Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Share

Cabines ROPS / FOPS e a segurança do operador

Pá-Carregadeira tombada e capota intacta.

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre cabines ROPS e FOPS, muito populares nas máquinas atualmente, porém, sabe o que isto significa? Sabe da importância destes termos referentes a capota de sua máquina de terraplenagem, mineração ou demolição? Pois é, estamos publicando este artigo para orientá-los sobre esta questão envolvendo capotas de máquinas.

Quando um fabricante projeta a cabine de uma máquina, o principal objetivo é a segurança do operador e em seguida seu conforto. Para garantir a segurança cada máquina ou equipamento para construção, mineração, demolição, terraplenagem ou seja qual for o segmento, tem que ter uma cabine apropriada de acordo com o tipo de trabalho e de máquina, assim como seu peso e as condições do local onde será empregada.

Cabines COPS ou TOPS

As cabines de máquinas mais modernas, fabricadas a partir de meados do final da década de 80, em sua maioria já são consideradas OPS (Operator Protective Structure), estruturas de proteção do operador, projetadas para mantê-lo em segurança no caso de acidentes.

Tais estruturas são chamadas de COPS (Cabin Operator Protective Structure) que significa Estrutura de Proteção da Cabine do Operador ou TOPS (Tip Over Protective Structure) traduzido como Estrutura de Proteção de Tombamento.

Estas cabines COPS ou TOPS, como o próprio nome já deixa claro, são concebidas com o objetivo de reduzir a possibilidade de um operador usando cinto de segurança e em posição de condução ser prejudicado ou ferido em caso de capotamento, protegendo-o até mesmo de objetos que possam entrar na cabine e atingi-lo. Elas recebem diferentes denominações como ROPS, FOPS, TOPS e/ou FOG de acordo com o tipo de proteção fornecido.

Cabines ROPS

ROPS é a abreviação do termo em inglês Roll Over Protective Structure que significa Estrutura Protetora contra Capotamento, logo, se deduz que uma cabine ROPS é a certeza de que o operador estará seguro em caso de capotamento. Se o mesmo estiver fixo em seu assento através do cinto de segurança, os traumas decorrentes de um capotamento serão nulos ou mínimos.

Cabines FOPS

FOPS também é uma abreviação de um termo em inglês, desta vez, Falling Objects Protective Structure que significa Estrutura com Proteção contra Queda de Objetos. Esta designação garante a proteção do operador em caso de queda de objetos durante a operação da máquina, como em carregamentos por exemplo.

As cabines FOPS também podem receber a classificação FOG (Falling Object Guard), ou seja, possuir Grade de Proteção contra Quedas de Objetos.

Conclusão: Segurança em primeiro lugar!

Embora não tenha sido sempre assim, temos que concordar que as empresas precisam dar mais valor à pessoa do que ao mercado. Muito mais importante do que qualquer nível de produção ou lucratividade é a vida e bem-estar do operador. Por isso, pense bem na hora de adquirir um novo equipamento, desde as menores mini-carregadeiras até as maiores escavadeiras hidráulicas, na segurança que o fabricante transmite e que o equipamento oferece.

Dê preferência à cabines com boa visibilidade, conforto e principalmente que atendam à normas de segurança internacionais (ISO) classificadas como ROPS, FOPS, FOG e tantas outras de acordo com a sua necessidade.

29 respostas para Cabines ROPS/FOPS e a Segurança do Operador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookTwitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Publicidade

Líder Locações

Parceiros
Guia da Obra Met@lica