Tração e Rodante
A parte rodante de um trator de esteiras é sem dúvida alguma o item responsável por diferenciar este tipo de equipamento dos demais que utilizam pneus. As esteiras proporcionam maior estabilidade e tração, tornando o equipamento muito mais seguro e produtivo se comparado a um modelo similar que utilize pneus.
Ao mesmo tempo que a parte rodante de um trator de esteira o que o torna mais produtivo, é também o fator de maior custo de manutenção, por se tratar essencialmente de um material de desgaste inevitável e oneroso, cujo a durabilidade dependerá de diversos fatores, tanto do projeto de construção do trator quanto do plano de manutenção por parte do proprietário e até de outros fatores externos como tipo do material onde o equipamento será utilizado e sua abrasividade.
Entre os modelos avaliados, embora não seja padrão, há sempre a opção por esteira selada e lubrificada, que é o tipo de maior durabilidade entre os tipos de esteiras de aço. Além disso, a maior parte dos fabricantes informa que os componentes dos elos da corrente presente na esteira, são tratados termicamente (temperados) para aumentar ao máximo sua resistência à abrasividade.
Força Máxima de Tração
A força máxima de tração informada pelos fabricantes e divulgadas neste comparativo, embora dita como exata por alguns, em nosso ponto de vista se trata de um valor aproximado, visto que a mesma pode aumentar ou diminuir de acordo com a velocidade do equipamento, assim como também pode variar conforme o tipo de esteira utilizada (área de contato com o solo, quantidade de segmentos, altura da garra das sapatas, etc).
Alguns fabricantes ainda dão mais informações sobre esta variação, como por exemplo, a Case, que informa em seu folheto técnico que “A medida é calculada utilizando a esteira padrão. Aumenta a velocidade de deslocamento em 4% e reduz a força de tração em 4% com esteira CLT opcional.”
Velocidade Máxima de Deslocamento
Obviamente a velocidade máxima de deslocamento se trata do trator de esteiras com lâmina e escarificado (se presente) levantados, sem contato com o solo, ou seja, livre de qualquer resistência, sem empurrar ou puxar.
Consideramos interessante este item pois boa parte do trabalho do trator de esteira engloba não só a tarefa de escavar e empurrar a terra (ou outro material), mas também de voltar para trás e reposicionar-se para novo empurre. Quanto mais rápido o trator voltar e se reposicionar, menores serão os tempos dos ciclos ou faixas executadas.
Comprimento da Esteira no Solo
Quanto maior a área de contato da esteira com o solo, maior a aderência e segurança do trator. Quanto mais longa esta pista, mais estabilidade e melhor o desempenho no nivelamento e acabamento. Em contrapartida, quanto mais extensa a esteira, mais pesada e menos “manobrável” se torna o trator.
Altura em relação ao solo
Este é um fator mais importante para tarefas em aplicação florestal e abertura de estradas e loteamentos em terrenos virgens, onde trabalha-se próximo a tocos ou raízes e com topografia muito irregular.
Onde o solo é mole e instável, quanto maior a altura em relação ao solo melhor, pois evitar o contato do trator (exceto lâmina, esteiras e escarificador) com a terra, diminui as chances de atolamento e reduz o desgaste e consumo de combustível.
Porém, é preciso haver um equilíbrio, pois quanto maior a altura em relação ao solo, mais elevado será o centro de gravidade e maior a chance de capotamento, na pior das hipóteses.
Lâmina
Existem diferentes tipos de lâminas para diferentes aplicações dos tratores de esteiras, assim como diferentes tamanhos como largura e altura de lâmina.
As lâminas usadas nos tratores de esteiras normalmente são do tipo Reta (ou lâmina S), que são curtas e não tem nenhuma curva lateral e nem abas laterais, ideal para acabamento final, ou são do tipo Universal (ou lâmina U), um tipo de lâmina mais alta e curva, com grandes abas laterais que permitem o transporte de maior volume de material durante o empurre.
Além dos tipos de lâminas reta (S) e universal (U), existe ainda a lâmina Semi-U (S-U) que na verdade é uma combinação da lâmina reta com a lâmina universal. Ela não é tão curta quanto a lâmina S e também não é tão curvada quanto a lâmina U, além de ter abas menores, sendo assim, um meio termo entre as lâminas retas e as lâminas universais, muito utilizada para empurrar grandes pilhas de pedras em pedreiras.
Os fabricantes ainda classificam suas lâminas como PAT (Power Angle Tilt ou Poder de Ângulo de Inclinação), geralmente a lâmina padrão dos tratores de esteira da atualidade, do tipo reta (S), mas também há a opção de lâmina OSD (Outside Dozer Blade ou Lâmina por Fora) ou LGP (Low Ground Pressure ou Baixa Pressão no Solo) ao adquirir um trator de esteiras, que geralmente são as lâminas do tipo U ou Semi-U também chamadas de Bulldozer.
Largura da Lâmina
Quanto maior a largura da lâmina do trator de esteira, menor a quantidade de passagens (faixas) necessárias em uma determinada área.
Porém, quanto maior a largura da lâmina, geralmente maior será a chance de ser necessário removê-la para poder transportar o trator.
Capacidade da Lâmina
A capacidade da lâmina é a quantidade de material (aproximadamente) que ela pode transportar empurrando-o. Esta quantidade ou capacidade, variará conforme o tipo de lâmina escolhida. Em nosso comparativo, optamos por lâminas retas (S) ou PAT, por serem as mais comuns e muitas vezes ofertadas como a opção “padrão”.
Altura de Elevação da Lâmina
Incluímos este item apenas para efeito de curiosidade, visto que não é muito importante no desempenho geral do trator de esteiras.
Geralmente a altura de elevação da lâmina, maior ou menor, poderá ser levada em consideração durante a locomoção do trator em terrenos irregulares ou com raízes, ou ainda, quando utilizado para empurrar outros veículos, tratores ou equipamentos, como no empurre de escrêiperes (ou moto scrapers).
Profundidade de Escavação da Lâmina
Este é um item geralmente levado em consideração apenas quando se trata de tratores de pequeno porte ou tratores destinados especificamente para o acabamento.
Para tratores de esteiras maiores que têm como principal função empurrar, este item não possui tanta importância.
Inclinação Máxima da Lâmina
A inclinação da lâmina está diretamente ligada a forma como ela é fixada no trator e a distância dela em relação às esteiras da máquina. Geralmente este é um item importante apenas em tratores de esteiras de pequeno e médio porte, sendo muitas vezes irrelevante em tratores de grande porte.
Escarificador ou Ripper
Não levamos em consideração o escarificador ou ripper por não ser um equipamento padrão em todos os equipamentos comparados.
Continue lendo na próxima página…
Deixe uma resposta