Qual trator de esteira comprar?

Fórum sobre tratores de esteiras com lâmina.
Responder
SERGIO NUNES XAVIER
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 27 de Novembro de 2015 às 20:35
Localização: GARACIABA-SC
Contato:

Qual trator de esteira comprar?

Mensagem por SERGIO NUNES XAVIER »

Quero comprar um trator de esteira um komatsu (d51 ex ou d61 ex) ano 2008 a 2010,quais as vantagens de optar por um mais leve ou mais pesada, o custo de manutenção seria um grande diferencial para a escolha. Ha uma grande diferença de produtividade pelo fato do peso da maquina ser maior Já tenho um D-50 komatsu. Me de algumas dicas que me ajude.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Qual trator de esteira comprar?

Mensagem por Leandro »

SERGIO NUNES XAVIER escreveu:Quero comprar um trator de esteira um komatsu (d51 ex ou d61 ex) ano 2008 a 2010,quais as vantagens de optar por um mais leve ou mais pesada, o custo de manutenção seria um grande diferencial para a escolha. Ha uma grande diferença de produtividade pelo fato do peso da maquina ser maior Já tenho um D-50 komatsu. Me de algumas dicas que me ajude.
Na minha opinião o porte do Komatsu D50A-17 é o mesmo do D51EX-22 (sendo o D50A-15 menor e mais fraco), porém, imagino que com diferença "tecnológica" de uns 10 ou 15 anos, talvez até 20 anos, logo, além de mais fácil de operar, o D51EX-22 é mais produtivo que o D50A-17 e com certeza muito mais que o Komatsu D50A-15.

Algumas especificações (aproximadas) dos tratores de esteira citados:
  • Komatsu D61EX-23M0 - 19.770 kg de peso operacional, 170 hp de potência e 3,8 m³ de capacidade da lâmina padrão;
  • Komatsu D61EX-15E0 - 19.000 kg de peso operacional e 170 hp de potência e 3,8 m³ de capacidade da lâmina padrão;
  • Komatsu D51EX-22 - 14.000 kg de peso operacional e 133 hp de potência e 2,7 m³ de capacidade da lâmina padrão;
  • Komatsu D50A-17 - 12.240 kg de peso operacional e 124 hp de potência e ? m³ de capacidade da lâmina padrão;
  • Komatsu D50A-15 - 11.450 kg de peso operacional e 90 hp de potência e 2,5 m³ de capacidade da lâmina padrão;
Veja nossa análise sobre alguns destes tratores: Para maiores informações consulte o site da Komatsu (http://www.komatsu.com.br) ou da Bauko (http://www.bauko.com.br), revendedor oficial Komatsu no Brasil.

Quanto ao peso operacional e produtividade, geralmente a relação que deve ser analisada é Peso x Potência. De nada adianta ter um equipamento pesado se o motor não for potente, pois ele não terá força para cortar o solo e empurrar a quantidade ideal de material. Assim como não adianta um trator com motor muito potente e ser pequeno e leve, pois estará sobrando potência a toa.

Agora se ambos tiverem uma boa relação peso x potência, quanto mais pesado, teoricamente, maior a produção, geralmente porque esse peso maior é resultado de um equipamento também maior, mais robusto, com uma lâmina maior, etc., mas nunca se deve analisar a compra de um trator apenas com base no peso operacional, pois há inúmeros fatores que devem ser levados em consideração.

Como sugestão, leia nosso artigo comparativo de trator de esteira de 13 a 16 toneladas aqui: http://www.terraplenagem.net/comparativ ... adas-3891/ ;-)

Fonte: RichieSpecs

SERGIO NUNES XAVIER
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 27 de Novembro de 2015 às 20:35
Localização: GARACIABA-SC
Contato:

D-51 OU D61

Mensagem por SERGIO NUNES XAVIER »

Na verdade eu gostaria de saber a diferença entre o D-51 e D-61,(em produtividade e manutenção) o custo beneficio vale a pena ter uma maquina de maior porte ou seja o D-61, ou elas produzem igual, e o custo entre elas não compensa ter maquina de porte maior.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: D-51 OU D61

Mensagem por Leandro »

SERGIO NUNES XAVIER escreveu:Na verdade eu gostaria de saber a diferença entre o D-51 e D-61,(em produtividade e manutenção) o custo beneficio vale a pena ter uma maquina de maior porte ou seja o D-61, ou elas produzem igual, e o custo entre elas não compensa ter maquina de porte maior.
Se for comparar, segundo o custo horário informado pela Sobratema:
  • D51EX-22: R$ 215,39
  • D61EX-23M0: R$ 239,00
Diferença de aproximadamente 11~12 % do menor para o maior no que diz respeito ao custo horário.

Já a produtividade:
  • D51EX-22: 3,8m³
  • D61EX-23M0: 3,4m³ até 5,2m³
Diferença de até 37% do menor para o maior.

Comparativo da Sobratema:
Imagem

Se for considerar o custo horário informado pela Sobratema e a produtividade informada pelo fabricante quanto à capacidade da lâmina, é bem mais vantajoso ter o equipamento maior.

Mas na minha sincera opinião, dependerá muito do volume de material que você tem a movimentar nas tarefas a que o trator será empregado.

Mas vamos deixar o tópico aberto para quem sabe alguém que tenha os dois equipamentos ou tenha trabalhado com os dois possa opinar ;-)
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes