Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Talvez você já tenha necessitado de um orçamento de terraplenagem ou de locação de equipamento e ficou na dúvida em como proceder na hora de contatar uma empresa especializada neste segmento.

A melhor forma de contratar, escolher a melhor e mais confiável empresa, ter garantias e segurança, com certeza, tudo isso é o que você deseja, além é claro, de economia e facilidade no pagamento.

Criamos este artigo com o objetivo de esclarecer estas dúvidas comuns que surgem na hora de solicitar um orçamento destes.

Na hora de solicitar um orçamento de terraplenagem, locação de equipamentos ou remoção de terra ou entulho, quanto mais informações você conceder à empresa referentes ao terreno e/ou serviço desejado, melhor será a exatidão nos cálculos e mais barato poderá ser o orçamento.

Normalmente é fundamental uma visita técnica ao terreno para um orçamento com o melhor preço possível, fornecendo ao prestador de serviço no momento da visita acesso à planta de construção do pavimento mais inferior da obra (térreo ou subsolo) e o levantamento topográfico do terreno.

As vezes, o proprietário do terreno não deseja a visita técnica ou não dispõe de tempo para receber o prestador de serviço encarregado pela criação do orçamento em seu terreno, neste caso, pode-se tentar fornecer uma prévia do orçamento por telefone para o proprietário ter uma idéia de custo do serviço de terraplenagem ou locação.

Uma das informações mais importantes para elaboração de um orçamento de terraplenagem é a localização do terreno. Em caso de remoção para bota-fora, a distância entre ele e o terreno é fundamental pois é baseado nele que o preço do frete para o transporte de terra é calculado. Mesmo que não haja remoção de terra ou entulho, o custo de mobilização (transporte da máquina até o terreno e seu retorno à empresa) também é baseado na localização do terreno.

Se você não desejar informar o endereço exato, para sua segurança caso não conheça a empresa contatada, forneça o nome de uma rua ou avenida mais próxima do terreno.

Outra informação imprescindível refere-se às medidas do terreno (largura, comprimento, altura). É com base nela que o prestador de serviço de terraplenagem vai decidir qual o equipamento mais adequado levando em consideração o tamanho da máquina, dos caminhões (quando utilizados) e do terreno.

As empresas de terraplenagem e locação de equipamentos para terraplenagem podem ainda sugerir a melhor forma de contratação, ficando a critério do cliente a escolha. Você poderá optar por vários tipos de contratação, entre eles:

  • Global ou Empreita: Preço fixo para execução integral do serviço;
  • Locação: Preço por hora, diária ou mensal para locação dos equipamentos utilizados para executar o serviço desejado, com ou sem fornecimento de transporte, combustível, operador / motorista e manutenção;
  • Volume: Preço por m³ (metro cúbico) movimentado (escavação ou aterro), removido, importado, compactado, etc.

Normalmente, a empresa sugere a forma mais indicada visando a economia por parte do cliente, porém, cabe à ele a escolha das opções de contratação oferecidas pela empresa.

Sempre solicite o orçamento por escrito em papel timbrado da empresa e se possível assinado pelo responsável técnico da empresa. Na maioria das contratações que envolvem pequenos valores, não faz-se contrato, mas se puder exija-o, é sua garantia de que o que foi combinado será feito pelo preço anunciado.

Como em qualquer serviço, claro, é sempre recomendável contratar empresas idôneas, conhecidas e respeitadas no mercado, acompanhar o serviço e sempre exigir nota fiscal.

Share

20 respostas para Como solicitar um orçamento de terraplenagem

  • queria saber com calcula um terraplanagem

    • Leandro

      O básico é calcular a área (largura x comprimento), com o resultado em metros quadrados (m²) multiplicá-lo pela altura média de escavação ou aterro, chegando assim, ao volume em metros cúbicos (m³). A capacidade legal para caminhões de 2 eixos (4×2) é de 4 a 5 m³ ao passo que para caminhões de 3 eixos (6×2 ou 6×4) varia entre 8 e 12 m³.

      • existem diversas formas mais uma formula básica é a de volume cubico (comprimento x largura x altura do corte)… exemplo que vejam 500 m³ cúbicos para ser desaterrado seria 500m³ + 30% de volume, pois ao executar o corte a terra fica descompactada assim normalmente aumentando cerca de 30%.

        • Leandro dos Santos

          Perfeito, somente com algumas observações:
          1) Não é recomendado usar o termo “desaterro”. Preferencialmente deve-se usar “escavação”;
          2) Esse acréscimo de 30% no volume se chama “empolamento” e não deve ser usado um valor fixo, pois cada tipo de terra tem uma expansão diferente de acordo com sua composição (percentual de argila, areia, silicatos, etc) e umidade;
          3) O termo “descompactada” também pode ser substituído eventualmente por “desagregada” que seria o mais correto, pois a desagregação dos grãos ou partículas que compõe a terra permite a entrada de ar entre eles e assim geram a expansão da mesma.

          De qualquer forma, seu comentário foi muito oportuno e agradecemos a sua participação 😉

  • Prezados,
    Estou em vias de adquirir um terreno de 1200m² em aclive. O que preciso saber antes de adquirí-lo? Provavelmente precisarei fazer alguma remoção de terra em função do projeto arquitetônico. Preciso de alguma autorização de algum orgão público como IBAMA, Sec. de Meio Ambiente, etc… Essa questão de derrubada de árvore(s)! Existe algum procedimento que antecede essa derrubada de árvore(s)? Gostaria de saber das surpresas “legais” que poderei ter, antes da compra do terreno.
    Grato,
    Ivan Tavares.

    • Leandro

      Caro Ivan, a primeira coisa é contratar um engenheiro civil para lhe fornecer todo apoio técnico. Provavelmente ele solicitará um levantamento topográfico e fará um projeto de construção, com ambos, irá à prefeitura da sua cidade e obterá uma lista de toda a documentação necessária. Sobre a remoção das árvores, com o levantamento topográfico feito por um topógrafo, a prefeitura saberá quantas árvores existem no terreno e quais os diâmetros das mesmas, podendo assim, dizer à você o que pode e o que não pode remover ou ainda, se será necessário replantar alguma e/ou fazer doação de mudas para compensação ambiental.

      Se ainda está comprando o terreno, vá à prefeitura e faça um levantamento dos débitos (se houver) ou exija do atual proprietário uma certidão negativa de débito junto aos órgãos governamentais e às empresas de energia elétrica, água ou saneamento básico e telefonia, caso haja ligações no imóvel.

  • Para quem quiser solicitar um orçamento sem compromisso de terraplenagem acesse o link abaixo entre na parte de contatos que iremos responder com prazer.

    [Link removido pela administração]

    abraço.

  • Bom dia caro Leandro, recebi uma proposta para entrar numa sociedade para abrir uma empresa de terraplenagem, conheço de ramo de construção civil, será que poderia a mandar alguns topicos para iniciantes, devo iniciar com bob cat e uma escavadeira e outros maquinarios, serviços ja tenho para locar maquinas.
    Obrigado aguardo retorno.

  • Boa tarde.

    Após leitura entendo que são um portal de informações que englobam empresas de terraplanagem.

    Sendo assim gostaria que me orientassem aonde posso conseguir informações sobre o mercado de terrapplanagem , isto porque estou planejanedo abrir uma empresa neste segmento e um estudo de como cobrar, profissionais que precisarei contratar, equipamentos, contratos, enfim tudo que envolve uma empresa de terraplanagem.

    No aguardo e obrigado.
    Sergio

    • Leandro

      Seja bem-vindo ao nosso site Sr. Sergio, é um prazer contar com sua presença por aqui.

      Sugiro que use nosso fórum da terraplenagem para discutir com outros membros sobre as informações que deseja encontrar acerca do mercado de terraplenagem.

      Outra opção é entrar em contato com os sindicatos e associações, que podem ser encontradas em nossa página de links, solicitando diretamente à eles informações sobre o mercado, afinal, creio que tenham estatísticas suficientes para embasar qualquer opinião ou informação cedida ao senhor.

    • Prezado Sergio,

      Estou me preparando tambem para montar uma empresa de terraplanagem. Voce conseguiu informações uteis que estava procurando?

      Atenciosamente,
      Francisco Silveira

  • Gostaria de um orçamento tecnicio para locação e outor para compra de máquinas de terra PLENAGEM

  • Boa Tarde!!

    Gostaria de aprender como fazer um orçamento de Terraplenagem, um comunicado vcs tem algum modelo??

    Obrigada!

    Att.

    gabriela

  • quero fazer um orçamento de uma terra planagem terreno medindo 900m² de terreno.

  • Gostaria de saber quanto fica o valor para uma terraplanagem de 430 m³.

    • Leandro

      Caro amigo, nós não somos empresa de terraplenagem, logo, não oferecemos produtos ou serviços relacionados à terraplenagem. Se desejar, pode entrar em contato com nossos patrocinadores cujo telefone encontra-se na publicidade exibida em nosso site para tal orçamento.

      Desde já, agradecemos seu comentário. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezesseis =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net