Gostaria de saber se alguem do fórum sabe , quanto posso cobrar por metro cúbico de terra compactado .
No caso meu vou retirar um morro ,e aterrar um fundo ao lado do mesmo, qual preço por metro cúbico poderei cobrar ,
e vo ter que compactar a terra sao 100.000 metros cúbico de terra compactado .
Se alguem puder me ajudar ficarei grato.
Obrigado.
Preço por metro cúbico de terra
-
- Novato
- Contato:
- Leandro
- Fundador
- Contato:
Re: Preço por metro cúbico de terra
Uma boa ideia de como cobrar por metro cúbico (m³) é fazer o seguinte:DENTINES escreveu:Gostaria de saber se alguem do fórum sabe , quanto posso cobrar por metro cúbico de terra compactado .
No caso meu vou retirar um morro ,e aterrar um fundo ao lado do mesmo, qual preço por metro cúbico poderei cobrar ,
e vo ter que compactar a terra sao 100.000 metros cúbico de terra compactado .
Se alguem puder me ajudar ficarei grato.
Obrigado.
- Defina quais equipamentos vai utilizar, para carregar, para transportar, para espalhar e para compactar;
- Defina qual o valor de cada equipamento (por diária, por hora, etc);
- Defina qual a produção de cada equipamento e qual a produção total no conjunto;
- Divida o volume total a ser trabalhado (no seu caso 100 mil m³) pelo volume de produção (por dia ou por hora);
- Multiplique o valor do item acima pelo valor dos equipamentos (por diária ou por hora).
Em um terreno, para adequar sua topografia ao projeto de terraplenagem (ou projeto de construção) será necessário escavar, carregar e transportar 1200 m³ de terra (já empolado, cerca de 900m³ no corte), neste caso, corte e compensação (ou corte e aterro), sem necessidade de remoção de material para bota-fora e sem necessidade de importar material de fora.
Para esta tarefa, vamos precisar destes equipamentos e seus respectivos custos:
- 01 Escavadeira hidráulica a R$ 1.000,00 por diária (escavar e carregar) + R$ 1.600,00 de mobilização/desmobilização;
- 01 Caminhão Basculante 6x4 a R$ 1.000,00 por diária (transportar) + R$ 1.600,00 de mobilização/desmobilização;
- 01 Trator de Esteiras a R$ 1.500,00 por diária (espalhar) + R$ 1.600,00 de mobilização/desmobilização;
- 01 Rolo compactador a R$ 1.000,00 por diária (compactar) + R$ 1.600,00 de mobilização/desmobilização.
Imaginando que esses equipamentos, em conjunto, produzam diariamente cerca de 300m³ (corte, transporte e aterro compactado), seriam necessárias cerca de 4 diárias, logo, o custo total seria de R$ 18.000,00 (diárias) + R$ 6.400,00 (mob/desmob) = R$ 24.400,00.
O valor por metro cúbico, medido no corte, seria de R$ 24.400,00 dividido por 900 = R$ 27,11 / m³ no corte.
Já o valor por metro cúbico, medido no caminhão, seria de R$ 24.400,00 dividido por 1.200m³ = R$ 20,33 / m³ no caminhão.
Deu para entender mais ou menos?
Mas para fazer desta forma, é fundamental ter uma real noção da produtividade individual de cada equipamento, caso contrário, o risco de ter prejuízo é muito elevado.
Espero ter ajudado. Obrigado por participar do fórum ;-)
-