Escavação tanques de piscicultura.

Fórum destinado à discussão de assuntos relacionados à escavação, drenagem de solo, remoção e movimentação de terra.
Responder
LincolnAquicultura
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 13 de Setembro de 2014 às 13:03
Localização: M.C.Rondon - PR
Contato:

Escavação tanques de piscicultura.

Mensagem por LincolnAquicultura »

Bom dia pessoal, me registrei a poucos dias, a fim de compartilhar uma ideia e obter informações com quem já entende.
Tenho uma propriedade de 5 alqueires no Oeste do Paraná, tenho um projeto em andamento para escavar 60.000m², aproximadamente 90.000m³ de terra. Serão 15 tanques com aproximadamente 4.200m². O orçamento para esta escavação aqui na região está em torno de R$245.000,00 pra me entregar toda a escavação pronta.
Minha dúvida é: seria viável investir numa máquina seminova (08-10) até uns R$200.000,00 para eu mesmo executar esta obra? O ideal seria uma escavadeira hidráulica? Detalhe, nunca operei uma máquina pesada. Tenho 5 meses para executar a obra, não tenho muita pressa, pois o serviço será para mim e em minha propriedade.
Segue foto do local para ter ideia do terreno, é muito plano, pouco desnível, terra mista argilosa/vermelha.
Obrigado pelo espaço!
Abraços.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Escavação tanques de piscicultura.

Mensagem por Leandro »

Caro LincolnAquicultura, primeiramente, gostaria de dar-lhe as boas vindas ao nosso fórum.

Sobre sua dúvida, é complicado opinar. De imediato, se o senhor não tem experiência e não pensa em contratar um operador experiente, não aconselho a compra do equipamento. Embora pareça ser mais fácil do que dirigir um carro, operar equipamentos requer mais do que noção das funções das alavancas, afinal, andar para frente e para trás ou simplesmente virar ou esticar e recolher o braço de uma escavadeira, é relativamente fácil e até uma criança de 6 ou 7 anos é capaz de fazer. Porém, um descuido pode representar risco à vida ou à integridade física do operador e pessoas a sua volta. Além do risco à segurança, é relativamente alta a probabilidade de quebra ou diminuição acentuada na vida útil do equipamento e seus componentes através da operação de uma pessoa não qualificada.

Ainda se pensar em contratar um operador qualificado e experiente, é necessário avaliar a necessidade de mais de 1 equipamento, afinal, uma escavadeira ou um trator de lâmina sobre esteiras, jamais fará um trabalho deste porte sozinho. Normalmente será necessária a utilização de pelo menos 2 máquinas (uma para escavar e outra para espalhar a terra escavada) e no mínimo 1 ou 2 caminhões para que os equipamentos não fiquem ociosos no "vira-vira" do transporte interno da terra gerada pela escavação. Logo, o investimento, como pode ver, não é tão pequeno assim.

Além disso, se há prazo para conclusão, imagino que apenas 2 máquinas (uma escavadeira hidráulica para escavação e carregamento de caminhões e um trator de lâmina sobre esteiras para espalhamento e nivelamento da terra gerada na escavação) e 2 caminhões, possam não ser capazes de concluir tal obra em apenas 5 meses no seu total, até porquê imagina-se que em breve iniciaremos a época de chuvas pois com a chegada do verão, é comum pancadas ao final da tarde. Com a quantidade de equipamentos que citei, seriam movimentados aproximadamente 20.000m³ / mês no máximo.

Espero ter ajudado.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

LincolnAquicultura
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 13 de Setembro de 2014 às 13:03
Localização: M.C.Rondon - PR
Contato:

RE: Escavação tanques de piscicultura.

Mensagem por LincolnAquicultura »

Boa noite, muito obrigado pela recepção e obrigado pela resposta, me fez refletir bastante!
Vamos lá.. a mão de obra aqui na região está super escassa e com certeza se torna inviável trazer alguém de outro lugar para trabalhar (deslocamento/hospedagem), mas a procura por um operador continua. Outro fator, que acho que em sua região não é agravante que é o descuido com equipamento, omissão de problemas, demora para execução do serviço (o operador iria trabalhar por prazo determinado até finalizar a obra) o que tornaria cada vez mais caro. Obs.: não estou generalizando, mas vejo isso acontecer aqui em minha região, infelizmente, por outro lado, acho que não valorizam o trabalhador, acho que deveriam ganhar mais!
Concordo com os riscos de acidentes, erros na operação, não ter muita noção por ser inexperiente, mas acredito que como todos operadores, tem que ter um start.. então, isso me deixa mais tranquilo, afinal, iria procurar um pequeno curso de capacitação.
Agora referente ao prazo e número de equipamentos necessários, isso me deixou receoso, vou atrás de quem me passou o orçamento para saber o que seria incluso no serviço, pelo que lembro, não teria caminhões, apenas escavadeira e trator esteira para compactação. O prazo, me prometeram entrega em 3 meses, joguei 2 meses a mais no caso se eu fosse operar, mas vou me informar mais sobre o assunto.
Por fim, vejo que o investimento em tal equipamento, é viável se der continuidade, e não apenas em minha propriedade, então quem sabe uma nova fonte de renda, a piscicultura aqui na região está em franca expansão. Quanto tomar a decisão volto novamente para pedir ajuda quanto ao equipamento, mais uma vez, obrigado!
Editado pela última vez por LincolnAquicultura em 06 de Novembro de 2014 às 23:23, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Escavação tanques de piscicultura.

Mensagem por Leandro »

Somente complementando o que você citou, imagino que a utilização de pelo menos 1 ou 2 caminhões de 10m³ seria imprescindível tanto para "agilizar" os trabalhos reduzindo o prazo de entrega quanto para economia com os maquinários, geralmente mais caros que os caminhões.

Sobre seus comentários, sim, todo operador precisa de oportunidade para começar, porém, é importante que haja treinamento para isso.

Há algumas décadas atrás, não havia cursos para esta profissão e geralmente o treinamento era dado apenas em grandes empresas. Em empresas de pequeno e médio porte, quando se fazia necessário um operador para determinada máquina, o mesmo aprendia em campo, na própria obra.

Outro fator é a responsabilidade do profissional. Não sei como é na sua região, mas aqui em São Paulo e em grandes capitais do Brasil vemos muito pseudo profissional que não tem qualquer comprometimento com a empresa e seu patrão, não dando a mínima se a empresa tem lucro ou prejuízo, visando apenas seu salário. Independente do salário, se eu me comprometo a trabalhar por R$ 1,00 ou R$ 1.000,00, independente do valor, tenho que desempenhar a tarefa a qual me comprometi, salário baixo não é justificativa.

Bem... espero poder ter ajudado e fico à disposição.

Abraço ;-)
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

LincolnAquicultura
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 13 de Setembro de 2014 às 13:03
Localização: M.C.Rondon - PR
Contato:

RE: Escavação tanques de piscicultura.

Mensagem por LincolnAquicultura »

Bom dia.. Obrigado pela prontidão Leandro..
Entendo o que quer dizer sobre questão de segurança e também de operador, aqui na região, o trabalho será 100% agrícola, no começo...
Diante disso penso que o risco é com certeza muito menor, pois não vai envolver outras pessoas a não ser quem está ali trabalhando na obra, que será o operador, eu e motorista de caminhão, e se no caso eu for o operador irei fazer algum curso antes, já estou a procura..
Estou decidido a comprar o equipamento, porém, qual?
kkkk
Enfim, não conheço nada sobre os modelos, tenho noção em ordem de peso operacional, vejo que uma máquina comparando a CAT 320 a 329 já serve para a empreitada, é o que geralmente usam por aqui, inclusive uma empresa fez o um orçamento com base na hora máquina da CAT329 (R$250,00).
A dúvida é.. qual é uma maquina interessante para trabalhar nessas condições? Não entendo a nomeclatura que usam, por exemplo, CAT320 (20=peso operacional 20 t, correto?), mas e as letras? B, C, D, DL.. e por aí vai... não precisa ser uma máquina compacta, não precisa ser giro zero (dimensões não ultrapassam largura da esteira durante o giro, correto?).. a única exigência seria cabinada com ar cond. braço de longo alcance acho que é importante na escavação de tanques e capacidade da concha de 1 a 1,3 mts³..
Bom, sei que abusei no pedido de ajuda.. mas se puderem, será de grande serventia.
Obrigado desde já!

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Escavação tanques de piscicultura.

Mensagem por Leandro »

LincolnAquicultura escreveu: Bom dia.. Obrigado pela prontidão Leandro..
Entendo o que quer dizer sobre questão de segurança e também de operador, aqui na região, o trabalho será 100% agrícola, no começo...
Diante disso penso que o risco é com certeza muito menor, pois não vai envolver outras pessoas a não ser quem está ali trabalhando na obra, que será o operador, eu e motorista de caminhão, e se no caso eu for o operador irei fazer algum curso antes, já estou a procura..
Estou decidido a comprar o equipamento, porém, qual?
kkkk
Enfim, não conheço nada sobre os modelos, tenho noção em ordem de peso operacional, vejo que uma máquina comparando a CAT 320 a 329 já serve para a empreitada, é o que geralmente usam por aqui, inclusive uma empresa fez o um orçamento com base na hora máquina da CAT329 (R$250,00).
A dúvida é.. qual é uma maquina interessante para trabalhar nessas condições? Não entendo a nomeclatura que usam, por exemplo, CAT320 (20=peso operacional 20 t, correto?), mas e as letras? B, C, D, DL.. e por aí vai... não precisa ser uma máquina compacta, não precisa ser giro zero (dimensões não ultrapassam largura da esteira durante o giro, correto?).. a única exigência seria cabinada com ar cond. braço de longo alcance acho que é importante na escavação de tanques e capacidade da concha de 1 a 1,3 mts³..
Bom, sei que abusei no pedido de ajuda.. mas se puderem, será de grande serventia.
Obrigado desde já!
Bom, se não quiser ter dores de cabeça... a única marca que recomendo com 100% de certeza de satisfação é a Caterpillar. A Case também possui equipamentos de qualidade similar, porém, a experiência que tenho com o atendimento da Brasif (revendedor Case na minha região) é horrível.

Pense que o peso operacional da máquina diz respeito basicamente ao tamanho e influi diretamente na sua produtividade pois quanto maior o tamanho/peso, maior sua capacidade.
Porém, deve-se avaliar que quanto maior a máquina (peso operacional), maior o custo de aquisição, abastecimento, manutenção e reparos. Deve-se avaliar se é justificado o investimento maior nos itens citados anteriormente em decorrência da maior produtividade e sua necessidade.
Além disso, quanto maior a máquina, mais problemático o transporte da mesma. Se a mesma atuará em locais distintos a longas distâncias, principalmente demandando tráfego em rodovia, quanto maior a máquina, maior e mais complicado será seu transporte.

Se avaliarmos apenas a capacidade da caçamba, de aproximadamente 1 a 1,3m³, eu recomendaria uma escavadeira hidráulica de 20 a 24 toneladas (veja nosso comparativo de marcas e modelos aqui).

Mas, é preciso ver também a questão do alcance de escavação do braço, entende?

Sobre a nomenclatura, letras e números no modelo das escavadeiras Caterpillar, não sei tudo, mas é mais ou menos assim na escavadeira hidráulica Caterpillar 320:
- 320 = Escavadeira de Peso Operacional Aproximado de 20 toneladas;
- L ou LC = L ou LC é o modelo com truck longo, ou seja, a parte rodante é maior, promovendo maior contato com o solo e maior estabilidade;
- Demais letras que sucedem o 320 dizem respeito ao ano/modelo de fabricação, pois foram "lançados" nesta ordem: 320 > 320B > 320C > 320D e a atual 320E, da mais antiga para a mais nova.

Como não há uma padronização, há de se verificar com cada fabricante.

Sobre o Ar-Condicionado, é algo bem problemático em algumas máquinas. Tenho um amigo (da Perwal Terraplenagem) que tem escavadeiras que nunca conseguiu utilizar o ar-condicionado de tanto problema que dava, das marcas Yanmar e Doosan. A assistência mexeu inúmeras vezes e nunca funcionou, acabando a garantia das máquinas sem que solucionassem o problema... mas ele deixou para lá, mesmo tendo total direito de continuar brigando por isso. Mas aí, volto ao ponto inicial... Caterpillar é outra história...

Se na sua região a Case tiver um bom atendimento, uma ótima pedida é a Case CX220B... agora se for atendido pela Brasif, esquece...
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes