Comparativo de Escavadeiras de 20 a 24 toneladas

Compartilhar:

Comparativo de escavadeiras hidráulicas

Disparadas como as máquinas mais usadas nas grandes obras, as escavadeiras hidráulicas se tornaram máquinas tão populares que a enorme oferta de marcas e modelos disponíveis no mercado fizeram da escolha por uma escavadeira para aquisição uma tarefa árdua e ingrata, afinal, com tantas marcas e modelos, como escolher qual a que melhor atenderá as suas necessidades? Visando facilitar a vida de quem está prestes a adquirir uma escavadeira, resolvemos fazer um comparativo de escavadeiras hidráulicas sobre esteiras entre os modelos na faixa das 20 a 24 toneladas disponíveis no Brasil, abordando algumas especificações técnicas que consideramos importantes na hora de escolher o modelo mais adequado. Para ilustrar cada item abordado, incluímos gráficos comparativos baseados nas informações cedidas pelos fabricantes em seus folhetos técnicos, disponibilizados para download nos sites oficiais. Além dos gráficos, incluímos algumas explicações sobre cada item baseadas em nossa experiência neste segmento. Tentamos ser o mais imparciais possível, escolhendo modelos similares de marcas diferentes disponíveis no mercado brasileiro, baseados principalmente em seu peso operacional (entre 20 e 24 toneladas), capacidade máxima de escavação e capacidade máxima da caçamba, de preferência, sem opcionais e com equipamentos padrão semelhantes entre os modelos de marcas diferentes. Infelizmente não tivemos a oportunidade de testar pessoalmente os equipamentos, afinal, são mais de 20 diferentes marcas e modelos de escavadeiras. Apenas coletamos dados dos folhetos técnicos disponibilizados pelos fabricantes. Para ampliar a imparcialidade, optamos por incluir “todos” os modelos (um de cada marca) de escavadeiras hidráulicas disponíveis no mercado brasileiro, na faixa de 20 a 24 toneladas, que consideramos ser hoje as mais utilizadas em canteiros de obras por todo o país. Marcas e modelos comparados por nossa equipe (em ordem alfabética):

  • Case CX220B;
  • Caterpillar 320DL;
  • Combat 230E;
  • Doosan DX225LCA;
  • Foton FR220-7;
  • Hyundai R220LC-9S;
  • JCB JS200LC;
  • John Deere 200D LC;
  • Komatsu PC200-LC8;
  • Liebherr R906 Litronic;
  • Link-Belt LBX 210X2;
  • Lishide SC220.8LC;
  • LiuGong CLG922DII;
  • Lonking CDM6225;
  • Maxxor MX223LC;
  • New Holland E215B;
  • Sany SY215C-8;
  • SDLG LG6225E;
  • Shantui SE220;
  • Sunward SWE230LC;
  • Volvo EC220DL;
  • XCMG XE210;
  • XGMA XG822LC;
  • Yuchai YC230LC-8;
  • Zoomlion ZE230E.

Vale ainda ressaltar que todas as marcas aqui citadas são marcas registradas e patenteadas por seus respectivos proprietários e ambas não possuem qualquer vínculo com o nosso portal. Os valores considerados podem ser alterados a qualquer instante pelo fabricante, por isso, antes de efetuar qualquer negociação, entre em contato com o fabricante ou seu representante / revendedor autorizado para obtenção de informações e dados atualizados.

Peso Operacional

A forma mais usada para diferenciar os diversos modelos de escavadeiras ofertados no mercado é o peso operacional. O tamanho e o material usado em sua construção são os fatores principais que contribuem para aumentar ou diminuir o peso operacional de um equipamento. Uma escavadeira hidráulica mais pesada pode representar um equipamento mais robusto e reforçado, composto de chapas mais espessas e componentes mais fortes. Em contrapartida, uma escavadeira mais leve pode representar menor pressão sobre o solo e ser uma melhor alternativa para solos menos estáveis, podendo inclusive, ter um desgaste reduzido do material rodante e ser mais fácil ou barata de ser transportada.

Gráfico comparativo de peso operacional entre escavadeiras de 20 a 24 toneladas.
Gráfico comparativo de peso operacional entre escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Como podem constatar através do gráfico, o modelo mais pesado é a Liebherr R906 Litronic e o mais leve a XGMA XG822LC, sendo o peso médio das escavadeiras hidráulicas entre 20 e 24 toneladas disponíveis no mercado ficou em 22.104,08 kg que consideramos o peso ideal para a maioria das aplicações de uma escavadeira deste porte.

Potência

Quando for avaliar a potência de qualquer motor, preste atenção se a potência divulgada é a potência bruta ou a potência líquida, alguns fabricantes (poucos) indiretamente acabam confundindo os consumidores quando não divulgam isso com maior clareza. A potência bruta é medida num motor praticamente sem acessórios (sem filtro de ar, silenciador de escape, alternador, ventilador, etc), por isso o valor de potência medido é mais alto do que em testes de potência líquida, pois neste último o teste é feito num motor montado no veículo ou equipamento pronto para uso. Em nosso comparativo, dêmos preferência por incluir valores de potência líquida, mas como alguns fabricantes não especificam qual o tipo de potência informado em seus folhetos técnicos (principalmente chineses), não há como garantir exatidão no gráfico comparativo (marcamos com * esses modelos). Por isso, quando for adquirir um equipamento, consulte o fabricante ou representante / revendedor autorizado para confirmar qual a potência correta do motor. Sobre escolher a escavadeira mais potente (com mais HP) ou não, você deve sempre levar em consideração uma certa relação entre a potência, a faixa de giro em que foi obtida e o tamanho do motor (em litros). A melhor combinação entre esses itens lhe resultará em um equipamento econômico com melhor performance. Nem sempre o equipamento que possui mais potência é o mais indicado. Também neste sentido, nem sempre o mais potente é o que mais consome combustível. O importante na hora de comparar é verificar o tamanho do motor em litros (6.0, 6.5, 6.7 litros, etc) e escolher o que entregue maior potência líquida em uma menor faixa de rotação (RPM). Quanto maior o motor, geralmente, maior o consumo pois câmaras de combustão maiores utilizam mais ar e consequentemente mais combustível, embora quase sempre também entreguem maior potência final. Mas isso também poder variar de acordo com a presença de turbo e a pressão dele. Já os motores com maior potência em menores rotações resultam em economia tanto de combustível quanto de manutenção devido ao menor desgaste dos componentes do motor, além de respostas mais rápidas em retomadas de aceleração.

Gráfico comparativo de potência entre escavadeiras de 20 a 24 toneladas.
Gráfico comparativo de potência entre escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Grande parte das escavadeiras hidráulicas, principalmente chinesas, utilizam motores da mesma marca e algumas até mesmo do mesmo modelo que outras, por isso uma faixa de potência tão equilibrada entre algumas marcas e modelos. Mesmo escavadeiras que estampam sobre o motor a marca do fabricante da máquina, na verdade, usam um projeto de fabricantes comuns à outras marcas como Cummins, Deutz, Isuzu e outros. O grande destaque quanto à potência é a presença dos motores Cummins como os mais potentes equipando boa parte das escavadeiras hidráulicas de 20 a 24 toneladas comparadas, sendo acompanhados apenas pelo motor JCB DieselMax 448, muito elogiado pelo seu baixo nível de emissão de poluentes. Pelo menos até onde sabemos, a manutenção de motores Cummins é fácil e relativamente barata, além de ser um motor muito confiável e há muitos anos no mercado.

Capacidade da Caçamba

A grande maioria dos fabricantes disponibiliza uma caçamba padrão para cada modelo de escavadeira hidráulica que atenda a maior parte das aplicações possíveis, no entanto, alguns fabricantes deixam por conta do cliente a escolha da caçamba mais adequada conforme suas necessidades. Em teoria, pois não fizemos testes com as escavadeiras disponíveis no mercado, podemos supor que os fabricantes que disponibilizam caçambas maiores consequentemente possuem um equipamento com melhor equilíbrio e balanceamento de peso e contrapeso ou ainda com maior força de desagregação, resultado de uma boa combinação entre sistema hidráulico e motor, além de possíveis buchas, pinos, mangueiras e cilindros mais resistentes e confiáveis. Mais uma vez voltamos a falar: em teoria! De qualquer forma, no geral, é sempre melhor ter uma caçamba com maior capacidade e se esta for padrão, não vai representar custo adicional ao preço da máquina.

Gráfico comparativo da capacidade padrão da caçamba de escavadeiras de 20 a 24 toneladas.
Gráfico comparativo da capacidade padrão da caçamba de escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Como alguns fabricantes não informam em seu folheto técnico qual a capacidade da caçamba padrão ou ainda, não informam uma única caçamba de série, nestes casos, incluímos um valor médio entre a menor e a maior caçamba oferecida. A escavadeira hidráulica Komatsu PC200-LC8 com caçamba de 1,5m³ foi a maior capacidade volumétrica padrão da categoria, seguida por Case CX220B e New Holland E215B com 1,3m³ e Hyundai R220LC9S com 1,2m³. A média e a caçamba mais comum ofertada no entanto é bem abaixo disso, cerca de 1,0m³ para a maioria das escavadeiras hidráulicas entre 20 e 24 toneladas.

Profundidade máxima de escavação

Trabalhar em terrenos altos e secos é relativamente fácil e possível de se realizar utilizando vários tipos de equipamentos para terraplenagem, como pá-carregadeiras, retroescavadeiras, minicarregadeiras, entre outras. Porém, ao trabalhar em subsolos, na maioria das vezes com presença de água ou excessivamente úmidos, é necessário uma máquina que possibilite a escavação sem a necessidade de deslocamento constante no nível mais baixo, sem que a máquina ou os caminhões que serão carregados tenham contato direto com o solo mole. É exatamente neste tipo de serviço que as escavadeiras hidráulicas são imbatíveis. Com uma escavadeira hidráulica você consegue escavar até 2 níveis abaixo do piso onde a máquina está localizada (mais de 6m de profundidade), sem ter que necessariamente descer com a máquina até este ponto, muito menos os caminhões que serão carregados, que muitas vezes, terão uma enorme dificuldade para sair do subsolo e acessar à rua. Além de ser mais fácil e rápido fazer a escavação de subsolos com escavadeiras hidráulicas, o carregamento dos caminhões também dispensa muitas vezes a lavagem dos pneus antes de saírem da obra por não terem tido contato com lama ou barro. Abaixo você poderá ver um gráfico comparando a profundidade máxima de escavação a nível do solo dos modelos de escavadeiras hidráulicas na faixa de 20 a 24 toneladas disponíveis no mercado. Levamos em conta as escavadeiras com braço e lança padrão, porém, cada fabricante possui uma variedade de opções de braço e lança com alcances diferenciados para cada aplicação. Neste caso, recomendamos que consultem o fabricante para obter maiores detalhes sobre dimensões e custos para diferentes modelos.

Gráfico comparativo de profundidade máxima de escavação de escavadeiras de 20 a 24 toneladas.
Gráfico comparativo de profundidade máxima de escavação de escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Um grande número de fabricantes opta por não fornecer um conjunto padrão de braço e lança, deixando por conta do cliente escolher qual atenderá melhor suas necessidades. Mesmo assim, como consideramos esta uma característica importante, incluímos os dados fornecidos pelos fabricantes e o resultado foi o gráfico visto acima, com a escavadeira hidráulica Combat 230E (Jonyang JY230E) sendo a que alcançaria a maior profundidade, de 7,05 metros e a média entre todas elas ficando em torno de 6,60 metros.

Velocidade

Um dos objetivos principais de se obter a melhor combinação entre peso, potência, alcance e capacidade de caçamba de uma escavadeira hidráulica é otimizar ao máximo sua performance, permitindo que ela movimente o maior volume de material dentro do menor espaço de tempo possível, ou seja, quanto mais ágil e rápida melhor. Entretanto, este é um ponto complicado de se avaliar quando o assunto é escavadeira hidráulica. Assim como num automóvel, a velocidade máxima nem sempre é o mais importante. O equipamento precisa além de ser veloz, contar com segurança e estabilidade, além de possuir recursos para reduzir o impacto da desaceleração como frenagem e amortecimento, tanto do giro quando do sistema hidráulico, evitando trancos e solavancos que além de prejudicar o conforto e comodidade do operador também reduzem significativamente a durabilidade e confiabilidade do equipamento.

Gráfico comparativo de velocidade máxima de giro de escavadeiras de 20 a 24 toneladas.
Gráfico comparativo de velocidade máxima de giro de escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Além da velocidade de giro, outro índice de velocidade pode ser importante dependendo da aplicação da escavadeira: A velocidade máxima de deslocamento. Embora a escavadeira hidráulica, como falamos, trabalhe a maior parte do tempo parada, apenas girando em seu próprio eixo, constantemente ela precisa se deslocar e algumas vezes percorrendo distâncias relativamente longas. Nesta hora, é muito importante que o equipamento seja ágil para que o tempo perdido sem produtividade seja reduzido.

Gráfico comparativo de velocidade máxima de deslocamento de escavadeiras de 20 a 24 toneladas.
Gráfico comparativo de velocidade máxima de deslocamento de escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

É claro que ninguém vai disputar uma corrida com escavadeiras hidráulicas, ou pelo menos não a grande maioria, não é mesmo? Mas mesmo assim, é importante verificar que a diferença entre a escavadeira mais rápida e a mais lenta foi de aproximadamente 20% e a média de velocidade máxima de deslocamento ficou em torno de 5,46 km/h.

Eletrônica

Algo que provoca arrepios aos mais antigos no ramo da terraplenagem e é objeto de desejo dos mais novatos, é a eletrônica embarcada. Como nos automóveis e caminhões, a eletrônica presente nas escavadeiras e máquinas de terraplenagem em geral tem como principal objetivo aumentar a produtividade, a confiabilidade, o conforto do operador e reduzir despesas com manutenção e combustível. No entanto, o custo de aquisição de equipamentos com eletrônica embarcada é relativamente maior, assim como o custo de manutenção no caso da necessidade de reposição de peças. O ideal para quem está adquirindo uma escavadeira hidráulica ou equipamento de terraplenagem e têm dúvida quanto a necessidade de um equipamento tecnologicamente mais avançado, com eletrônica embarcada ou não, deve-se perguntar qual será o uso deste equipamento e por quanto tempo. A economia gerada pela eletrônica embarcada só se percebe principalmente a longo prazo e em equipamentos que deverão apresentar elevado resultado quanto à produtividade. Para equipamentos que não terão grande necessidade de produtividade, opções como algumas máquinas chinesas mais simples e basicamente mecânicas podem ser uma boa pedida.

Conclusão

Com base nas características avaliadas e aqui exibidas em nosso comparativo de escavadeiras hidráulicas entre 20 e 24 toneladas, podemos perceber que grande parte das 25 escavadeiras hidráulicas comparadas estão muito parelhas quanto às suas especificações técnicas e são ótimas opções de compra. A maioria delas possui peso operacional similar sem grande variação, motores com potência líquida parecida ou idêntica, capacidade volumétrica da caçamba padrão similar, com exceção de 2 ou 3 modelos, profundidade máxima de escavação muito parecida e apenas na velocidade de giro e de deslocamento um pouco variada entre elas. Se na grande maioria das especificações e dimensões as escavadeiras hidráulicas disponíveis no mercado são muito semelhantes, além do preço de aquisição é muito importante avaliar os seguintes aspectos em relação a cada modelo e marca antes de fazer sua aquisição:

  • Dê preferência para o fabricante que estiver há mais tempo no mercado e seja reconhecido pela qualidade de seus produtos;
  • Pesquise há quanto tempo o modelo específico já está a venda e se é bem avaliado por quem já o possui;
  • Informe-se sobre o tamanho da rede de revendedores autorizados que prestam suporte pós-venda com serviços e peças de reposição e se estão próximos à você;
  • Dê preferência para produtos fabricados no país por terem maior estoque de peças à pronta entrega ou prazo reduzido em caso de necessidade de encomenda;
  • Verifique se o modelo utiliza componentes como motor e bombas de marcas mundialmente reconhecidas e de fácil manutenção;
  • Teste vários equipamentos diferentes antes de escolher qual vai comprar;
  • Faça cotações dos modelos que estiver propenso a adquirir com seguradoras.

Fotos

Escavadeira Case CX220B Escavadeira Caterpillar 320D-L Escavadeira Combat 230E Escavadeira Doosan DX225LCA Escavadeira Foton FR220-7 Escavadeira Hyundai R220LC-9S Escavadeira JCB JS200LC Escavadeira John Deere 200DLC Escavadeira Komatsu PC200LC-8 Escavadeira Liebherr R906 Litronic Escavadeira Link-Belt LBX 210X2 Escavadeira Lishide SC220-8LC Escavadeira Liugong CLG 922-D2 Escavadeira Lonking CDM 6225 Escavadeira Maxxor MX223LC Escavadeira New Holland E215B Escavadeira Sany SY215C-8 Escavadeira SDLG LG6225E Escavadeira Shantui SE220 Escavadeira Sunward SWE230B Escavadeiras Volvo EC220DL Escavadeira XCMG XE210 Escavadeira XGMA XG822LC Escavadeira Yuchai YC230LC-8 Escavadeira Zoomlion ZE230E

Fonte

Aos que desejarem maiores informações sobre os mais diversos modelos de escavadeiras hidráulicas comparadas neste artigo, como suas especificações, dimensões e características atualizadas além de como e onde adquiri-las, podem consultar nossa página de links onde há uma lista com os nomes e sites dos principais fabricantes de máquinas de terraplenagem, caminhões e equipamentos em geral. Acessem: http://www.terraplenagem.net/links

Compartilhar:

Leandro dos Santos

Fundador e administrador do portal Terraplenagem.Net, foi empresário do setor de terraplenagem por mais de 20 anos. Atualmente presta consultoria aos empresários e profissionais do setor de terraplenagem e construção civil.

12 thoughts on “Comparativo de Escavadeiras de 20 a 24 toneladas

    • segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021 em 09:28
      Permalink

      Pois é, caro Guilherme T, gostaria de ver os proprietários dos referidos equipamentos se manifestando também sobre pontos positivos e negativos das suas escavadeiras.

  • quinta-feira, 29 de maio de 2014 em 11:42
    Permalink

    Bom Dia, Leandro!

    Segue uma sugestão de comparativo! As Miniescavadeiras, quais as vantagens e desvantagens de se optar por uma mini escavadeira!

    Abs,

    Giuliana

    • sexta-feira, 30 de maio de 2014 em 19:25
      Permalink

      Boa Giuliana, vou fazer um comparativo de miniescavadeiras em breve, obrigado pela sugestão 😉

  • quinta-feira, 15 de maio de 2014 em 10:11
    Permalink

    bom dia leandro
    Gostaria de receber este comparativo, se você puder me enviar, por e-mail. se possível for também, gostaria de receber comparativos sobre pá carregadeira, retroescavadeira e rolo compactadores.

    estou entrando neste ramo de vendas de máquinas pesadas.

    desde já agradeço amigo.

    • quinta-feira, 15 de maio de 2014 em 19:44
      Permalink

      Caro amigo, obrigado por apreciar nossos comparativos de máquinas. Desculpe mas não fornecemos e nem permitimos a distribuição de nosso conteúdo, porém, fique à vontade para acessá-los sempre que desejar. Para ver todos os comparativos que temos disponíveis, acesse: http://www.terraplenagem.net/comparativos/

  • segunda-feira, 28 de abril de 2014 em 16:08
    Permalink

    😛 achei muito util devido eu estol recente na area e preciso dessas informaçoes para me aprimorar mais em meus conhecimentos obrigado e abracos

    • quinta-feira, 8 de maio de 2014 em 20:14
      Permalink

      Tome cuidado com os comparativos em outros sites e revistas. Repare que muitos não comparam máquinas realmente similares, que possuam a mesma faixa de peso operacional, ocasionando em grande diferença nos itens comparados. Isso pode ser simples irresponsabilidade ou publicação tendenciosa (patrocinada?). Nossos comparativos são exclusivamente de equipamentos similares, não comparamos máquinas com caminhões, lanchas e triciclos 😉

  • segunda-feira, 1 de julho de 2013 em 14:40
    Permalink

    Parabéns! Muito bom o trabalho,para quem está no ramo há mais de 35 anos,achei de extrema validade,até algumas dicas quem podem ser usadas na argumentação de vendas.

    • segunda-feira, 1 de julho de 2013 em 15:17
      Permalink

      Caro Antônio Carlos, obrigado por suas palavras e pela participação. Sempre vemos comparativos de máquinas em revistas do segmento, porém, sempre muito superficiais e com apenas 3 ou 4 modelos no máximo, às vezes, de equipamentos distintos, com peso operacional diferente, onde a comparação não é nada justa. Tentamos fazer o melhor possível e se obtivermos boa aceitação deste comparativo junto aos nossos visitantes, não será o último, prometo. Iremos tomar por base nossas enquetes sobre quais máquinas e equipamentos os visitantes desejam ver novos artigos. Pela votação até o dia de hoje, pressuponho que o próximo comparativo seja sobre retroescavadeiras.
      Mais uma vez, obrigado pela participação. Se gostou do artigo, por favor, compartilhe com seus amigos, colaboradores e parceiros.
      Abraço!

  • quinta-feira, 20 de junho de 2013 em 23:04
    Permalink

    Ótimo trabalho de pesquisa Leandro. Parabéns!! Sugiro também a consulta ao Guia Sobratema de Equipamentos. Grande abraço, sucesso amigo!

    • sexta-feira, 21 de junho de 2013 em 14:15
      Permalink

      Caro Bruno, obrigado por suas palavras.

      Devido à problemas de saúde na família não tenho tido tempo hábil para postar mais artigos no site, mas estou me esforçando e espero que os artigos publicados estejam sendo úteis.

      Sobre o Guia Sobratema, não o possuo, mas se tiver a oportunidade de conhecê-lo, faço um artigo sobre ele aqui para indicar ou não a aquisição e uso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.