Retroescavadeira Randon

Informações e dúvidas sobre retroescavadeiras (retro-escavadeiras).
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Retroescavadeira Randon

Mensagem por Leandro »

Olá amigos!

Alguém aí já teve a oportunidade de operar a Retroescavadeira da marca Randon, seja o modelo RK 406B (antigo) ou RD 406 Advanced (novo)?

Nossa, vi uma vez uma delas trabalhando em Guarulhos (SP) e fiquei babando de vontade de trabalhar com uma dessas.

Um dia desses, fiquei admirando uma RK 406B no pátio da transportadora Irapuru (Taboão da Serra-SP) que é cliente nossa. Gente, ela é muito robusta, reforçada e o melhor de tudo, usa componentes conhecidamente duráveis e de fácil manutenção, na transmissão, eixos e principalmente na motorização (motor MWM Série 10, também conhecido como X10).

Sempre achei as retroescavadeiras antigas, como as Case 580E e 580H um tanto quanto frágeis. Depois, com os anos, vieram a 416 da Caterpillar e a 214 da JCB... eu as achava lindas demais, mas sinceramente, a Randon me surpreendeu.

Espero que o Governo dê condições deste belo produto nacional competir com os chineses de menor qualidade e preço...
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Gustavo Trepin
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 06 de Outubro de 2012 às 11:52
Localização: Uberlândia-MG
Contato:

RE: Retroescavadeira Randon

Mensagem por Gustavo Trepin »

Olá, temos uma Retro escavadeira dessas, muito boa e confiável... porem essa semana, ela apresentou um problema no acionamento da tração 4x4. estava trabalhando normalmente quando ao termino do serviço, ao desligar o botão da tração, o fusivel queimou, e a maquina permanece com a tração 4x4 ligada. já substitui o interruptor, e o problema continua... queria olhar agora, a central, ou as solenoides que acionam, essa tração, alguem poderia me ajudar? eu queria localizar essa central, para conferir se não há algum fio em curto ou alguma solenoide travada e tals!

obrigado!

Elder Gonçalves
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 09 de Outubro de 2012 às 19:01
Localização: Morro Agudo de Goiás - GO Brasil
Contato:

RE: Retroescavadeira Randon

Mensagem por Elder Gonçalves »

Olá Leandro, primeiramente gostaria de parabenizar pelo fórum, ótima iniciativa! Estou trabalhando em um Random RD 406 advanced a uns três meses. É uma boa maquina, não pode ser comparada a equipamentos de ponta como as CAT 416 E ou a JCB 3CX, mas acredito estar no patamar da serie LB da Massey Fergunson. A que opero, não é turbo alimentada, tem apenas motor aspirado com 84 HP, com o turbo a potencia sobe para 110 HP umas das mais potentes do mercado nacional. Ela tem alguns pontos negativos como: movimentos da retroescavadeira um pouco lento ( isso em relação a case e outras) tem a caçamba da retroescavadeira pequena apenas 0,25 M³( maiores só opcional). Em deslocamentos, ela balança muito, mas é muito mesmo. Mas apesar dessas "particularidades" vejo a RD 406, como uma maquina muito valente. "Maquina sem frescura", a eletrônica por exemplo é simples e funcional, apenas o básico, o que aqui no nosso caso é vantajoso, pois estamos no interior e técnicos estão longe pra caramba. A prefeitura onde trabalho tem uma carregadeira Volvo LF60 que teve um pequeno problema elétrico, em um relê da partida em dias frios, ficou parada dias, o técnico veio de Goiânia com aqueles equipamentos todos, computadores, relógios. Etc e não conseguiu arrumar, apenas isolou o componente, fim da historia isso já tem mês e ainda não tem solução as vezes ainda apita e acusa no painel o defeito. Já a retroescavadeira da Random, também apresentou um problema elétrico, simplesmente parou de dar todas as leituras do painel, eu mesmo abri vi que era um fusível que estava com mal contato,reapertei e pronto nunca mais deu defeito. Essa é um pouco da minha impressão da Random RD 406 advanced, qualquer duvida mais especifica, é só perguntar, espero ter ajudado a matar um pouco de sua curiosidade. Abraços!

Gustavo Trepin
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 06 de Outubro de 2012 às 11:52
Localização: Uberlândia-MG
Contato:

RE: Retroescavadeira Randon

Mensagem por Gustavo Trepin »

Eu havia postado uma duvida, agora venho com a solução, bom para deixar registrado a titulo de informação!

Então, a maquina estava com a tração 4x4 sempre ligada, o fusivel sempre que tentavamos desligar a tração, queimava!
após alguns eletricistas tentarem, resolvi eu mesmo procurar o defeito... sabendo que a random possui um sistema de tração, parecido com a dos caminhões volks, onde o 4x4 fica automaticamente acionado, e ao "Deligar" o botão vc está automaticamente ligando uma solenoide que desativa a tração 4x4. Bem procurei a tal solenoide, fazendo testes, desliguei uma por uma das solenoides que desconfiava ser, e observei se ocorria de queimar o fusivel. Em duas tentativas descobri a solenoide, quando desligava seus terminais, ela não queimava o fusivel. é uma solenoide, 12 23W que fica logo a frente do pedal do acelerador, fica por baixo do piso, algo entorno de 30 cm no rumo do acelerador! foi apenas substituir a peça... compramos nova e completa, bobina e valvula!

Elder Gonçalves
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 09 de Outubro de 2012 às 19:01
Localização: Morro Agudo de Goiás - GO Brasil
Contato:

RE: Retroescavadeira Randon

Mensagem por Elder Gonçalves »

Gustavo Trepin escreveu: Eu havia postado uma duvida, agora venho com a solução, bom para deixar registrado a titulo de informação!

Então, a maquina estava com a tração 4x4 sempre ligada, o fusivel sempre que tentavamos desligar a tração, queimava!
após alguns eletricistas tentarem, resolvi eu mesmo procurar o defeito... sabendo que a random possui um sistema de tração, parecido com a dos caminhões volks, onde o 4x4 fica automaticamente acionado, e ao "Deligar" o botão vc está automaticamente ligando uma solenoide que desativa a tração 4x4. Bem procurei a tal solenoide, fazendo testes, desliguei uma por uma das solenoides que desconfiava ser, e observei se ocorria de queimar o fusivel. Em duas tentativas descobri a solenoide, quando desligava seus terminais, ela não queimava o fusivel. é uma solenoide, 12 23W que fica logo a frente do pedal do acelerador, fica por baixo do piso, algo entorno de 30 cm no rumo do acelerador! foi apenas substituir a peça... compramos nova e completa, bobina e valvula!

Valeu Gustavo! essas informações são muito importantes, obrigado por compartilhar.
Editado pela última vez por Elder Gonçalves em 12 de Outubro de 2012 às 13:47, em um total de 1 vez.

max.44
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 19 de Janeiro de 2014 às 21:26
Localização: CAXIAS DO SUL
Contato:

RE: Retroescavadeira Randon

Mensagem por max.44 »

usa componentes como MWM, Carraro, Husco, Hidrover e etc, porem é uma maquina que apresenta varios pequenos problemas a tornando razoavelmente confiavel, é um frankestein mecanico pois incorpora tecnologias da NH,CASE e até da DEERE.

conheço ela de ponta a ponta pois fui responsavel pelo pos venda da randon no periodo de 2008 a 2012.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes