são similares aos demais e algumas vezes até superior, como na capacidade de movimentação da lâmina, acima de 12% superior ao segundo colocado.

Trator de Esteira Shantui SD13-2

A força máxima de tração informada pelo fabricante à nossa equipe também impressiona, são 168kN, quase 10% a mais em relação ao segundo colocado, provavelmente em decorrência do motor de 8,3 litros, também o de maior cilindrada entre os comparados.

Continue lendo na próxima página…

Share

Páginas: 1 2 3 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net