Caminhão 6X4

Seção para discussão de temas relacionados aos diferentes caminhões utilizados em obras de terraplenagem e mineração, como caminhões basculantes, betoneiras, comboios, entre outros.
Responder
junin663
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 26 de Março de 2014 às 20:23
Localização: PONTES E LACERDA-MT
Contato:

Caminhão 6X4

Mensagem por junin663 »

Olá amigos
Gostaria de saber qual seria um caminhão 6x4 econômico, bom de esterço e bom de rampa e que não rode 6x4 direto.Sou inexperiente.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Caminhão 6X4

Mensagem por Leandro »

Caro amigo, para qual aplicação seria destinado seu caminhão traçado 6x4?

Há diferentes recomendações de acordo com o tipo de local (offroad ou rodoviário) e tipo de carroceria (basculante, betoneira, cavalo mecânico, etc).

Diga-nos mais sobre o tipo de trabalho a ser desempenhado pelo novo caminhão 6x4 que pretente adquirir e quem sabe possamos dar sugestões de marcas e modelos mais apropriados à sua utilização.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Zoega
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 04 de Junho de 2014 às 17:37
Localização: Londrina
Contato:

RE: Caminhão 6X4

Mensagem por Zoega »

Eu tenho um Ford cargo 2422 ano 98 6x4, com motor Ford fase II, caixa de cambio Roadrunner (alta e baixa). É um ótimo caminhão, bom de freio, parrudo, aguenta muito desaforo, tem a opção de bloqueio de diferencial, através de um acionamento de botão no painel. O motor é relativamente fraco, pede marcha nas subidas, mas nunca me deu problemas. Tenho ele a 10 anos e estou querendo comprar outro igual.

Enquanto vejo meus amigos se batendo nos mercedes 1113, 2213, quebrando ponta de eixo, diferencial, etc, eu nunca me incomodei com isso. e olha que meu uso é severo, caminão de fazenda, puxo safra com ele, 22-25 toneladas nas costas...

Esterça demais, bom de manobra, aonde ele vira, um mercedes não vira atrás! E nas rampas ele tem a 1a marcha trator. Super reduzida, com o bloqueio de diferencial, encara carregado qualquer subidão, com folga.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Caminhão 6X4

Mensagem por Leandro »

Olha, o 2422 é bom, mas a melhor opção no mesmo ano seria o 2425 que foi o campeão de vendas na época... realmente, o 2422 tem pouca potência, porém, imagino que seja bem econômico.

Sobre os 1113 e 2213, realmente são um lixo se colocar acima de 10 toneladas de carga. Meu pai tem um 2220 (6x4) que é muito bom, porém, em subidas muito íngrimes não dá pra andar com mais de 12 toneladas que não aguenta, tem apenas 6 marchas e um motor de 200HP, já viu... mas NUNCA quebrou a parte de transmissão (embreagem, câmbio, cardãs, cruzetas e diferenciais) e o motor nunca deu dor de cabeça.

Meu pai tem também um Dodge D1400TD 6x4 com motor MWM turbo, que é ainda mais valente que o MB 2220 em trechos de terra e subidas, pois tem 5 marchas e uma caixa de transferência (caixa montanha) com reduzida que dobra a força do bicho... pra ter uma idéia, reduzido ele dá 30km/h em 5° marcha, com a vantagem de trabalhar o dia inteiro sem gastar mais do que 80 litros de Diesel.

Se seu 2422 lhe atende bem, eu iria de 2425 na mesma faixa de ano apenas para ter mais força. Agora se quer renovar, para trechos fora-de-estrada, tem que ser Ford e Volkswagen, embora eu ainda prefira Ford por usar motor Cummins.

Tem muita gente usando Volvo VM 6x4 na terraplenagem aqui em São Paulo, mas ainda sou mais Ford Cargo.

Agora uma dica: Dê preferência para os modelos (usados) que não usam o ARLA (acho que até 2012), pois é um saco ter que abastecer o caminhão com esse composto de uréia, tanto pelo custo quanto pela disponibilidade.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

andersoncbr
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 23 de Dezembro de 2014 às 09:31
Localização: Brasilia, DF
Contato:

RE: Caminhão 6X4

Mensagem por andersoncbr »

Ótima explicação !!!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes