Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Retroescavadeira JCB 3CA JCB (J. C. Bamford Excavators Ltd.), renomada fabricante britânica de equipamentos pesados, fundada em 1945 e com fábrica no Brasil desde 2011, sendo que acabou de inaugurar em Sorocaba-SP a mais moderna fábrica do grupo no mundo, com investimento de US$100 milhões, comercializa retroescavadeiras que estão entre as preferidas nos canteiros de obra brasileiros. Talvez você não saiba, mas o fundador da JCB, Joseph Cyril Bamford, foi o inventor da primeira retroescavadeira no mundo, em 1953 na Inglaterra e atualmente a JCB vende sozinha aproximadamente 50% das retroescavadeiras comercializadas no mundo.

Líder mundial na venda de retroescavadeiras desde 1.995, a JCB comercializa atualmente por aqui as retroescavadeiras JCB 1CX, 3C (nome mundial das retroescavadeiras antes conhecidas como 214E no Brasil), 3CX, 4CX (única pá-carregadeira com retroescavadeira do mercado brasileiro), com a dura missão de continuar o sucesso da JCB 214E, que contou com 4 séries com o passar dos anos.

Segundo a Auxter, representante da JCB no país, as diferenças básicas entre as retroescavadeiras JCB 3C e 3CX é que a 3CX é importada, possui caçamba de 1,1m³, tem cabine diferente da 3C e possui deslocamento lateral do retro. Ainda conforme informações da Auxter, os modelos especiais de retroescavadeiras JCB disponíveis no Brasil são a 1CX (importada), que é uma mini-retroescavadeira com capacidade de giro de 360º sobre o próprio eixo e sistema de deslocamento lateral do retro para trabalhos que exigem máquinas pequenas e fáceis de transportar, e a 4CX (fabricada no Brasil), que é, atualmente, a única máquina deste segmento com tração de direção na 4 rodas, com os 4 pneus do mesmo tamanho, caçamba 6×1 de 1,2m e com transmissão semi automática.

Neste artigo, falaremos sobre a retroescavadeira JCB 3C, produzida na fábrica da JCB em Sorocaba-SP. Com certeza, pelas suas especificações técnicas, este modelo de retroescavadeira se firmará como carro chefe nos números de vendas da JCB no mercado brasileiro.

Estrutura

A retroescavadeira JCB 3C possui chassi monobloco integralmente soldado, com estrutura de suporte do retro em chapa de aço reforçada.

Visando aumentar ao máximo a vida útil dos embuchamentos, a JCB projetou-a com pinos e buchas de maior diâmetro e com retentores de graxa e pó nos principais pontos da retroescavadeira. Estas medidas garantem maior durabilidade e menor tempo parada para manutenção.

Motor, Transmissão e Hidráulico

O motor da JCB 3C é nacional e movido à diesel, fabricado pela MWM-International (modelo Maxxforce 4.1 litros em 4 cilindros), aspirado rendendo 79 hp à retroescavadeira ou turbo alimentado de 92 hp, ambos com carter em ferro fundido, para maior resistência à impactos.

A transmissão é sincronizada possui 4 marchas à frente e à ré, dotada de inversor hidráulico do tipo powershuttle, da JCB.

O eixo traseiro da retroescavadeira JCB 3C é equipado com controle de tração que limita a patinagem, tanto na versão 4×2 quanto na 4×4. A retroescavadeira JCB 3C é a única do mercado brasileiro com este recurso.

O sistema hidráulico é tocado por bomba hidráulica de engrenagens de alto fluxo garantindo performance máxima em sua aplicação na carregadeira frontal, retroescavadeira e direção. Os cilindros são de dupla ação e as mangueiras são testadas em até um milhão de ciclos, ou seja, maior durabilidade e redução de custo operacional.

Carregadeira frontal e Retroescavadeira

A carregadeira frontal possui caçamba com capacidade volumétrica de 0,96m³ e de levantamento em cerca de 3 toneladas. Ainda sobre o uso da caçamba frontal, sua capacidade de desagregação para escavação do solo é de 5.322 kg.

A retroescavadeira JCB 3C possui caçamba traseira reforçada para trabalhos pesados e com dentes aparafusados de fácil e rápida substituição. A caçamba do retro da JCB 3C atinge profundidade de escavação de 4,37m na opção padrão podendo ser adquirido opcionalmente versão de braço extensível “Extradig” que alcança até 5,49m de profundidade de escavação.

Os freios de serviço da retroescavadeira JCB 3C são do tipo multi-discos, assistido hidraulicamente, auto-ajustáveis, imersos em óleo e acionados por dois pedais, podendo acionar as rodas traseiras em conjunto ou separadamente. O freio de estacionamento é à disco, seco, montado no eixo traseiro, acionado por alavanca e independente do freio de serviço.

Segurança e Conforto do Operador

As retroescavadeiras JCB 3C possuem cabine aberta fabricada conforme as normas ROPS e FOPS. O para-brisa dianteiro tem limpador e esguicho de água. Opcionalmente pode ser adquirida a versão com cabine fechada, ventilação forçada e aquecimento.

O assoalho da retroescavadeira JCB 3C é revestido com tapete de borracha para fácil limpeza interna. O painel de instrumentos é repleto de alertas visuais e sonoros, instalado lateralmente, permitindo fácil visualização do operador às condições do equipamento.

O banco do operador das retroescavadeiras JCB 3C têm múltipla ajustagem e cinto de segurança, onde ele tem total visibilidade, conforto e segurança.

Downloads

Para maiores informações sobre a retroescavadeira JCB 3C, faça o download dos folhetos a seguir:

[download id=”32,33″]

Fotos

Retroescavadeira JCB 3C Retroescavadeira JCB 3C Retroescavadeira JCB 3C

Vídeos

Sobre a JCB do Brasil:

Sobre a retroescavadeira JCB 3C:

Mais informações

Para maiores informações sobre como adquirir sua retroescavadeira JCB 3C, consulte abaixo o site da JCB ou da Auxter, revendedor autorizado da marca no Brasil há 10 anos:

Share

25 respostas para Retroescavadeira JCB 3C

  • Qual lubrificante devo utilizar na retroescavadeira JCB 3C?

    • Leandro dos Santos

      Caro Sílvio, em razão de sua pergunta entramos em contato com a JCB e com a Auxter (representante oficial da JCB em São Paulo). Quem nos respondeu foi a Sra. Thaís (Dpto. Marketing da Auxter) com as seguintes informações:

      • Transmissão: 10W;
      • Eixo: 10W30;
      • Motor: 15W40;
      • Hidráulico: Fabricadas até 2013 = ISO 46. De 2014 em diante = ISO 68.

      Como a pessoa que nos retornou é do marketing da Auxter, recomendamos que entre em contato com a JCB ou revendedor e fale diretamente com o setor de pós-venda ou de serviços.

      Lembrando que tal informação consta no manual do proprietário.

  • VOCES TEM TABELA DE MOTOR ROLO COMPACTADOR JCB PRECISO DE VER O TORQUE DO MESMO

  • Ola Bom dia.
    Qual óleo é usado na transmissão dessa Retroescavadeira JBC?

  • Possuimos uma JCB 3C Plus 4×4 2009 que conta atualmente com cerca de 5000h trabalhadas (cerca de 30% com martelo rompedor), após as quais podemos afirmar:
    – É uma maquina robusta no geral, sem problemas de trincas no chassi ou partes estruturais, com articulações (pinos e buchas bastante resistentes).
    – Consumo de combutível satisfatório, em média 6 litros por hora (um pouco superior ao da Case 580M), e tanque de combutível pequeno com somente 130L (ideal seria 150L)
    – Apresenta excelente desempenho no braço de escavação, na utilização da carregadeira no entanto, mostra-se bastante lenta devido à utilização de uma relação de diferencial muito reduzida, afetando tambem a velocidade de deslocamento.
    – A máquina tem sua grande falha em detalhes como acabamento geral com utilização de plásticos de baixa qualidade que se quebram com facilidade e desbotam em pouco tempo, freio que exige elevado esforço para acionamento, posição do cardan dianteiro em angulo provoca ruidos e desgaste pematuro da cruzeta, mangueiras e conexões dos estabilizadores muito frageis e expostas.
    – De modo geral a maquina apresenta desempenho medianamente satisfatório no entanto, quando comparada à Case 580M, apresenta maiores custos de operação e manuteção alem de menor disponibilidade de peças de reposição que deve inclusive ter se agravado após a adoção do motor JCB em substituição ao MWM International (na verdade o conhecido Perkins nacional).

    • Leandro

      Vicícius, muito obrigado pela sua participação, é muito importante para nós poder contar com a opinião de quem realmente tem e usa a máquina. Abraço e se possível, continue participando sempre 😉

  • Gostaria de saber qual o óleo eu devo usar na transmissão e no torque da retro JCB 214 e (3C)

  • quero compra uma maquina jcb 3c presiso saber preso e comdisoes obrigado

  • Meu nome e Teixeira de São Luís – MA, sou operador de retro escavadeira da Camargo Correa. Essa historia que o mike contou e verdade mas eu sou apaixonado por equipamentos da JCB.

    • Leandro

      Na verdade, o que pode acontecer, é a JCB ser mais reduzida, por isso, ter mais força e ser mais lenta. Isso ocorria entre as pá-carregadeiras de esteira Caterpillar 941A e 941B, sendo a primeira e mais antiga mais forte e resistente, já a segunda, mais nova, era mais ligeira mas tinha menos força. Pode ser isso que ocorre quando comparamos retroescavadeiras JCB e Case / New Holland, vai saber né? 😀

  • Preciso Peças para Retro com motor JCB….Ja consegui para motor Perkins e MWM mas ninguem tem peças para MOTOR JCB???

  • na minha opiniao , a melhor retro sem duvidas. estou esperando chegar a minha, adquirida no ultimo dia 31-01-2013. valeu

  • 😛 Adquiri uma 3C Cabinada. A máquina é linda e bem robusta. Meu operador gostou muito dela. Ele comentou que é mais lenta que a Case e New Holland porém não quebra. Na minha cidade o pessoal está trocando as New Holland por JCB. Vamos usar para ver se essa robustez se comprova. Abraços.

    • desculpe..não acredito..case e new holland são superiores….sou funcionario da JCB, na area de engenharia…falo com conhecimento de causa..abs

  • Gostaria de saber o preço dessa Retro; abraço.

  • Belo artigo Leandro, você está construindo um site cada vez melhor, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net