ricardoandre escreveu: ↑02 de Outubro de 2019 às 18:25
Boa tarde a todos, estou querendo comprar um caminhão Mercedes-Benz traçado 6X4 para transporte de dejetos e também de grãos.
Estou em dúvida entre os modelos citados, 2216, 2217, 2219 e 2220.
Atualmente tenho um Ford Cargo 2628 ano 2011 e sua mecânica está incomodando bastante.
Alguma sugestão, quais os prós e contras...
Agradeço
Saudações!
Caro amigo, até onde sei, existem diferenças bem grandes quando comparados mesmos modelos, porém, de anos diferentes.
Por exemplo: um 2219 ano 1978 e um 2219 ano 1987 tem mecânicas bem diferentes... Mas não deixam de ser ambos um 2219. Não se trata apenas de funilaria, onde os mais velhos têm 2 faróis redondos (melhores) e os mais novos têm 4 faróis quadrados, algo que até dá para enganar, pois tem muito modelo antigo com os faróis quadrados (cara preta).
Isto posto... para você conhecer melhor sobre os modelos citados, vamos fazer uma comparação sem muita diferença de período de fabricação, ok? vamos imaginar modelos de 1984~1985 em diante... mais para o final te falo o porquê deve fugir dos mais antigos.
Entre esses, mais novos, não muda quase nada, é praticamente o mesmo caminhão, com algumas modificações no sistema de injeção para adequar aos novos padrões de emissões de poluentes com ganho quase insignificante de potência (não chega a 5%) no modelo mais novo, e "perfumarias" dentro da cabine, por exemplo.
2216 (último, 1986) vs 2217 (primeiro, 1987)
- Motor 6 cilindros, turbo, aprox. 160~170 HP
- Câmbio 6 marchas sincronizado
- Caixa de redução Simples/Reduzido, acionada a ar, com um único cardã para os dois diferenciais, tracionando por padrão o traseiro e ligando o dianteiro no botão localizado no painel, acionamento eletropneumático (idêntico aos caminhões atuais).
2219 (último, 1986) vs 2220 (primeiro, 1987)
- Motor 5 cilindros, aspirado, aprox. 192~205 HP
- Câmbio 6 marchas ZF "seco" (opcional de 6 marchas sincronizado, mas que quebrava adoidado)
- Um único cardã para os dois diferenciais, tracionando por padrão o traseiro e ligando o dianteiro no botão localizado no painel, acionamento eletropneumático (idêntico aos caminhões atuais).
Se for comparar 2216 vs 2219 ou 2217 vs 2220, vai depender do seu uso... mas aí vão os prós de cada um:
2216 / 2217 (ano 1985 em diante)
- Menor consumo de combustível;
- Quando acionada a redução da caixa de transferência, se torna ideal para terrenos borrachudos ou subidas muito íngrimes com excesso de carga (fora da estrada?);
- Motor mais leve, menor desgaste dos pneus dianteiros;
- Motor menor (apesar dos 6 cilindros), esquenta menos a cabine e faz menos barulho (menor ruído).
2219 / 2220 (ano 1985 em diante)
- Motor mais potente, se usado configuração longa, é ideal para estrada;
- Motor aspirado proporciona maior durabilidade;
- Motor 5 cilindros, recondicionamento de injeção mais barata (1 bico e 1 elemento injetor a menos);
- Transmissão mais reforçada, especialmente quando usando câmbio ZF de 6 velocidades (versão de 8 velocidades sincronizadas era prático, mas quebrava muito);
- Chassis, Suspensão e Transmissão muito mais reforçada.
Agora no que diz respeito aos modelos mais antigos, até ~1984 se não me engano,
não recomendo nenhum deles, nem 2219 nem 2216 (2217/2220 fabricados somente a partir do meio de 1987).
Problemas dos modelos mais antigos (até ~1984)
- 2 cardãs = Maior problema de vibração em caso de desbalanceamento e maior custo de manutenção;
- Transmissão menos reforçada, como cardãs e cruzetas menores = menos confiável;
- Freio a ar somente no pé e óleo nas rodas, menos seguro e menos eficaz;
- Não possui centralizador nos cubos das rodas, tanto dianteiras quanto traseiras, suando arruelas cônicas para centralizá-las = para quem cuida, não é um problema, mas na mão de proprietários descuidados ou borracheiros desqualificados, a furação da roda ovaliza e não centraliza mais.
Lembrando que para os modelos citados (2216, 2217, 2219, 2220), assim como para alguns outros, existiam as configurações L, LK e LB... que determinavam, de fábrica, qual seria a aplicação do caminhão... com diferentes configurações de chassis, tomadas de força, etc.
- L = Destinado para os setores madeireiros e canavieiros;
- LK = Destinado para os setores de construção, mineração e terraplenagem;
- LB = Destinado a aplicação em betoneiras para transporte de concreto usinado.
A título de curiosidade acerca da família 22 dos caminhões Mercedes-Benz
- Os modelos 2224 e 2225 eram os irmãos mais fortes, sendo o 2224 um 2219 turbo e o 2225 um 2220 com motor turbo (355/5A) de ~250HP e câmbio de 8 marchas;
- O modelo 2215 possuía uma versão de motorização movida a Etanol (Álcool), destinado às usinas e canaviais;
- Ainda existiram os modelos 2213, 2214 e 2218.
Existiram ainda os modelos 6x2 com suspensão traseira do tipo Tandem, as mesmas suspensões dos modelos traçados, porém, com apenas 1 diferencial, eram eles o 2013 (até 1986) e 2014 (a partir de 1987). Eram ideais para aplicação rodoviária apenas. Suportavam mais carga devido a suspensão traseira mais reforçada, porém, por serem 6x2 não tracionavam bem na terra ou lama.
Vou ver se consigo encontrar e anexar algumas imagens de folhetos técnicos do 2219 e 2220 que tenho por aqui...
Neste blog tem muita informação sobre os Mercedes-Benz... recomendo a visita e a leitura:
http:// merce-denco.blogspot.com
Espero ter ajudado.