Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

EscavadeiraComparativo de escavadeiras hidráulicas

Disparadas como as máquinas mais usadas nas grandes obras, as escavadeiras hidráulicas se tornaram máquinas tão populares que a enorme oferta de marcas e modelos disponíveis no mercado fizeram da escolha por uma escavadeira para aquisição uma tarefa árdua e ingrata, afinal, com tantas marcas e modelos, como escolher qual a que melhor atenderá as suas necessidades? Visando facilitar a vida de quem está prestes a adquirir uma escavadeira, resolvemos fazer um comparativo de escavadeiras hidráulicas sobre esteiras entre os modelos na faixa das 20 a 24 toneladas disponíveis no Brasil, abordando algumas especificações técnicas que consideramos importantes na hora de escolher o modelo mais adequado. Para ilustrar cada item abordado, incluímos gráficos comparativos baseados nas informações cedidas pelos fabricantes em seus folhetos técnicos, disponibilizados para download nos sites oficiais. Além dos gráficos, incluímos algumas explicações sobre cada item baseadas em nossa experiência neste segmento. Tentamos ser o mais imparciais possível, escolhendo modelos similares de marcas diferentes disponíveis no mercado brasileiro, baseados principalmente em seu peso operacional (entre 20 e 24 toneladas), capacidade máxima de escavação e capacidade máxima da caçamba, de preferência, sem opcionais e com equipamentos padrão semelhantes entre os modelos de marcas diferentes. Infelizmente não tivemos a oportunidade de testar pessoalmente os equipamentos, afinal, são mais de 20 diferentes marcas e modelos de escavadeiras. Apenas coletamos dados dos folhetos técnicos disponibilizados pelos fabricantes. Para ampliar a imparcialidade, optamos por incluir “todos” os modelos (um de cada marca) de escavadeiras hidráulicas disponíveis no mercado brasileiro, na faixa de 20 a 24 toneladas, que consideramos ser hoje as mais utilizadas em canteiros de obras por todo o país. Marcas e modelos comparados por nossa equipe (em ordem alfabética):

  • Case CX220B;
  • Caterpillar 320DL;
  • Combat 230E;
  • Doosan DX225LCA;
  • Foton FR220-7;
  • Hyundai R220LC-9S;
  • JCB JS200LC;
  • John Deere 200D LC;
  • Komatsu PC200-LC8;
  • Liebherr R906 Litronic;
  • Link-Belt LBX 210X2;
  • Lishide SC220.8LC;
  • LiuGong CLG922DII;
  • Lonking CDM6225;
  • Maxxor MX223LC;
  • New Holland E215B;
  • Sany SY215C-8;
  • SDLG LG6225E;
  • Shantui SE220;
  • Sunward SWE230LC;
  • Volvo EC220DL;
  • XCMG XE210;
  • XGMA XG822LC;
  • Yuchai YC230LC-8;
  • Zoomlion ZE230E.

Vale ainda ressaltar que todas as marcas aqui citadas são marcas registradas e patenteadas por seus respectivos proprietários e ambas não possuem qualquer vínculo com o nosso portal. Os valores considerados podem ser alterados a qualquer instante pelo fabricante, por isso, antes de efetuar qualquer negociação, entre em contato com o fabricante ou seu representante / revendedor autorizado para obtenção de informações e dados atualizados.

Peso Operacional

A forma mais usada para diferenciar os diversos modelos de escavadeiras ofertados no mercado é o peso operacional. O tamanho e o material usado em sua construção são os fatores principais que contribuem para aumentar ou diminuir o peso operacional de um equipamento. Uma escavadeira hidráulica mais pesada pode representar um equipamento mais robusto e reforçado, composto de chapas mais espessas e componentes mais fortes. Em contrapartida, uma escavadeira mais leve pode representar menor pressão sobre o solo e ser uma melhor alternativa para solos menos estáveis, podendo inclusive, ter um desgaste reduzido do material rodante e ser mais fácil ou barata de ser transportada.

Gráfico comparativo de peso operacional entre escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Gráfico comparativo de peso operacional entre escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Como podem constatar através do gráfico, o modelo mais pesado é a Liebherr R906 Litronic e o mais leve a XGMA XG822LC, sendo o peso médio das escavadeiras hidráulicas entre 20 e 24 toneladas disponíveis no mercado ficou em 22.104,08 kg que consideramos o peso ideal para a maioria das aplicações de uma escavadeira deste porte.

Potência

Quando for avaliar a potência de qualquer motor, preste atenção se a potência divulgada é a potência bruta ou a potência líquida, alguns fabricantes (poucos) indiretamente acabam confundindo os consumidores quando não divulgam isso com maior clareza. A potência bruta é medida num motor praticamente sem acessórios (sem filtro de ar, silenciador de escape, alternador, ventilador, etc), por isso o valor de potência medido é mais alto do que em testes de potência líquida, pois neste último o teste é feito num motor montado no veículo ou equipamento pronto para uso. Em nosso comparativo, dêmos preferência por incluir valores de potência líquida, mas como alguns fabricantes não especificam qual o tipo de potência informado em seus folhetos técnicos (principalmente chineses), não há como garantir exatidão no gráfico comparativo (marcamos com * esses modelos). Por isso, quando for adquirir um equipamento, consulte o fabricante ou representante / revendedor autorizado para confirmar qual a potência correta do motor. Sobre escolher a escavadeira mais potente (com mais HP) ou não, você deve sempre levar em consideração uma certa relação entre a potência, a faixa de giro em que foi obtida e o tamanho do motor (em litros). A melhor combinação entre esses itens lhe resultará em um equipamento econômico com melhor performance. Nem sempre o equipamento que possui mais potência é o mais indicado. Também neste sentido, nem sempre o mais potente é o que mais consome combustível. O importante na hora de comparar é verificar o tamanho do motor em litros (6.0, 6.5, 6.7 litros, etc) e escolher o que entregue maior potência líquida em uma menor faixa de rotação (RPM). Quanto maior o motor, geralmente, maior o consumo pois câmaras de combustão maiores utilizam mais ar e consequentemente mais combustível, embora quase sempre também entreguem maior potência final. Mas isso também poder variar de acordo com a presença de turbo e a pressão dele. Já os motores com maior potência em menores rotações resultam em economia tanto de combustível quanto de manutenção devido ao menor desgaste dos componentes do motor, além de respostas mais rápidas em retomadas de aceleração.

Gráfico comparativo de potência entre escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Gráfico comparativo de potência entre escavadeiras de 20 a 24 toneladas.

Grande parte das escavadeiras hidráulicas, principalmente chinesas, utilizam motores da mesma marca e algumas até mesmo do mesmo modelo que outras, por isso uma faixa de potência tão equilibrada entre algumas marcas e modelos. Mesmo escavadeiras que estampam sobre o motor a marca do fabricante da máquina, na verdade, usam um projeto de fabricantes comuns à outras marcas como Cummins, Deutz, Isuzu e outros. O grande destaque quanto à potência é a presença dos motores Cummins como os mais potentes equipando boa parte das escavadeiras hidráulicas de 20 a 24 toneladas comparadas, sendo acompanhados apenas pelo motor JCB DieselMax 448, muito elogiado pelo seu baixo nível de emissão de poluentes. Pelo menos até onde sabemos, a manutenção de motores Cummins é fácil e relativamente barata, além de ser um motor muito confiável e há muitos anos no mercado.

Continue lendo na próxima página…

Share

Páginas: 1 2 3

10 respostas para Comparativo de Escavadeiras de 20 a 24 toneladas

  • Bom Dia, Leandro!

    Segue uma sugestão de comparativo! As Miniescavadeiras, quais as vantagens e desvantagens de se optar por uma mini escavadeira!

    Abs,

    Giuliana

  • bom dia leandro
    Gostaria de receber este comparativo, se você puder me enviar, por e-mail. se possível for também, gostaria de receber comparativos sobre pá carregadeira, retroescavadeira e rolo compactadores.

    estou entrando neste ramo de vendas de máquinas pesadas.

    desde já agradeço amigo.

  • 😛 achei muito util devido eu estol recente na area e preciso dessas informaçoes para me aprimorar mais em meus conhecimentos obrigado e abracos

    • Leandro

      Tome cuidado com os comparativos em outros sites e revistas. Repare que muitos não comparam máquinas realmente similares, que possuam a mesma faixa de peso operacional, ocasionando em grande diferença nos itens comparados. Isso pode ser simples irresponsabilidade ou publicação tendenciosa (patrocinada?). Nossos comparativos são exclusivamente de equipamentos similares, não comparamos máquinas com caminhões, lanchas e triciclos 😉

  • Parabéns! Muito bom o trabalho,para quem está no ramo há mais de 35 anos,achei de extrema validade,até algumas dicas quem podem ser usadas na argumentação de vendas.

    • Leandro

      Caro Antônio Carlos, obrigado por suas palavras e pela participação. Sempre vemos comparativos de máquinas em revistas do segmento, porém, sempre muito superficiais e com apenas 3 ou 4 modelos no máximo, às vezes, de equipamentos distintos, com peso operacional diferente, onde a comparação não é nada justa. Tentamos fazer o melhor possível e se obtivermos boa aceitação deste comparativo junto aos nossos visitantes, não será o último, prometo. Iremos tomar por base nossas enquetes sobre quais máquinas e equipamentos os visitantes desejam ver novos artigos. Pela votação até o dia de hoje, pressuponho que o próximo comparativo seja sobre retroescavadeiras.
      Mais uma vez, obrigado pela participação. Se gostou do artigo, por favor, compartilhe com seus amigos, colaboradores e parceiros.
      Abraço!

  • Ótimo trabalho de pesquisa Leandro. Parabéns!! Sugiro também a consulta ao Guia Sobratema de Equipamentos. Grande abraço, sucesso amigo!

    • Leandro

      Caro Bruno, obrigado por suas palavras.

      Devido à problemas de saúde na família não tenho tido tempo hábil para postar mais artigos no site, mas estou me esforçando e espero que os artigos publicados estejam sendo úteis.

      Sobre o Guia Sobratema, não o possuo, mas se tiver a oportunidade de conhecê-lo, faço um artigo sobre ele aqui para indicar ou não a aquisição e uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net