Preço por metro cúbico de terra

Fórum destinado à discussão de assuntos relacionados à escavação, drenagem de solo, remoção e movimentação de terra.
Responder
DENTINES
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 16 de Julho de 2016 às 21:01
Localização: ouro preto
Contato:

Preço por metro cúbico de terra

Mensagem por DENTINES »

Gostaria de saber se alguem do fórum sabe , quanto posso cobrar por metro cúbico de terra compactado .
No caso meu vou retirar um morro ,e aterrar um fundo ao lado do mesmo, qual preço por metro cúbico poderei cobrar ,
e vo ter que compactar a terra sao 100.000 metros cúbico de terra compactado .
Se alguem puder me ajudar ficarei grato.
Obrigado.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Preço por metro cúbico de terra

Mensagem por Leandro »

DENTINES escreveu:Gostaria de saber se alguem do fórum sabe , quanto posso cobrar por metro cúbico de terra compactado .
No caso meu vou retirar um morro ,e aterrar um fundo ao lado do mesmo, qual preço por metro cúbico poderei cobrar ,
e vo ter que compactar a terra sao 100.000 metros cúbico de terra compactado .
Se alguem puder me ajudar ficarei grato.
Obrigado.
Uma boa ideia de como cobrar por metro cúbico (m³) é fazer o seguinte:
  1. Defina quais equipamentos vai utilizar, para carregar, para transportar, para espalhar e para compactar;
  2. Defina qual o valor de cada equipamento (por diária, por hora, etc);
  3. Defina qual a produção de cada equipamento e qual a produção total no conjunto;
  4. Divida o volume total a ser trabalhado (no seu caso 100 mil m³) pelo volume de produção (por dia ou por hora);
  5. Multiplique o valor do item acima pelo valor dos equipamentos (por diária ou por hora).
Exemplo (valores fictícios):
Em um terreno, para adequar sua topografia ao projeto de terraplenagem (ou projeto de construção) será necessário escavar, carregar e transportar 1200 m³ de terra (já empolado, cerca de 900m³ no corte), neste caso, corte e compensação (ou corte e aterro), sem necessidade de remoção de material para bota-fora e sem necessidade de importar material de fora.

Para esta tarefa, vamos precisar destes equipamentos e seus respectivos custos:
  • 01 Escavadeira hidráulica a R$ 1.000,00 por diária (escavar e carregar) + R$ 1.600,00 de mobilização/desmobilização;
  • 01 Caminhão Basculante 6x4 a R$ 1.000,00 por diária (transportar) + R$ 1.600,00 de mobilização/desmobilização;
  • 01 Trator de Esteiras a R$ 1.500,00 por diária (espalhar) + R$ 1.600,00 de mobilização/desmobilização;
  • 01 Rolo compactador a R$ 1.000,00 por diária (compactar) + R$ 1.600,00 de mobilização/desmobilização.
O custo total seria de R$ 4.500,00 por dia + R$ 6.400,00 de taxa de mobilização/desmobilização.

Imaginando que esses equipamentos, em conjunto, produzam diariamente cerca de 300m³ (corte, transporte e aterro compactado), seriam necessárias cerca de 4 diárias, logo, o custo total seria de R$ 18.000,00 (diárias) + R$ 6.400,00 (mob/desmob) = R$ 24.400,00.
O valor por metro cúbico, medido no corte, seria de R$ 24.400,00 dividido por 900 = R$ 27,11 / m³ no corte.
Já o valor por metro cúbico, medido no caminhão, seria de R$ 24.400,00 dividido por 1.200m³ = R$ 20,33 / m³ no caminhão.

Deu para entender mais ou menos?

Mas para fazer desta forma, é fundamental ter uma real noção da produtividade individual de cada equipamento, caso contrário, o risco de ter prejuízo é muito elevado.

Espero ter ajudado. Obrigado por participar do fórum ;-)
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes