Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?

Discussão sobre escavadeiras de esteiras, escavadeiras de rodas ou escavadeiras hidráulicas em geral.
Responder
Daniel Bonmann
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 19 de Outubro de 2016 às 11:08
Localização: Ijui -RS
Contato:

Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?

Mensagem por Daniel Bonmann »

Bom dia! gostaria de uma dica: Tenho serviços rurais para fazer e apareceu para venda uma escavadeira FH 150-3 de 16ton ano 1998. Gostaria de saber se essas máquinas são boas ou problemáticas? o estado de conservação parece bom e estão pedindo R$ 45.000,00. Outra coisa que me chamou a atenção e que a lança é tripla, tipo essa: http://www.tratorjal.com.br/descricao.a ... odelo=6967. Quais vantagens e desvantagens desse pistão a mais, já que não é algo comum de se ver? Obrigado pela atenção.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?

Mensagem por Leandro »

Equipamento antigo tem 2 problemas:
1) Desgaste geral do equipamento e dificuldade de peças de reposição;
2) Impossibilidade de alugar para grandes empresas ou órgãos públicos.

Dependendo de onde você estiver, várias peças como reparos, camisas, hastes, pinos, buchas, podem ser feitos sob encomenda e muitas vezes tão bons quanto os originais e muito mais baratos.

Já peças como bombas hidráulicas, hidrostáticas, motor, turbina, etc., têm que ser de marca "internacional" para achar peça com mais facilidade. Exemplo: Meu pai tem uma Case 95XT 2002, já "velha" para alguns, mas como o motor é Cummins, tem peça em qualquer lugar para tudo que vai no motor, inclusive bomba injetora, turbina, etc. As bombas são Sauer-Danfoss, então também tem peça fácil e recondicionamento se necessário, e por aí vai... ficando na mão da Case apenas quando preciso de "cebolinhas", interruptores, etc, que geralmente, são peças baratas.

Se essa FH 150-3 usar motor Fiat 8045T como pesquisei, pode ser complicado achar peça para ele... vai ter que cair em concessionária New Holland e não sei como é o suporte deles. Lembrando que esse FH é de Fiat-Hitachi... pois a FiatAllis tinha uma parceria com a Hitachi que era responsável por sua linha de escavadeiras (que se manteve por algum tempo com a New Holland).

Tenho alguns amigos que tem a FH200 e as considero lentas... mas as que já vi trabalhando, fazem uma baita fumaça e tem vazamentos para todo lado... então não dá para julgar...

Se for para pegar antiga, eu pesquisaria mais, juntaria um pouco mais de dinheiro e pegaria uma Caterpillar 320B (R$ 80 mil) ou 320C (R$ 100 mil)...

Tem também as Komatsu PC150SE que são muito boas, manutenção "barata" e razoavelmente fácil de achar peças... acho que usam motor Mercedes.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Daniel Bonmann
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 19 de Outubro de 2016 às 11:08
Localização: Ijui -RS
Contato:

Re: Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?

Mensagem por Daniel Bonmann »

Pois é o motor é mesmo esse Fiat. Pesquisei e muitos já substituíram o motor por MWM nessas FH. Acho as CAT 320 muito grande pro meu trabalho ( só rural, para mim mesmo). Fiquei intrigado com essa lança tripla: qual o fundamento? obrigado

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?

Mensagem por Leandro »

Esse tipo de lança eu pude ver ser muito utilizado nas Fiatallis S90 e FE105 nas obras da Sabesp (companhia de abastecimento de água e saneamento básico do Governo de SP) na construção de coletores tronco das redes de esgoto. Pelo que pude ver, a vantagem dela é conseguir um bom alcance abaixo do nível do solo devido a esta articulação "adicional" em relação aos outros modelos e escavadeiras.

Se você for usar em áreas abertas, sem restrição de espaço, acho dispensável para você. Na verdade, acho que será uma coisa a mais para dar problema ou manutenção (mangueiras, cilindros hidráulicos, pinos, buchas, etc).

Sobre trocar o motor, é complicado... procure fazer somente se forem as mesmas especificações como potência líquida x rotação, torque x rotação, etc. Mas, mesmo assim, não acho legal... vai ser o barato que no final sai mais caro... sem contar que para vender depois, esquece...
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Daniel Bonmann
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 19 de Outubro de 2016 às 11:08
Localização: Ijui -RS
Contato:

Re: Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?

Mensagem por Daniel Bonmann »

Bom vendo isso vou aguardar uma oportunidade melhor, quem sabe um PC150. Falei com o pessoal que trabalha com maquinas e peça pra komatsu é bem mais fácil de encontrar. Tem também a Cat312 mas que é bem cara pro meu padrão. Obrigado pela atenção e parabéns pelo site.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?

Mensagem por Leandro »

Daniel Bonmann escreveu:Bom vendo isso vou aguardar uma oportunidade melhor, quem sabe um PC150. Falei com o pessoal que trabalha com maquinas e peça pra komatsu é bem mais fácil de encontrar. Tem também a Cat312 mas que é bem cara pro meu padrão. Obrigado pela atenção e parabéns pelo site.
Passei pela mesma dúvida em 1999/2000... na época, as escavadeiras estavam cada vez mais populares (início da popularização das escavadeiras hidráulicas no Brasil) e as pioneiras Case Poclain LC80 e 80CR estavam entrando em desuso, à venda na faixa de R$ 30 mil... enquanto as "novas" e cobiçadas Komatsu PC150, PC200 e Caterpillar 320 e 320B custavam muito mais do que R$ 200 ou 300 mil na época. Pensamos muito em comprar uma dessas Case Poclain, excluindo apenas o modelo LY2P (pneus). Se tivéssemos comprado na época, hoje teríamos "casado" com ela, pois quem quer uma máquina dessas hoje?

Bom, boa sorte com a sua aquisição. Conte conosco sempre que tiver dúvidas e obrigado pelas palavras em relação ao site.

Um forte abraço!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes