Fórum de cara nova!!!

Área reservada aos avisos e comunicados da administração do Terraplenagem Net para os membros e visitantes do fórum.
Responder
Avatar do usuário
Terraplenagem Net
Gerente
Gerente
Mensagens: 74
Registrado em: 29 de Abril de 2010 às 00:09
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Fórum de cara nova!!!

Mensagem por Terraplenagem Net »

Olá a todos, amigos visitantes e membros do fórum!

Já há algum tempo estávamos planejando a migração do nosso sistema de fórum para uma outra plataforma, porém, relutávamos por acreditar que o sistema antigo ainda tivesse um grande potencial.

Desde o início do Terraplenagem.Net, trabalhamos com o MyBB como sistema de gerenciamento do fórum (script escrito em PHP usando SQL como banco de dados). Quando optamos pelo MyBB, acreditávamos que, dentre as principais opções de scripts gratuitos, nas quais também avaliamos o uso do phpBB e do SMF, acabamos escolhendo o MyBB pois apresentava mais recursos e opções, tanto para o gerenciamento quanto para os usuários, além de ter um layout muito bonito e moderno para a época.

O tempo passou e o MyBB foi ficando cada vez melhor, porém, mesmo assim, o script não se popularizou entre os programadores brasileiros, logo, tanto o sistema quanto suas modificações (os MODs), careciam de traduções para o português brasileiro, por isso investimos tempo colaborando com a equipe de desenvolvimento inclusive oferecendo uma tradução para Português Brasileiro de forma totalmente grátis e livre.

Mas com o advento do HTML5 e CSS3, além da exigência do Google para que todos os sites sejam responsivos e compatíveis com dispositivos móveis, a equipe do MyBB não acompanhou esta evolução e as novas exigências e exatamente por essa demora em "evoluir", fomos obrigados a considerar a migração para outro sistema.

Outro fator decisivo foi a ausência de plugins ou mods para incluir banners publicitários no fórum, pois os existentes não foram atualizados acompanhando as novas versões do MyBB e assim deixaram de ser compatíveis. Desta forma, ou deixávamos o fórum desatualizado, diminuindo sua segurança ou deixávamos o fórum sem banners publicitários.

Com a segurança reduzida não poderíamos ficar, afinal, não se trata apenas do nosso fórum, mas principalmente dos dados fornecidos pelos usuários durante o cadastro que estariam expostos a possíveis ataques. Isso não poderíamos permitir.

Deixar o fórum sem banners publicitários, também não é possível, afinal, como tudo que é acessado gratuitamente na internet, é grátis apenas para o usuário visitante, pois para a empresa responsável pelo site, há vários custos como registro e manutenção de domínio, servidor de hospedagem, profissionais de TI, entre outros.

Então, mantivemos o fórum com o MyBB 100% atualizado, porém, praticamente sem banners publicitários e consequentemente sem gerar renda. Ficou assim decidido que teríamos que substituir o script o quanto antes.

Ao começar a escolher qual seria o nosso novo sistema, tivemos que dar preferência para sistemas gratuitos, para não termos que pagar a cada atualização ou nova versão, além de não ter que pagar também quando quiséssemos incluir alguma nova função através de mods ou extensões. Um sistema gratuito nos permite mantê-lo 100% atualizado constantemente devido a ausência de custos com licenças.

Como já utilizamos o phpBB, um dos mais utilizados sistemas de fórum em PHP e SQL, em nosso fórum do Guia da Obra desde 2007, sem qualquer tipo de problema, ele foi desde o início o grande preferido por nossa equipe. Ao avaliarmos as outras opções gratuitas, o phpBB foi a melhor escolha no final das contas.

Como o novo sistema é bem diferente do antigo, o layout teve que ser alterado. Esperamos que gostem.

Os dados de acesso como nome de usuário, e-mail ou senha continuam os mesmos. A princípio não haverá problemas para acessar, editar ou responder tópicos. Talvez alguns anexos ou avatares possam apresentar problemas, neste caso, basta nos informarem que faremos o possível para efetuar a correção.

Esperamos que gostem da novidade. Aos que não gostarem, por favor, nos dêem sua opinião dizendo o que podemos fazer para melhorar.

Um forte abraço a todos e obrigado por participarem do nosso fórum!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes