Qual sua forma preferida de alugar equipamentos?

Outros assuntos sobre serviços como execução de obras de terraplenagem, mineração e demolição, que não se enquadrem nos demais fóruns.
Responder

Qual sua forma preferida de alugar equipamentos?

 
Total de votos: 0

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Qual sua forma preferida de alugar equipamentos?

Mensagem por Leandro »

Olá amigos.

Gostaria de debater com vocês, empresários, locadores ou usuários contratantes de equipamentos de terraplenagem, sobre a forma de contratação dos equipamentos.

Sabemos que quem aluga máquinas, caminhões e equipamentos de terraplenagem em geral pode optar por algumas alternativas com valores distintos, seriam elas:
  1. Locação apenas do equipamento;
  2. Locação do equipamento com fornecimento de operador/motorista pela locadora;
  3. Locação do equipamento com operador/motorista e abastecimento (combustível) fornecidos pela locadora.
Particularmente, embora o preço de locação para o cliente seja maior, prefiro sempre alugar meus equipamentos através da 3° opção citada acima, afinal, assim tenho maior tranquilidade quanto à segurança e preservação do equipamento, sabendo que o mesmo será operado por um profissional devidamente qualificado (com treinamento e experiência reconhecidos) e abastecido por combustível de boa procedência e qualidade garantida por um fornecedor oficial da empresa.

Com a diminuição do risco de desgaste prematuro ou danos ao equipamento, o valor da locação em si é reduzido, tornando o preço no final das contas mais vantajoso para o cliente e mais lucrativo para o locador.

Em obras onde o equipamento realmente não será necessário na maior parte do tempo, em locações por longos períodos (mensal por exemplo), aí realmente a contratação do equipamento sem abastecimento por conta da locadora é mais vantajoso para o cliente e porque não, mais justo.

Mas como não ter prejuízos causados por danos nos sistemas de injeção como bicos e bombas injetoras pelo uso de combustíveis adulterados ou por impurezas no sistema como água, poeira, terra, areia, etc.?

Sobre a opção de locação de equipamentos sem operador ou motorista fornecidos pela locadora, o locador deve exigir que o cliente lhe dê garantias de que o(s) operador(es) ou motorista(s) é(são) qualificado(s) e que somente ele(s) utilizará(ão) os equipamentos alugados. Outra ótima opção é incluir no contrato de locação cláusulas que especifiquem que a responsabilidade de reparos de eventuais danos decorrentes de imperícia ou imprudência na operação do equipamento fiquem à cargo do cliente.

Um ponto que é mais complicado e que geralmente é consenso entre os locadores é a manutenção dos equipamentos. Tanto a manutenção preventiva quanto os reparos na maioria das vezes fica a cargo da empresa locadora, sendo obrigada à substituir o equipamento imediatamente em caso de quebra muitas vezes sob pena de multa existente em contrato. No entanto, há exceções.

Bom, esta é a minha opinião sobre esta questão.

E vocês, o que pensam sobre isso? Por favor, votem na enquete acima e postem suas opiniões e considerações à respeito.

Abraço e fiquem com Deus ;-)
Editado pela última vez por Leandro em 13 de Junho de 2012 às 01:28, em um total de 1 vez.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes