Cobrar diárias de locação em dias de chuva?

Outros assuntos sobre serviços como execução de obras de terraplenagem, mineração e demolição, que não se enquadrem nos demais fóruns.
Responder

É correto cobrar locação com o equipamento parado por causa da chuva?

 
Total de votos: 0

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Cobrar diárias de locação em dias de chuva?

Mensagem por Leandro »

Olá amigos!

Venho aqui através deste tópico perguntar a opinião de você sobre a cobrança da locação de equipamentos em dias de chuva.

Esta questão tem opiniões bem distintas e consequentemente práticas variadas no mercado de locação, principalmente na terraplenagem, que com as chuvas têm seus trabalhos impedidos.

Particularmente, eu sou a favor da cobrança de no mínimo 50% do valor (meia diária) em dias de chuva ou em dias seguintes quando os trabalhos são paralizados pelo efeito da chuva em dias anteriores.

Muitos clientes não acham isso justo, mas na verdade, se pararem pra pensar, é na verdade uma "cortezia" das empresas locadoras com seus clientes, pois na verdade, o correto seria cobrar a diária cheia, independente do equipamento ter trabalhado ou não, afinal, está locado à disposição do cliente. Compare a isto o aluguel de um filme. A locadora (de DVDs ou BluRays por exemplo) não se importa se você assistiu o filme inteiro, metade ou se não assistiu, a mídia estava sob sua posse então você deve pagar a locação.

É justo realizar a cobrança, olhando pela visão do locador, devido aos seus custos que independem da utilização do equipamento, como:
  • Salário de seus colaboradores (operadores, mecânicos, motoristas, etc) e seus encargos trabalhistas;
  • Impostos;
  • Serviços tercerizados como Escritório de contabilidade ou advocacia;
  • Possível aluguel do imóvel onde localiza-se a sede e/ou garagem;
  • Prestações referentes à aquisição de equipamentos;
  • Seguro dos equipamentos;
  • Entre outros...
Como pode ver, são despesas mensais não relacionadas propriamente ao uso do equipamento locado.

Geralmente, os únicos itens atrelados ao uso do equipamento locado são a manutenção preventiva, desgaste e abastecimento, sendo este último por muitas vezes excluído do valor da locação ficando por conta do cliente, ou seja, não interferindo no valor da locação.

Logo, percebem o quão justo é cobrar no mínimo a metade do valor da diária da locação dos equipamentos de terraplenagem? Deixar de cobrar é sinônimo de prejuízo para a empresa pelos motivos acima citados.

Outra questão seria quanto a ocorrência de chuva durante os trabalhos. Neste caso, as opiniões são ainda mais diversas.

Eu, particularmente, opto por fazer o seguinte como forma de flexibilizar a cobrança e colaborar com a economia por parte do cliente quando o equipamento já iniciou suas atividades e depois ocorreu a precipitação (chuva):
  • Se a chuva ocorre antes das 12 horas, cobro 50% da diária;
  • Se a chuva ocorre após as 12 horas, cobro 100% da diária.
Se o equipamento iniciou suas atividades às 7 horas e a chuva ocorre às 9 horas, mesmo trabalhando apenas 2 horas não há como não cobrar no mínimo meia diária, afinal, houve todo o custo de preparação do equipamento (manutenção preventiva diária, lubrificação e abastecimento) além de muitas vezes ida e volta do operador/motorista até a obra.

Nesta questão, sei que sou bem flexível, pois conheço vários colegas do ramo de locação de equipamentos que cobra a diária cheia, independente de quando o equipamento parou por causa da chuva.

Bom, esta é minha opinião, qual a de vocês? Votem na enquete acima e expliquem o porque do seu voto postando logo abaixo. Vamos debater sobre esta questão.

Abraço a todos e obrigado por participarem!
Editado pela última vez por Leandro em 13 de Junho de 2012 às 00:49, em um total de 1 vez.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes