Página 1 de 1

Limpeza e conservação: Remover manchas de graxa

Enviado: 04 de Julho de 2016 às 19:32
por Nflavio
Boa noite, qual seria o melhor produto para retirar manchas de graxa velha em retroescavadeiras.
Ja ouvi falar que desengraxantes como Solupan podem causar problemas com as borrachas retentores por exmplo.
Ouvi falar que white lub funciona para retirar a graxa...

Qual seria a melhor solucao? Como voces limpam seus equipamentos ?

Re: Limpeza e conservação: Remover manchas de graxa

Enviado: 11 de Julho de 2016 às 03:08
por Leandro
Antes de mais nada, não me responsabilizo e faça se quiser, por sua conta e risco, ok?

Se forem manchas "leves" de graxa, você pode fazer uma mistura de sabão em pó (de boa qualidade, como OMO) com óleo Diesel e depois, acrescentar água. Esfregue bem a máquina toda e depois remova com jato de água. Ficará ótimo.

Nos pinos e locais com mais graxa antiga, já bem endurecida, antes da lavagem, pode-se usar óleo diesel ou querosene diretamente e deixar descansar por alguns minutos ao Sol antes de realizar a lavagem. O querosene ou diesel vão "amolecer" a graxa e a mesma será removida com maior facilidade durante a lavagem.

Geralmente, os melhores solventes para graxa são: Diesel, Querosene e Gasolina.

Quanto aos solventes, sabe-se que as moléculas da graxa são apolares, como as da gasolina e do querosene. Já as moléculas de substâncias como água ou álcool, são polares. Somente substâncias com moléculas polares dissolvem substâncias com moléculas polares, assim como apolar dissolve apolar.

No caso dos "sabões" de modo geral, possuem moléculas tanto polares quanto apolares. Por isso podem dissolver moléculas apolares e depois serem dissolvidas por moléculas polares, como a água, o solvente universal.

Pode-se também usar uma lavadora a jato que utilize água quente (aquecedor a querosene). Já vi dessas da marca WAP ou Karcher, se não me engano, mas custam caro.

Jamais use "limpa baú" ou "solupan" em latarias ou pinturas, pois trata-se de um ácido. Basicamente é composto de ácidos fortes, corante e água, possui aspecto viscoso e transparente, com odor forte de ácido.

Boa sorte e se puder, poste aqui umas fotos do antes e depois da limpeza ;-)