Amigos, em primeiro lugar quero lhes desejar um ótimo ano. Em segundo lugar, quero pedir a ajuda de vocês sobre a pa carregadeira W20e marca Case. Li o manual da máquina e duas coisas me chamaram atenção: o motor Cummins 6 cilindros e a simplicidade da máquina pela ausencia de componentes eletronicos.
Como pecuarista, tenho observado a tendencia no uso dessa pa carregadeira para enleirar pastos sujos nas fazendas. Parece que é uma boa opção porque tem mais forças do que os tratores com lamina e desempenha vários outros serviços com a sua concha.
Gostaria de saber a opinião de quem conhece essa máquina sobre os seguintes aspectos: consumo médio em litros por hora, preço de uma máquina nova, durabilidade e manutenção.
Abraço a todos.
Ajuda sobre a W20e Case
-
- Novato
- Contato:
- Leandro
- Fundador
- Contato:
RE: Ajuda sobre a W20e Case
A Case W20E é uma das poucas máquinas de marcas confiáveis (como Caterpillar, Komatsu, Volvo) ou a única que ainda não usa componentes eletrônicos (ou usa muito pouco).
O único problema da W20 em relação às demais similares é o fato de o operador ficar localizado na parte dianteira da máquina. Isto faz com que o conforto seja bem menor, pois o assento "balança" demais nas manobras, afinal, quando esterçada as pá-carregadeiras de rodas sempre mexem a parte dianteira de forma mais intensa do que a traseira.
Outras boas opções, porém usadas, seriam: Caterpillar 930/930R/930T e 924F... de mecânica simples, além de Michigan 55C ou Fiatallis (NewHolland) série FR como a FR180, FR128, FR120, etc. Destas, recomendo a 930T (mais antiga) ou a 924F (mais nova).
Sobre consumo, creio que gaste por volta de 12L/h no máximo. Sobre ter mais força que tratores de lâmina, aí você se engana. Qualquer Caterpillar D4, D5 ou D6, ou ainda, Fiatallis AD7B ou Komatsu 51EX (novo, com muita eletrônica e "fraco") é melhor que uma carregadeira para trabalhar com solo duro, principalmente. A pá-carregadeira de pneus é mais ligeira, porém, somente em solo seco e mole... em solo duro ou molhado, os tratores de esteira levam sempre a melhor.
O único problema da W20 em relação às demais similares é o fato de o operador ficar localizado na parte dianteira da máquina. Isto faz com que o conforto seja bem menor, pois o assento "balança" demais nas manobras, afinal, quando esterçada as pá-carregadeiras de rodas sempre mexem a parte dianteira de forma mais intensa do que a traseira.
Outras boas opções, porém usadas, seriam: Caterpillar 930/930R/930T e 924F... de mecânica simples, além de Michigan 55C ou Fiatallis (NewHolland) série FR como a FR180, FR128, FR120, etc. Destas, recomendo a 930T (mais antiga) ou a 924F (mais nova).
Sobre consumo, creio que gaste por volta de 12L/h no máximo. Sobre ter mais força que tratores de lâmina, aí você se engana. Qualquer Caterpillar D4, D5 ou D6, ou ainda, Fiatallis AD7B ou Komatsu 51EX (novo, com muita eletrônica e "fraco") é melhor que uma carregadeira para trabalhar com solo duro, principalmente. A pá-carregadeira de pneus é mais ligeira, porém, somente em solo seco e mole... em solo duro ou molhado, os tratores de esteira levam sempre a melhor.
-
- Novato
- Contato:
Leandro, agradeço muito a sua resposta. Me ajudou bastante na escolha. Quanto ao que eu disse sobre os tratores em comparação com a w20e, na verdade quis dizer em relação aos tratores de pneu, pois os de esteira são reconhecidamente mais fortes, mas gastam mais e são mais lentos. De qualquer maneira voce sabe me dizer quanto vale em média uma w20e nova? Abraço.
- Leandro
- Fundador
- Contato:
Segundo tabela de equipamentos novos divulgada sempre pela Revista EAE Máquinas, os preços aproxiimados para pá-carregadeiras no porte da W20E (sua intenção de compra), seriam os seguintes:matuto escreveu: Leandro, agradeço muito a sua resposta. Me ajudou bastante na escolha. Quanto ao que eu disse sobre os tratores em comparação com a w20e, na verdade quis dizer em relação aos tratores de pneu, pois os de esteira são reconhecidamente mais fortes, mas gastam mais e são mais lentos. De qualquer maneira voce sabe me dizer quanto vale em média uma w20e nova? Abraço.
Case
W20E Turbo (152hp / 10ton / 1,91m³) R$ 320.000,00
621D (127hp / 11.7ton / 1.9m³) R$ 330.000,00
Hyundai
HL730-7A (125hp / 9.7ton / 1,8m³) R$ 280.000,00
HL740-7A (145hp / 11.5ton / 2,0m³) R$ 320.000,00
Komatsu
WA200-5 (127hp / 10.3ton / 1,7~2,4m³) R$ 315.000,00
XCMG
ZL30H (130hp / 10.6ton / 1,8m³) R$ 230.000,00
Citei apenas as que possuem preços divulgados na revista, as similares de outras marcas, como Volvo e Caterpillar, não divulgaram preços, por isso não incluí.
Eu recomendo que opte sempre pela marca que lhe oferecer melhor e mais eficiente assistência técnica e estoque de peças no Brasil, de preferência, fabricadas aqui e que tenham pontos de atendimento próximos à você.
Eu tenho 2 máquinas Case e gosto delas, porém, sempre que preciso de peças ou suporte da representante no meu Estado, a Brasif Máquinas, pago muito caro pelo produto oferecido e o tempo de entrega é algo que aborrece muito, sendo muito pior caso o equipamento seja importado (no caso das Skid / Minis), onde você perde semanas quando "por Deus" consegue a peça.
Pelas especificações citadas acima (peso, potência e capacidade) e preço, sem pensar na assistência, eu olho com bons olhos para a Hyundai HL740-7A pelo custo x benefício... mas como a W20E não possui tanta ou nenhuma eletrônica embarcada, ainda optaria pela Case.
Espero ter ajudado ;)
-