Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

terraTodos ficam na dúvida quando o assunto é o tipo de terra ou tipo de solo presente em um terreno. Tanto na hora de adquirir um terreno quanto na hora de construir, é importante saber onde você estará implantando sua construção. Qual a permeabilidade, resistência à eroção, estabilidade, entre outras informações, são fatores muito importantes para decidir que tipo de fundação ou estrutura aplicar na sua construção.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os tipos de solo, suas aplicações e características.

Normalmente a terra é composta por vários elementos mas basicamente são divididos em:

  • Matéria orgânica;
  • Minerais;
  • Gases;
  • Água.

Composição

O solo que escavamos é a camada mais superficial da crosta da terra e pode ser dividida em camadas:

  • Primeira: Camada vegetal, rica em detritos de origem orgânica (humos). É a mais fértil e recomendada para utilização em plantio;
  • Segunda: Camada dos sais minerais, subdividida em:
    1. Calcário: Corresponde de 7 a 10% desta camada;
    2. Argila: De 20 a 30% da camada, composta por caolinita, caulim e sedimentos  de feldspato;
    3. Areia: de 60 a 70% da camada, responsável por permitir a passagem de água e ar.
  • Terceira: Camada das rochas parcialmente decompostas e sedimentos;
  • Quarta: Rochas em início de decomposição.

Camadas do solo

Tipos de solo

Solo arenoso

Solo formado na sua maioria por grãos de tamanho entre 2mm e 0,075mm (principalmente por cristais de quartzo e oxido de ferro no caso de solos de regiões tropicais). Os solos arenosos têm ótima aeração e permeabilidade devido aos grãos maiores e com espaços entre si, o que permite maior passagem de água e ar entre eles. Plantas e microorganismos vivem com mais dificuldade, devido à pouca umidade. O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%.

Solo argiloso

Não são tão arejados ou permeáveis como os solos arenosos e por isso armazenam mais água. Menos permeáveis, a água atravessa-o lentamente, estando armazenada neste período.

Este solo forma grãos semelhantes ao pó-de-café, similar ao solo arenoso. Os grão de argila são menores e bem próximos uns dos outros, dificultando a passagem da água e do ar.

Solo siltoso

O silte é todo e qualquer fragmento mineral ou de rocha menor que areia fina e maior do que argila. Como é difícil diferenciar o silte da argila a olho nu, deve-se analisar a plasticidade, sendo que na argila é maior que no silte, onde é pouca ou nula. O silte também é conhecido como areia de pedra.

Solos siltosos são muito erosíveis pois suas partículas não se agregam, são pequenas e leves.

Solo humífero

Solo geralmente fértil pela presença de humos mais indicado para plantações. Geralmente tem 10% de húmus quanto ao total de partículas sólidas. Os húmus presentes dão coloração escura ao solo, em geral, e contribuiem para retenção de água e sais minerais e aumentando a porosidade e aeração.

O tamanho dos grãos são variados e diversificados; a permeabilidade ocorre de acordo com o tipo de grão presente.

Solo Calcário

Como o próprio nome sugere, a quantidade de calcário nesse solo é maior que nos outros citados anteriormente.

Além de poder ser retirado dele um pó branco amarelado utilizado na fertilização de solos para agricultura, também é deste solo que se obtém a matéria-prima para a fabricação de cal e do cimento.


Para maiores informações consulte também: Wikipédia.


Share

15 respostas para Tipos de terra ou solo

  • gostaria de faser o curso de terra planagem,moro no para e trabalho na prefeitura e percebo q precisa de uma pessoa colidificada aguardo resposta obrigada

    • Leandro

      Caro Edson, em nossa página de Links existe uma lista enorme de links de associações e sindicatos, além de instituições de ensino. Pesquise lá e veja se consegue o curso que procura. Boa sorte!

  • Boa noite!

    Primeiramente gostaria de parabenizar o site. Como posso saber a profundidade das camadas de terra? a camada vegetal fica a quantos metros da outra? Desde já agradeço

    • Leandro

      Saudações!

      Caro Rodrigo, infelizmente não tenho, agora em mãos, nenhum material técnico para te repassar, porém, minha experiência no ramo pode servir para sugerir à você algumas medidas quanto à profundidade da presença de solo vegetal.

      Geralmente, é muito importante analisar o tipo, quantidade e tamanho da vegetação presente. Além disso, é preciso saber se a mata é nativa, virgem, ou se já houve interferência humana no terreno.

      Há mais de 30 anos trabalhando com terraplenagem, não tenho encontrado, em solo natural, mais do que 1m de solo vegetal, ou seja, terra com presença de raízes ou vegetação em decomposição. Quanto mais nova ou menor for a vegetação, menor é a camada de solo vegetal, podendo ser de até no máximo 30~40 cm de profundidade.

      É claro que em alguns casos, onde já houve interferência humana, em loteamentos (mesmo antigos) em que trabalhos de escavação e aterro foram executados, muitas das vezes sem a remoção da vegetação natural, pode-se encontrar isolada uma faixa de 0,6 a 1,0 metros de terra vegetal há 5 ou 10 metros de profundidade, ou até mais, dependendo de quanto aterro o perfil natural do terreno sofreu na época em que as alterações foram feitas.

      O ideal é sempre contar com um estudo de solo ou sondagem para verificação das condições subterrâneas do terreno.

  • LEGAL ESTE SITE 😛 😛 😳 DEMOROU UM POUCO MAIS TA BOM

  • Vocês podem postar fotos dos seguintes elemestos acima Solos Arenoso argiloso calcario e humifero porfavor!

  • 😮 fooi bom para um trabalho meeu !

  • adorei todas as dicas

  • Boa Noite!

    As materias são super interessantes.
    Gostaria de saber se posso postar essas materias no site que estou criando como curiosidades sobre a area de terraplenagem. E claro colocar a fonte (que é o site de vocês). Posso fazer isso?

  • Bom dia!

    Gostaria de receber informações sobre o tipo de solo RANDOM e RANDOM SEM ROCHA.
    Não consegui nenhuma informação relativa ao mesmo na internete.

    Ateciosamente.

    Washington.

  • Estou entrando nesta área e gostaria de aprender tudo a respeito de terraplenagem e topografia.
    Vocês fornecem algum tipo de curso à distância com respeito a este assunto. Ou de que outra forma vcs poderiam me ajudar?

    Atte,
    Charlys
    Parauapebas-Pa
    94 8801-1501

    • Leandro

      Olá, tudo bom?

      Caro amigo, o site TERRAPLENAGEM.NET não trabalha com cursos nem vende qualquer produto, no entanto, fique atento pois de tempos em tempos publicamos dicas, eventos e cursos de terceiros no site afim de ajudar aos nossos amigos e parceiros do ramo.

      Se desejar, poste seu interesse no nosso fórum.

      Abraço e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net