qual maquina comprar para investir?

Fórum destinado à discussão de assuntos relacionados à escavação, drenagem de solo, remoção e movimentação de terra.
Responder
Fernando Pavan
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 09 de Setembro de 2015 às 17:33
Localização: ji paraná RO
Contato:

qual maquina comprar para investir?

Mensagem por Fernando Pavan »

Alo amizades do terraplenagem, alo sr Leandro


primeiro quero deixar registrado a admiração com o site, tudo muito bem bolado, e com o grande conhecimento do administrador, pra mim esta sendo uma aula sempre que leio as postagens

aqui na minha região, rondonia, tem muita propriedade rural, então a questão é, para esse tipo de cenário, quais as máquinas mais indicadas, que desempenham maior quantidade de funções.  trator de esteira, retro escavadeira , pá carregadeira ou escavadeira hidráulica?pergunto também em relação ao custo benefício, o retorno do investimento, pois sei que existe uma grande diferença em termos de hora máquina.

agradeço a contribuição!
Editado pela última vez por Fernando Pavan em 15 de Setembro de 2015 às 00:07, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: qual maquina comprar para investir?

Mensagem por Leandro »

Ai caramba... como não vi seu tópico até hoje, como???

Meu amigo, por favor, me desculpe pela demora em respondê-lo e muito, mas muito obrigado pelas palavras.

São muito poucas as pessoas que têm a consciência de reconhecer o trabalho alheio e ainda por cima, perder alguns minutos para elogiá-lo. Muito obrigado mesmo.

Bom, voltando ao assunto do tópico, não tenho muito como opinar pois está bem fora da área em que tenho mais experiência, e do meu pai, meu mentor nesta área, trabalhando com terraplenagem desde 1970 e com empresa fundada em 1980 até hoje, ou melhor, até quando o governo deixar, pois o governo está cada vez mais convencendo-o a fechar a empresa e se aposentar, afinal, é muito trabalho, muita dor de cabeça para pouco lucro. O trabalho não é ruim, mas o governo está a cada dia mais "amarrando" as suas mãos com tanta burocracia para tudo, tanto imposto, tanta licença, etc.

Minha experiência com terraplenagem, que hoje já soma mais de 20 anos, é 80% em zonas urbanas, principalmente na Grande São Paulo. Em zonas rurais, já trabalhei, mas com bem menos frequência.

Aqui em São Paulo, como em qualquer grande cidade ou metrópole, temos muitas exigências quanto a poluição, seja do ar, do solo ou sonora. Então, o equipamento não pode poluir o ar de forma demasiada, a combustão tem que resultar em gases saindo pelo escapamento praticamente transparentes. Não se pode ter vazamentos de óleo ou água, em hipótese alguma. Se um fiscal ver sua máquina pingando óleo ou "melada", ainda que sem pingar constantemente, sua máquina poderá ser rejeitada na obra e, dependendo do tamanho do vazamento, em caso de rompimento de mangueiras, por exemplo, já vi multas astronômicas e imposição de troca de solo para descontaminação. E a poluição sonora? Máquina que faz barulho demais então, por aqui tem um tal de Psiu, da prefeitura de São Paulo, que geralmente poderá autuar a obra se o ruído for demasiado e principalmente, fora do horário comercial.

Em zonas rurais, aí é um paraíso. Não que por falta de fiscalização ou por ausência de leis ambientais rígidas você vá "descambar" e sair com uma máquina parecendo uma "Maria Fumaça" ou jogando óleo pelo chão. Não. Mas dá pra trabalhar muito mais sossegado. Quem nunca viu um D8 ou um Motoescraper na produção fazendo muita fumaça preta? Pois é, isso é comum e inerente ao porte, ao tamanho do motor ali utilizado, mas se alguém das grandes metrópoles verem isso, acho que infartam! Rs.

Dentre todas as máquinas de terraplenagem que eu conheço, sem dúvida alguma, a mais versátil e eficiente é a retroescavadeira 4x4. Faço questão de deixar claro que estou citando a retroescavadeira 4x4, pois meu pai tem retroescavadeira 4x2 e eu inclusive já a operei por inúmeras vezes e vou te falar uma coisa, o "peão" que senta no banco dela tem que ser bom, tem que ter paciência e criatividade... pois é um constante exercício para a alma, um verdadeiro desafio profissional fazer bem feito com uma retroescavadeira 4x2, principalmente em terrenos acidentados e/ou brejosos.

Mas tudo depende de qual será a tarefa mais executada (escavação, nivelamento, destoca, raspagem de vegetação, ponta de aterro, abertura de valas, limpeza de córregos, etc). E claro, do volume movimentado (quanto maior o volume, maior deverá ser o porte da máquina) e do espaço (quanto menor a área, menor deve ser o porte da máquina).

Por exemplo, aqui em São Paulo, para carregar caminhões utiliza-se muito minicarregadeiras de 3 a 4 toneladas com levantamento vertical. Elas são compactas e ideais para os terrenos pequenos, que geralmente tem no máximo 5m de largura (5x25).
Já no interior ou zonas rurais, onde não há restrição de espaço, uma Caterpillar 930 ou uma Case W20, terá um custo de aquisição e de manutenção absurdamente menor e a produtividade para esta finalidade (carregamento de caminhões basculantes), também será bem maior.

Entende? Depende muito do tipo de trabalho, do volume trabalhado e do espaço disponível.

Para poder te ajudar melhor, seria muito interessante você dar maiores detalhes do emprego desta máquina.

Abração!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes