Qual o melhor caçamba em custo x beneficio: traçado ou truck de arrasto?

Seção para discussão de temas relacionados aos diferentes caminhões utilizados em obras de terraplenagem e mineração, como caminhões basculantes, betoneiras, comboios, entre outros.
Responder
jbmpiloto
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 03 de Março de 2021 às 19:49
Localização: Bauru
Contato:

Qual o melhor caçamba em custo x beneficio: traçado ou truck de arrasto?

Mensagem por jbmpiloto »

Ola pessoal. Estou pesquisando para adquirir um caminhão caçamba para trabalhos de terraplenagem, sem rodar longas distancias, mas tenho muitas duvidas. Qual seria, a melhor opção de custo beneficio na faixa de R$150.000? Traçado ou truck de arrasto? Alguem tem alguma dica?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Qual o melhor caçamba em custo x beneficio: traçado ou truck de arrasto?

Mensagem por Leandro »

Olá amigo jbmpiloto, tudo bom?

Para cada aplicação você pode obter melhores resultados com um tipo diferente de caminhão e de configuração de tração e até de suspensão.

De forma geral, caminhão com 3 eixos para terraplenagem o mais indicado é sem sombra de dúvidas o traçado (6x4) e ponto. No entanto, toda regra tem exceção, até porque há alguns anos atrás, nem todo mundo conseguia ter um caminhão traçado que era muito mais caro e muita gente conseguia se virar com truck morto ou truck de arrasto, aquele 3 eixos onde só 1 tem tração (6x2), principalmente com suspensor no truck.

De qualquer forma, caminhão para andar na terra, o ideal é que ele seja traçado (4x4, 6x4 ou 8x4). Mas... se os locais onde vai andar na terra não são muito acidentados e na maior parte do tempo você vai rodar no asfalto e no seco, dá pra se virar com 4x2 e 6x2 respectivamente 2 ou 3 eixos.

O fato é que o traçado vai te dar muito mais estabilidade e segurança, além de quebrar muito menos a parte de transmissão pois você vai ter conjuntos de cardã e cruzetas muito reforçadas, vai ter 2 diferenciais e 4 pontas de eixos dividindo a força... vai ser muito mais difícil de quebrar, do que num caminhão com apenas 1 diferencial.

Vale lembrar que caminhão traçado pode andar com os 2 diferenciais ligados no asfalto ou na terra independente da velocidade e pode fazer curva, desde que não esteja com as pontas de eixo bloqueadas e que todos os pneus tenham a mesma altura. Andar com todos os pneus da mesma marca e modelo também ajudam pois a distribuição de força entre os pontos de contato com o solo será melhor... se andar com pneus com desgaste diferente ou modelos diferentes, uma roda (2 pneus) tenderão a fazer mais ou menos força que os demais, patinar ou não mais do que os demais, isso sempre resulta em distribuição desigual e desgaste e até quebra do que mais terá esforço.

Espero ter ajudado... mas pode postar mais dúvidas que vamos tentando te ajudar ;-)
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

jbmpiloto
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 03 de Março de 2021 às 19:49
Localização: Bauru
Contato:

Re: Qual o melhor caçamba em custo x beneficio: traçado ou truck de arrasto?

Mensagem por jbmpiloto »

Muito obrigado pelas dicas...

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Qual o melhor caçamba em custo x beneficio: traçado ou truck de arrasto?

Mensagem por Leandro »

jbmpiloto escreveu:
08 de Março de 2021 às 21:22
Muito obrigado pelas dicas...
Imagina... agora sobre marca e modelo, os melhores custo x benefício usados, na configuração 6x4, para 23 toneladas de PBT (peso de balança), na minha opinião, são os Volkswagen e Ford Cargo com motor Cummins e câmbio Eaton Fuller, principalmente os de motor com injeção mecânica (não eletrônicos)... ou se for injeção eletrônica, de preferência que ainda não usavam ARLA 32. Apesar de mais poluente, injeção mecânica tem manutenção mais barata e menos frequente.

Particularmente eu adoro os Volkswagen anteriores ao Constellation, a série 2000, os verdadeiros "fuscões", extremamente resistentes e robustos... mas os "Costela" ou "Bob Esponja" também são muito bons, muito melhores no quesito conforto. Não gosto muito dos VW com motor MWM / Internacional e MAN... prefiro Cummins. Veja lista de modelos da Volkswagen Caminhões aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... s_e_Ônibus

Os Ford Cargo, eu adoro, mas tenho receio quanto a oferta e preço das peças, que na minha opinião, tendem a ficar mais caras e escassas devido a saída da Ford do Brasil... imagino que a rede de concessionárias vai encolher bastante e a importação (talvez da Argentina) irá aumentar os preços. Lista de modelos da Ford Caminhões aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Caminhões

Se o intuito for gastar muito menos e ainda assim ter caminhões confiáveis, ainda que velhinhos, recomendo os Ford Cargo 2425 e Volkswagen 24-220 ou 24-250, ou ainda mais velhinhos, os Mercedes-Benz 2216 ou 2217 e os 2219 e 2220 (2225 são mosca branca de olho azul :D , se achar com preço bom e em bom estado, são excelentes).
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes