Pesquisa de Mercado da Terraplanagem

Discuta aqui sobre administração de empresas, tributação e leis que direta ou indiretamente estão relacionadas à terraplenagem, mineração e/ou demolição.
Responder
Eduardo Albuquerque
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 14 de Março de 2019 às 13:57
Localização: São Paulo
Contato:

Pesquisa de Mercado da Terraplanagem

Mensagem por Eduardo Albuquerque »

Olá boa tarde!

Inicialmente, parabéns pelo fórum no qual vem ajudando a todos com tantas dúvidas !

Venho a tempos realizando pesquisas antes de entrar no mercado, onde atualmente possuo disponibilidades para inicio da realização do investimento. Ainda assim possuo diversas dúvidas no qual gostaria por gentileza que me ajudasse!
  • Qual a prática realizada contratualmente junto ao funcionário no qual trabalhará temporariamente na obra?
  • Sou de São Paulo e gostaria de saber como anda mercado atualmente, muitas maquinas paradas , escassez de serviço ou o mercado vem aquecendo?
  • Possuo interesse em comprar uma mini carregadeira de início, no qual acredito que tenha uma boa demanda em São Paulo, entretanto atualmente qual modelo de mini carregadeira USADA seria o melhor custo-benefício, levando em consideração a quantidades de horas usadas, marca, modelo e potência procurada por obras?
Desde já agradeço pela atenção,

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Pesquisa de Mercado

Mensagem por Leandro »

Eduardo Albuquerque escreveu:
14 de Março de 2019 às 14:26
Olá boa tarde!

Inicialmente, parabéns pelo fórum no qual vem ajudando a todos com tantas dúvidas !

Venho a tempos realizando pesquisas antes de entrar no mercado, onde atualmente possuo disponibilidades para inicio da realização do investimento. Ainda assim possuo diversas dúvidas no qual gostaria por gentileza que me ajudasse!
  • Qual a prática realizada contratualmente junto ao funcionário no qual trabalhará temporariamente na obra?
  • Sou de São Paulo e gostaria de saber como anda mercado atualmente, muitas maquinas paradas , escassez de serviço ou o mercado vem aquecendo?
  • Possuo interesse em comprar uma mini carregadeira de início, no qual acredito que tenha uma boa demanda em São Paulo, entretanto atualmente qual modelo de mini carregadeira USADA seria o melhor custo-benefício, levando em consideração a quantidades de horas usadas, marca, modelo e potência procurada por obras?
Desde já agradeço pela atenção,
Obrigado pelas palavras e pela participação, caro Eduardo, seja bem-vindo!

Fui sócio de uma empresa de terraplenagem da família por cerca de 20 anos (a empresa tinha 40 anos) e não só vi o mercado mudar demais, mas também ouvi relatos dos familiares que fundaram a empresa sobre essas mudanças.

Eu, particularmente, considero o mercado de terraplenagem para micro e pequenas empresas muito complicado. Lembrando que esta é a minha opinião e não quer dizer que seja a realidade e sim, apenas a minha visão da coisa.

Quando ingressei, em meados de 1997~1998, o mercado de terraplenagem na cidade de São Paulo era bom, existia serviço e existiam várias empresas idôneas concorrendo mais honestamente entre si.

Após o ingresso do PT e seus aliados no poder, senti gradativamente ano após ano um crescimento exponencial de corrupção e a mudança do mercado de terraplenagem, vendo muitas empresas honestas que não aceitaram entrar nos esquemas sujos fechando e abrindo espaço para empresas que atendiam a interesses escusos.

Minha empresa foi uma destas honestas que não conseguiu se manter sem entrar no "esquema" dos corruptos... sempre fomos honestos e não aceitamos nos "adequar" desta forma, encerrando as atividades em 2017.

Nos últimos anos, lutando contra esse novo mercado, percebi que concorria com diversos tipos de prestadores de serviços... tinham aqueles totalmente informais e inexperientes que trabalhavam apenas para pagar prestação de equipamento e dívidas, jogando o preço para baixo para pegar obras quase sem lucro. Tinham aqueles como nós, que pegavam poucas obras por não conseguirem ser tão competitivos, mas que se esforçavam para sempre estar 100% dentro da lei, usando destinação adequada, com total responsabilidade junto aos clientes, sociedade e meio ambiente, que eramos a minoria absoluta. Tinham aqueles que tinham empresa aberta mas faziam tudo que era "maracutaia" para pagar menos imposto, usavam bota-fora clandestino, funcionários sem registro, equipamentos poluentes ou sem manutenção adequada e oferecendo riscos à sociedade. Tinha ainda, aqueles que trabalhavam aparentemente sem lucro algum, mas não eram entidades beneficentes ou sem fins lucrativos, mas sim, segundo relatos de funcionários, usavam a empresa apenas para lavar dinheiro sujo de atividades ilícitas, como tráfico, jogo, etc.

Enfim, não sei como o mercado está hoje, pois já estou há 2 anos fora, mas se ainda estiver como citei, está bem complicado se manter.

Sobre seu interesse em começar com minicarregadeira: CUIDADO!

Geralmente minicarregadeira só pega "bucha", só entra em lugar ruim, tanto para a máquina quanto para o caminhão, que cada vez mais tem restrição de acesso nas vias de São Paulo. Bota-fora legalizado é outra coisa cada vez mais escassa... cuidado! Há grandes chances de pegar obra e não ter onde descartar legalmente o material, principalmente entulho de obras de reforma.

A margem de lucro para minicarregadeiras e miniescavadeiras é muito pequena, sendo o custo de manutenção das minicarregadeiras maior do que das miniescavadeiras.

Na minha opinião, para quem quer começar e lucrar, mesmo que só tendo uma única máquina, tem que começar com uma escavadeira hidráulica de no mínimo 15 toneladas, de preferência, se possível, uma de 20 toneladas... mas isso demanda mais capital e nem sempre é possível... mas vai conseguir ter um bom lucro, desde que faça tudo certinho, contrato, empresa devidamente operacional com tudo regular, etc.

Começar hoje, na capital, com equipamento pequeno, seja minicarregadeira ou miniescavadeira, de forma 100% regular e honesta, não querendo te desanimar, mas vai fracassar devido ao mercado ser muito desonesto e "feroz".

Diferente do que acontece em cidades menores do interior, onde ainda dá para trabalhar bem com equipamentos de pequeno porte... vejo muitos conhecidos que relatam ter apenas 1 mini ou 1 retro e sempre com pelo menos 1 caminhão (truck ou até toco) que conseguem se virar e sustentar a família honestamente.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes