Qual escavadeira antiga comprar

Discussão sobre escavadeiras de esteiras, escavadeiras de rodas ou escavadeiras hidráulicas em geral.
Responder
claudio cesar
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 08 de Setembro de 2013 às 10:08
Localização: itapeva
Contato:

Qual escavadeira antiga comprar

Mensagem por claudio cesar »

preciso comprar uma escavadeira mais antiga tipo poclain ou fiat allis mas tenho medo de nao achar peças ou ter dificuldade de vende-la posteriormente alguem poderia me dar algumas dicas?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Qual escavadeira antiga comprar

Mensagem por Leandro »

claudio cesar escreveu: preciso comprar uma escavadeira mais antiga tipo poclain ou fiat allis mas tenho medo de nao achar peças ou ter dificuldade de vende-la posteriormente alguem poderia me dar algumas dicas?
Caro Cláudio, seja bem-vindo ao nosso fórum!

Bom, equipamento usado é complicado meu amigo. Alguns, como Caterpillar D4, D6 e D8 além de 941 e 955, fabricados na década de 60, 70 e 80, você acha peça original até hoje em Concessionários como Sotreq, por exemplo. Já outras marcas como Case, você recorre à concessionários como Brasif e não tem peça, mesmo para equipamentos fabricados há pouco mais de 10 anos.

Por essas e outras, é importante estudar se realmente vale a pena pegar um equipamento usado e principalmente, tão velho quanto as Case LY2P (escavadeira sobre pneus) ou Case 80CR ou LC80 (escavadeira sobre esteiras) fabricadas na década de 1980 ou ainda, uma FiatAllis S90 ou FE105.

Peças para motor, se utilizarem MWM, Cummins ou Mercedes-Benz, é fácil achar peça original. Já o restante, fica mais complicado, principalmente da parte elétrica, estrutural, lataria e rodante, embora algumas coisas você mesmo possa fazer sob encomenda, como buchas, pinos, camisas, hastes, reparos, mangueiras, etc...

Se alguém por aqui tiver equipamentos como os citados e puder ajudar nosso amigo Cláudio, dêem sua opinião...

Fotos dos equipamentos citados (clique para ver):
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

claudio cesar
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 08 de Setembro de 2013 às 10:08
Localização: itapeva
Contato:

RE: Qual escavadeira antiga comprar

Mensagem por claudio cesar »

b dia Leandro
Obrigado pela atenção.Me disseram que as fiat-allis (s90 e f105) são um pouco mais facil de achar peça,eu me preocupo mais com a parte hidraulica(tração e giro),pque são componentes caros,pois as partes mecanicas podem ser fabricadas com certa facilidade.Aqui na minha região tem uma escavadeira Bantam a venda,mas essa marca é tão rara de se ver que a gente fica meio ressabiado de não achar peça em lugar algum,embora tenha motor MWM,já oviu falar da Bantam?(eles fabricavam guindastes).Se eu me decidir por uma maquina um pouco melhor como uma komatsu pc150 ou 200,fica mais facil a manutenção?
abraço e obrigado pela paciência.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Qual escavadeira antiga comprar

Mensagem por Leandro »

claudio cesar escreveu: b dia Leandro
Obrigado pela atenção.Me disseram que as fiat-allis (s90 e f105) são um pouco mais facil de achar peça,eu me preocupo mais com a parte hidraulica(tração e giro),pque são componentes caros,pois as partes mecanicas podem ser fabricadas com certa facilidade.Aqui na minha região tem uma escavadeira Bantam a venda,mas essa marca é tão rara de se ver que a gente fica meio ressabiado de não achar peça em lugar algum,embora tenha motor MWM,já oviu falar da Bantam?(eles fabricavam guindastes).Se eu me decidir por uma maquina um pouco melhor como uma komatsu pc150 ou 200,fica mais facil a manutenção?
abraço e obrigado pela paciência.
Bom dia Cláudio!

Sim, já ouvi falar de Bantam sim. A Bantam realmente vendeu muito guindaste como este S628 aqui (clique para ver a foto).

Tem até no Mercado Livre para venda uma escavadeira desta marca, com motor Mercedes-Benz, veja:
Imagem

Para falar a verdade, eu acho uma tremenda furada, mas não conheço a fundo a marca, mas como tem pouca no mercado, deve ter pouca gente vendendo peças e já não devem mais existir quem fabrique, vendem peças de estoque. Tenho um amigo que tem muitos guindastes antigos de marcas como Bucyrus Erie, P&H Villares e Link-Belt e não acham peças para elas, tudo o que precisa tem que mandar fazer sob encomenda ou na própria oficina.

Se você optar por PC150 ou PC200 da Komatsu, imagino que será mais fácil achar peças, mas a diferença de preço para as Poclain que citou realmente será muito diferente. Normalmente você vai achar Poclain entre R$ 30 e 40 mil (acima disso é loucura pegar) e PC150 você acha por R$ 90~100 mil. No entanto, se você optar por gastar esse montante, por volta dos R$ 100 mil, eu recomendo procurar Caterpillar 320B ou 320C. Comprando Caterpillar, pelo menos aqui em São Paulo - SP, é muito, mas muito fácil achar peça original com preços ótimos. Também tem no Mercado Livre algumas para você ver.

Abraço!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

claudio cesar
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 08 de Setembro de 2013 às 10:08
Localização: itapeva
Contato:

RE: Qual escavadeira antiga comprar

Mensagem por claudio cesar »

b noite leandro
achei que a 320c fosse mais cara,tem o fator consumo tambem,como meu uso é florestal nao preciso de muita potencia,tenho medo da 320 consumir muito,sabe qual o consumo medio de uma pc150 ou uma 320c?
abraço

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Qual escavadeira antiga comprar

Mensagem por Leandro »

claudio cesar escreveu: b noite leandro
achei que a 320c fosse mais cara,tem o fator consumo tambem,como meu uso é florestal nao preciso de muita potencia,tenho medo da 320 consumir muito,sabe qual o consumo medio de uma pc150 ou uma 320c?
abraço
A Komatsu PC150 pesa em torno de 15.300 Kg e a Caterpillar 320C-L em torno de 21.700 Kg, o que já representa um desgaste natural maior da parte rodante pela máquina que for mais pesada. Se a máquina tiver que se deslocar bastante no uso florestal, diferente do que ocorre na terraplenagem, uma máquina mais pesada pode te representar um custo a mais se optar pela máquina maior e mais pesada, visto que a parte rodante é um dos itens mais caros em todas as máquinas que utilizam esteiras.

Já sobre o consumo, como a Caterpillar 320 é maior e mais forte que a Komatsu PC 150, também vai consumir mais combustível. A Caterpillar 320C é equivalente a Komatsu PC 200, porém, se para você potência e força não são necessariamente o mais importante, opte por máquinas menores.

Se for comparar escavadeiras na faixa de 15 toneladas, você pode incluir além da Komatsu PC150 a Caterpillar 312 ou 315, que são ótimas!

Sobre consumo, não tenho dados, mas pode ter certeza, quanto maior o motor (em litros), maior o consumo.

Por exemplo, a Caterpillar 315C L utiliza motor de 5 litros que provêm 110HP, ao passo que a Caterpillar 320C L utiliza motor de 6.37 litros e 138 HP, logo, a 315C L será cerca de 20% mais econômica em relação ao consumo de combustível se comparada à 320C L, não levando em consideração é claro, a produtividade, que indiscutivelmente será maior na 320C L.

Realmente, se no seu caso não é imprescindível a produtividade e o trabalho não é pesado, optar pela Komatsu PC 150 realmente me parece uma boa pedida, ou ainda, as próprias Poclain 80CR, sendo que a Komatsu, principalmente por ser mais nova, terá peças sobressalentes mais fáceis de encontrar enquanto as Case Poclain serão de difícil manutenção devido à falta de peças e mão-de-obra especializada, além de reduzido valor de revenda.

O complicado na hora de comprar e vender equipamentos usados, principalmente muito antigos, é a imensa oferta de financiamento e agora de equipamentos chineses. Eu mesmo tenho uma Case 95XT que vale uns R$ 80 mil (ano 2002) e sua equivalente, nova, Case SV300, custa R$ 250 mil, mas tenho certeza que se quiser vender a minha por R$ 50 mil, ficarei meses anunciando. Embora a máquina seja a melhor já fabricada no segmento de minicarregadeiras de pneus, muita gente pensará porquê pagar R$ 50 mil num equipamento de 2002 sendo que posso comprar uma minicarregadeira 0km por apenas R$ 70 mil? A maioria das pessoas não vai analisar potência, produtividade, segurança, etc... vai na maioria das vezes avaliar apenas o valor de aquisição.

Com este exemplo, quero que entenda que se pagar R$ 70 a 80 mil numa Case Poclain, nunca pegará isso no futuro, pelo contrário, este equipamento há 2 ou 3 anos atrás, antes da popularização das escavadeiras, que deram um boom, custava R$ 25~30 mil. Este é o valor correto deste equipamento. O que estão pedindo acima disso hoje em dia, é pura especulação, em breve, os preços cairão devido à enorme oferta de usados, pode escrever.

Concluindo, na minha opinião, a Poclain 80CR te atenderia perfeitamente, porém, não pagaria mais de R$ 40 mil numa em ótimo estado de conservação. Eu, particularmente, optaria, levando em consideração que não precisa de um equipamento potente e grande, por uma Komatsu PC 150 por ter menor preço de aquisição, no máximo na faixa dos R$ 70 a 80 mil e usar comandos joystick, além de ser mais ágil e rápida.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes