Página 1 de 1

Dúvida sobre a transmissão da CAT 930R

Enviado: 01 de Julho de 2025 às 19:47
por andreAP
Boa noite, amigos. Eu gostaria de perguntar aos colegas que tem experiência com a pá carregadeira CAT930R qual a opinião de vocês a respeito da confiabilidade e manutebilidade da transmissão desta máquina.

A razão da minha pergunta é que estou com uma oportunidade de compra de uma máquina CAT 930R ano 1979 que está em operação atualmente. A condição financeira está interessante para minhas possibilidades (usarei a máquina numa fazenda na Bahia para serviços de limpeza de pasto, carregamento de cascalho e cereais e pequenas manutenções de estrada), no entanto, ouvi de algumas pessoas que a transmissão desse modelo é uma ZF muito problemática, por "não ser mecanica". Ouvi ainda que muitos proprietários acabam gastando bastante para trocar a trnasmissão orginal por uma "mecânica" (sem qualquer eletrônica).

Já li aqui no forum excelentes referências sobre a CT930R, por isso estranhei a informação sobre problemas na transmissão.

Confere essa informação? Qualquer ajuda dos amigos vai ser extremamente bem-vinda.

Obrigado desde já!

Imagem Ilustrativa da Caterpillar CAT 930R:
Pá-carregadeira Caterpillar CAT 930R
Pá-carregadeira Caterpillar CAT 930R

Re: Dúvida sobre a transmissão da CAT 930R

Enviado: 07 de Julho de 2025 às 11:18
por Leandro
Seja bem-vindo ao fórum do Portal da Terraplenagem caro andreAP!

Republiquei sua dúvida nas nossas redes sociais e um de nossos inscritos, chamada Carol Arruda, respondeu:

"A melhor transmissão foi da série 71H, a última que saiu depois da transmissão ZF foi a 930T, mas com transmissão que dizem ser canadense, bem fraca em matéria de duração. A série 71H saiu de 1974 até o início de 1983."

Se quiser mais informações sobre um modelo similar, temos um artigo sobre a Caterpillar CAT 930T aqui:
https://www.terraplenagem.net/caterpillar-930t-495/

Aproveitando, vai aqui um folder da Caterpillar 930R:
https://drive.google.com/file/d/1SL4fsy ... drive_link