Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?
-
- Novato
- Contato:
Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?
Bom dia! gostaria de uma dica: Tenho serviços rurais para fazer e apareceu para venda uma escavadeira FH 150-3 de 16ton ano 1998. Gostaria de saber se essas máquinas são boas ou problemáticas? o estado de conservação parece bom e estão pedindo R$ 45.000,00. Outra coisa que me chamou a atenção e que a lança é tripla, tipo essa: http://www.tratorjal.com.br/descricao.a ... odelo=6967. Quais vantagens e desvantagens desse pistão a mais, já que não é algo comum de se ver? Obrigado pela atenção.
- Leandro
- Fundador
- Contato:
Re: Escavadeira FH 150-3 é boa para serviços rurais?
Equipamento antigo tem 2 problemas:
1) Desgaste geral do equipamento e dificuldade de peças de reposição;
2) Impossibilidade de alugar para grandes empresas ou órgãos públicos.
Dependendo de onde você estiver, várias peças como reparos, camisas, hastes, pinos, buchas, podem ser feitos sob encomenda e muitas vezes tão bons quanto os originais e muito mais baratos.
Já peças como bombas hidráulicas, hidrostáticas, motor, turbina, etc., têm que ser de marca "internacional" para achar peça com mais facilidade. Exemplo: Meu pai tem uma Case 95XT 2002, já "velha" para alguns, mas como o motor é Cummins, tem peça em qualquer lugar para tudo que vai no motor, inclusive bomba injetora, turbina, etc. As bombas são Sauer-Danfoss, então também tem peça fácil e recondicionamento se necessário, e por aí vai... ficando na mão da Case apenas quando preciso de "cebolinhas", interruptores, etc, que geralmente, são peças baratas.
Se essa FH 150-3 usar motor Fiat 8045T como pesquisei, pode ser complicado achar peça para ele... vai ter que cair em concessionária New Holland e não sei como é o suporte deles. Lembrando que esse FH é de Fiat-Hitachi... pois a FiatAllis tinha uma parceria com a Hitachi que era responsável por sua linha de escavadeiras (que se manteve por algum tempo com a New Holland).
Tenho alguns amigos que tem a FH200 e as considero lentas... mas as que já vi trabalhando, fazem uma baita fumaça e tem vazamentos para todo lado... então não dá para julgar...
Se for para pegar antiga, eu pesquisaria mais, juntaria um pouco mais de dinheiro e pegaria uma Caterpillar 320B (R$ 80 mil) ou 320C (R$ 100 mil)...
Tem também as Komatsu PC150SE que são muito boas, manutenção "barata" e razoavelmente fácil de achar peças... acho que usam motor Mercedes.
1) Desgaste geral do equipamento e dificuldade de peças de reposição;
2) Impossibilidade de alugar para grandes empresas ou órgãos públicos.
Dependendo de onde você estiver, várias peças como reparos, camisas, hastes, pinos, buchas, podem ser feitos sob encomenda e muitas vezes tão bons quanto os originais e muito mais baratos.
Já peças como bombas hidráulicas, hidrostáticas, motor, turbina, etc., têm que ser de marca "internacional" para achar peça com mais facilidade. Exemplo: Meu pai tem uma Case 95XT 2002, já "velha" para alguns, mas como o motor é Cummins, tem peça em qualquer lugar para tudo que vai no motor, inclusive bomba injetora, turbina, etc. As bombas são Sauer-Danfoss, então também tem peça fácil e recondicionamento se necessário, e por aí vai... ficando na mão da Case apenas quando preciso de "cebolinhas", interruptores, etc, que geralmente, são peças baratas.
Se essa FH 150-3 usar motor Fiat 8045T como pesquisei, pode ser complicado achar peça para ele... vai ter que cair em concessionária New Holland e não sei como é o suporte deles. Lembrando que esse FH é de Fiat-Hitachi... pois a FiatAllis tinha uma parceria com a Hitachi que era responsável por sua linha de escavadeiras (que se manteve por algum tempo com a New Holland).
Tenho alguns amigos que tem a FH200 e as considero lentas... mas as que já vi trabalhando, fazem uma baita fumaça e tem vazamentos para todo lado... então não dá para julgar...
Se for para pegar antiga, eu pesquisaria mais, juntaria um pouco mais de dinheiro e pegaria uma Caterpillar 320B (R$ 80 mil) ou 320C (R$ 100 mil)...
Tem também as Komatsu PC150SE que são muito boas, manutenção "barata" e razoavelmente fácil de achar peças... acho que usam motor Mercedes.
-
- Novato
- Contato:
Pois é o motor é mesmo esse Fiat. Pesquisei e muitos já substituíram o motor por MWM nessas FH. Acho as CAT 320 muito grande pro meu trabalho ( só rural, para mim mesmo). Fiquei intrigado com essa lança tripla: qual o fundamento? obrigado
- Leandro
- Fundador
- Contato:
Esse tipo de lança eu pude ver ser muito utilizado nas Fiatallis S90 e FE105 nas obras da Sabesp (companhia de abastecimento de água e saneamento básico do Governo de SP) na construção de coletores tronco das redes de esgoto. Pelo que pude ver, a vantagem dela é conseguir um bom alcance abaixo do nível do solo devido a esta articulação "adicional" em relação aos outros modelos e escavadeiras.
Se você for usar em áreas abertas, sem restrição de espaço, acho dispensável para você. Na verdade, acho que será uma coisa a mais para dar problema ou manutenção (mangueiras, cilindros hidráulicos, pinos, buchas, etc).
Sobre trocar o motor, é complicado... procure fazer somente se forem as mesmas especificações como potência líquida x rotação, torque x rotação, etc. Mas, mesmo assim, não acho legal... vai ser o barato que no final sai mais caro... sem contar que para vender depois, esquece...
Se você for usar em áreas abertas, sem restrição de espaço, acho dispensável para você. Na verdade, acho que será uma coisa a mais para dar problema ou manutenção (mangueiras, cilindros hidráulicos, pinos, buchas, etc).
Sobre trocar o motor, é complicado... procure fazer somente se forem as mesmas especificações como potência líquida x rotação, torque x rotação, etc. Mas, mesmo assim, não acho legal... vai ser o barato que no final sai mais caro... sem contar que para vender depois, esquece...
-
- Novato
- Contato:
Bom vendo isso vou aguardar uma oportunidade melhor, quem sabe um PC150. Falei com o pessoal que trabalha com maquinas e peça pra komatsu é bem mais fácil de encontrar. Tem também a Cat312 mas que é bem cara pro meu padrão. Obrigado pela atenção e parabéns pelo site.
- Leandro
- Fundador
- Contato:
Passei pela mesma dúvida em 1999/2000... na época, as escavadeiras estavam cada vez mais populares (início da popularização das escavadeiras hidráulicas no Brasil) e as pioneiras Case Poclain LC80 e 80CR estavam entrando em desuso, à venda na faixa de R$ 30 mil... enquanto as "novas" e cobiçadas Komatsu PC150, PC200 e Caterpillar 320 e 320B custavam muito mais do que R$ 200 ou 300 mil na época. Pensamos muito em comprar uma dessas Case Poclain, excluindo apenas o modelo LY2P (pneus). Se tivéssemos comprado na época, hoje teríamos "casado" com ela, pois quem quer uma máquina dessas hoje?Daniel Bonmann escreveu:Bom vendo isso vou aguardar uma oportunidade melhor, quem sabe um PC150. Falei com o pessoal que trabalha com maquinas e peça pra komatsu é bem mais fácil de encontrar. Tem também a Cat312 mas que é bem cara pro meu padrão. Obrigado pela atenção e parabéns pelo site.
Bom, boa sorte com a sua aquisição. Conte conosco sempre que tiver dúvidas e obrigado pelas palavras em relação ao site.
Um forte abraço!
-