Cabines ROPS/FOPS e a Segurança do Operador

Compartilhar:

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre cabines ROPS e FOPS, muito populares nas máquinas atualmente, porém, sabe o que isto significa? Sabe da importância destes termos referentes a capota de sua máquina de terraplenagem, mineração ou demolição? Pois é, estamos publicando este artigo para orientá-los sobre esta questão envolvendo capotas de máquinas.

Quando um fabricante projeta a cabine de uma máquina, o principal objetivo é a segurança do operador e em seguida seu conforto. Para garantir a segurança cada máquina ou equipamento para construção, mineração, demolição, terraplenagem ou seja qual for o segmento, tem que ter uma cabine apropriada de acordo com o tipo de trabalho e de máquina, assim como seu peso e as condições do local onde será empregada.

Cabines COPS ou TOPS

As cabines de máquinas mais modernas, fabricadas a partir de meados do final da década de 80, em sua maioria já são consideradas OPS (Operator Protective Structure), estruturas de proteção do operador, projetadas para mantê-lo em segurança no caso de acidentes.

Tais estruturas são chamadas de COPS (Cabin Operator Protective Structure) que significa Estrutura de Proteção da Cabine do Operador ou TOPS (Tip Over Protective Structure) traduzido como Estrutura de Proteção de Tombamento.

Estas cabines COPS ou TOPS, como o próprio nome já deixa claro, são concebidas com o objetivo de reduzir a possibilidade de um operador usando cinto de segurança e em posição de condução ser prejudicado ou ferido em caso de capotamento, protegendo-o até mesmo de objetos que possam entrar na cabine e atingi-lo. Elas recebem diferentes denominações como ROPS, FOPS, TOPS e/ou FOG de acordo com o tipo de proteção fornecido.

Cabines ROPS

ROPS é a abreviação do termo em inglês Roll Over Protective Structure que significa Estrutura Protetora contra Capotamento, logo, se deduz que uma cabine ROPS é a certeza de que o operador estará seguro em caso de capotamento. Se o mesmo estiver fixo em seu assento através do cinto de segurança, os traumas decorrentes de um capotamento serão nulos ou mínimos.

Cabines FOPS

FOPS também é uma abreviação de um termo em inglês, desta vez, Falling Objects Protective Structure que significa Estrutura com Proteção contra Queda de Objetos. Esta designação garante a proteção do operador em caso de queda de objetos durante a operação da máquina, como em carregamentos por exemplo.

As cabines FOPS também podem receber a classificação FOG (Falling Object Guard), ou seja, possuir Grade de Proteção contra Quedas de Objetos.

Conclusão: Segurança em primeiro lugar!

Embora não tenha sido sempre assim, temos que concordar que as empresas precisam dar mais valor à pessoa do que ao mercado. Muito mais importante do que qualquer nível de produção ou lucratividade é a vida e bem-estar do operador. Por isso, pense bem na hora de adquirir um novo equipamento, desde as menores mini-carregadeiras até as maiores escavadeiras hidráulicas, na segurança que o fabricante transmite e que o equipamento oferece.

Dê preferência à cabines com boa visibilidade, conforto e principalmente que atendam à normas de segurança internacionais (ISO) classificadas como ROPS, FOPS, FOG e tantas outras de acordo com a sua necessidade.

Compartilhar:

Leandro dos Santos

Fundador e administrador do portal Terraplenagem.Net, foi empresário do setor de terraplenagem por mais de 20 anos. Atualmente presta consultoria aos empresários e profissionais do setor de terraplenagem e construção civil.

30 thoughts on “Cabines ROPS/FOPS e a Segurança do Operador

  • terça-feira, 7 de outubro de 2014 em 11:08
    Permalink

    Bom dia Leandro,
    Tenho pesquisado bastante sobre o assunto porque na empresa que trabalho temos um rolo compactador para adequar.
    Entrei em contato com aquela empresa que indicou anteriormente (Thorco) mas eles não realizam mais esse tipo de serviço. Pesquisei e encontrei esta outra aqui que parece ser muito boa: http://www.smsnebulizadores.com.br/
    Eles fazem as adequações necessárias, são certificados pelo Ministério do Trabalho e citam as normas da ABNT que regulam a respeito.
    Fica a dica!

      • quinta-feira, 3 de janeiro de 2019 em 16:50
        Permalink

        Boa tarde!
        Entrei em contato com eles e no entanto não fabricam para caminhões e Hilux.
        Vc teria algum outro lugar para indicar?
        Agradeço desde já atenção!
        Obrigada!

  • quarta-feira, 26 de março de 2014 em 21:17
    Permalink

    não sei como indentificar uma cabine como rops ou fops, gostaria de ajudar

    • quinta-feira, 27 de março de 2014 em 09:56
      Permalink

      Caro Agberto, normalmente deve haver uma plaqueta de identificação informando qual o tipo de cabine utilizada em sua máquina. Se não houver, caso a cabine seja original, deve-se verificar junto ao fabricante para ver se a cabine “padrão” possuía certificação ROPs ou FOPs ou as duas. De qual equipamento está falando?

  • sexta-feira, 4 de janeiro de 2013 em 15:54
    Permalink

    presado
    Sou técnico de segurança do trabalho, aqui na empresa que estou prestando serviço estão solicitando um comprovante de Robs e fops, gostaria de saber se a Retroescavadeira RK -406 B ANO 2009 da randon, tem cabine rops e fops, se tem, como eu consigo documentar essa afirmativa?

    • domingo, 6 de janeiro de 2013 em 11:43
      Permalink

      Saudações! Prezado Genivaldo, infelizmente a Randon não nos permite divulgar seus folhetos técnicos, como fazemos com todas as outras marcas, por isso, não há como te fornecer informações sobre a segurança das cabines das retroescavadeiras Randon. Creio que o mais interessante, no seu caso, seria contatar realmente o fabricante, ou neste caso, a Randon Veículos: http://www.randon-veiculos.com.br. Na página da RK 406 no site da Randon Veículos, é informado entre os “pontos fortes” que a cabine é ROPS/FOPS, porém, não posso afirmar se este é um ítem de série.

  • quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 em 18:33
    Permalink

    Boa tarde !!
    Estou procurando aquelas cortinas de sol para cabines das retroescavadeira

    • quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 em 09:44
      Permalink

      Saudações! Caro amigo, poste um tópico em nosso fórum com a sua dúvida ou necessidade para que possamos ajudá-lo. Os comentários desta página destinam-se apenas à abordagem do tema Cabines ROPS e FOPS e segurança para o operador. Fórum: http://www.terraplenagem.net/forum/

  • quarta-feira, 21 de novembro de 2012 em 14:26
    Permalink

    Boa tarde,

    Tenho uma empresa em Paraguaçu, sul de minas, na qual desenvolvemos, fabricamos e testamos as estruturas ROPS e FOPS conforme normas ABNT NBR ISO 5700, NBR ISO 3471 e NBR ISO 3449
    Atualmente estamos desenvolvendo uma estrutura interna em caminhão VW 31280 traçado para atender normas de segurança em mineiradoras.

    Att.

    Sandro

  • sábado, 7 de julho de 2012 em 17:41
    Permalink

    Cabines rops requer materiais caros,ficando alto o custo,nos fazemos o possivel para manter o rops original do equipamento!Boa sorte!!

  • terça-feira, 15 de maio de 2012 em 12:19
    Permalink

    Boa tarde,

    estou necessitando urgentemente de colocar 3 estruturas de segurança em escadeira Doosan .
    Alceu

  • sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 em 23:25
    Permalink

    Olá,sou hobista e gostaria de saber o comprimento e largura do chassi do D11R,somente o chassi…
    se alguém puder me informar,fico agradecido

    • sábado, 14 de janeiro de 2012 em 12:20
      Permalink

      Saudações! Você faz miniaturas por hobby é isso? Aqui você têm algumas informações sobre o Caterpillar D11R como as especificações e dimensões do trator. Se quiser, faça o Download de um arquivo PDF com as informações caso queira guardar em seu computador.

  • sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 em 16:41
    Permalink

    Preciso instalar um ROPS, em uma MOTONIVELADORA CAT 12H e em uma carregadeira 938 GII, e apresentar uma declaração, portanto tem que ser uma Empresa credenciada.
    Será que alguem ai conhece uma Empresa que execute o serviço?
    Muito obrigado e uma boa tarde.

    Carmindo

  • sábado, 26 de novembro de 2011 em 12:03
    Permalink

    Caro senhores, trabalhamos com reciclagem de resíduos solidos da construção civil com uma retro escavadeira case 580 M 4×2 com cabine aberta equipada com um martelo hidraulico 300Kg marca SANDVIK e precisamos de proteger o operador e parabrisa da maquina. Solicitamos uma solução técnica bem como orçamento. Ficamos no aguardo de uma resposta.
    Atenciosamente,
    José Carlos Zenha.

    • segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 em 21:49
      Permalink

      Caro José, o Terraplenagem.net é apenas um site informativo voltado para o segmento de terraplenagem. Procure um fabricante de cabines. Boa sorte e abraço.

  • quinta-feira, 24 de novembro de 2011 em 15:14
    Permalink

    Gostaria de saber se as escavadeiras Hyundai R 210 LC-7 possuem cabine ROPS/FOPS

    • segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 em 21:50
      Permalink

      Saudações! Caro Gustavo, para tal informação, entre em contato com o fabricante da máquina. Abraço!

  • terça-feira, 25 de outubro de 2011 em 16:01
    Permalink

    Prezados,
    Boa tarde!

    Gostaria de saber fabricantes destes sistemas rops.

    Grato,
    Geovani

    • quarta-feira, 9 de novembro de 2011 em 21:42
      Permalink

      Amigo, normalmente as cabines originais dos equipamentos já são ROPS e FOPS. Se estiver desejando comprar uma nova, sugiro que entre em contato com a Thorco e pergunte sobre as especificações técnicas de suas cabines. Abraço.

  • domingo, 25 de setembro de 2011 em 22:49
    Permalink

    Gostaria de saber onde faz teste nas estruturas de proteção contra capotamento.

    No aguardo de um retorno, desde ja meus agradecimentos

    Claudiei

    • segunda-feira, 26 de novembro de 2012 em 16:59
      Permalink

      Caro Claudinei, creio que você me conhece, não ha (que eu saiba) regulamentação sobre a instalação e ou fabricação deste acessório seja em equipamentos ou veículos no brasil, o exemplo maior são os tubos com coberturas em napa que estão sendo instalados por exigência de minerados nas caminhonetes e veículos comuns quando estes transitam em áreas internas, os órgãos fiscalizadores de transito não aceitam o argumento que foram instalados para proteger, eles exigem que no documento de porte obrigatório do veiculo esteja a observação da instalação do acessório não estando gera multa, tente homologar legalmente no CONTRAN (tente legalizar um veiculo deste sem suborno ou jeitinho) em são paulo.
      para os equipamento não é diferente, ha empresas dizendo que fabricam, mas no caso de um acidente com vitima quem ira responder? quem recolheu a RT, os certificados de teste Crash exstem e são reconhecidos, compre equipamentos com estes acessórios originais.

      tem muito aventureiro por ai.
      em tempo: os primeiros eqtos com rops abertos surgiram em 1973 na obra da hidrelétrica de aguá vermelha (D7G e D8K :mrgreen: ) de propriedade da Camargo Correia.

      • segunda-feira, 26 de novembro de 2012 em 23:14
        Permalink

        Quanta informação!!! Obrigado pela sua participação, caro Pedro. É uma honra poder contar com visitantes como o senhor participando comentando nossos artigos. Espero que participe também do nosso fórum, quando puder. Mais uma vez, obrigado pela participação e dicas 😉

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.