Qual a melhor pá-carregadeira para começar?

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waldiney
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Qual a melhor pá-carregadeira para começar?

Mensagem por waldiney »

Oi meu nome e Waldiney,sou da Regiao de Caratinga mg ,Estou querendo comecar a trb com Pa Carregadeira para abrir estrad fazer aterros,etc nao sei com qual maquina ou marca seria melhor para minha regiao ,gostaria de saber a sua opiniao porque olho varios modelos fica dificil saber ,porque quero uma maquina potente e de facil manuseio e agil .

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Leandro
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RE: Qual a melhor pá-carregadeira para começar?

Mensagem por Leandro »

Caro Waldiney, é complicado ter tudo o que você quer, ou seja, uma máquina potente, de fácil manuseio, ágil e, se for para começar, imagino que não queira gastar muito também.

Além disso, como citou que será usada para aterros, acho que já está errado aí. Para aterros, as melhores máquinas são os tratores de esteiras (ou tratores de lâmina), que também podem ser uma boa pedida para abertura de estradas.

Sobre as pás-carregadeiras, imagino que esteja falando em pás-carregadeiras de pneus, correto? Se for, as que são mais fáceis de operar são as mais modernas, já com comandos do tipo joystick ao invés de alavancas mecânicas. Mas vá se preparando que o preço será bem elevado.

Agora se quiser gastar pouco pra começar e não ter muita dor de cabeça, eu recomendaria essas máquinas por ordem de preferência:
  1. Caterpillar 930 (930, 930R ou 930T): Na minha opinião uma das melhores pá-carregadeiras do mercado, fabricada entre 1970 e 1990, é forte, ágil, confortável e super confiável, como qualquer Caterpillar;
  2. Case W20 (W20 ou W20B): É ágil, forte e quase tão fácil de achar peça quanto a CAT 930. O único problema da série W de pá-carregadeiras articuladas Case (que incluíram os modelos W18, W20 e W36) é o fato da cabine do operador estar localizada na parte dianteira da articulação, diferente de todos os modelos das outras marcas e até mesmo das modernas pá-carregadeiras da própria Case, pois isso faz com que o operador sofra mais solavancos e chacoalhões conforme a máquina movimenta a articulação nas manobras;
  3. Michigan 55C: É uma ótima máquina e até onde sei, você conseguirá, dependendo do ano e estado de conservação, preços bem próximos dos modelos citados acima. Não sei se acha peças de reposição com tanta facilidade quanto para Caterpillar e Case.
Bom, é isso. Apenas lembre-se de fazer uma minuciosa inspeção, se possível com ajuda de um mecânico especializado em máquinas pesadas, pois para equipamentos para construção civil e terraplenagem, um dos fatores primordiais é basicamente o estado de conservação.

Evite máquinas com trincas ou soldas, pois isso pode representar que a estrutura já sofreu esforço além do que o equipamento foi projetado, com isso, há grandes chances da trinca voltar a abrir na solda, caso não tenha sido bem feita, ou ainda, que os componentes internos como motor, transmissão, diferenciais, etc, possam estar com desgaste prematuro.

Quanto a vazamentos, fique de olho. Substituição de mangueiras e/ou reparos de pistões são relativamente baratos, porém, no caso dos reparos, podem esconder problemas nas camisas ou hastes, o que já pode ser bem mais caro e trabalhoso. Vazamentos em bombas, comandos, etc, pode representar um elevado custo de reparo, fique de olho.

Evite também máquinas paradas ou que foram recém pintadas para venda. Isso costuma esconder muitos problemas. Dê preferência para máquinas que estejam trabalhando ou sujas do trabalho (de poeira e terra).

Fique de olho também nos embuchamentos. Pegar "folga" nas articulações é normal com o tempo, principalmente se não houver a manutenção preventiva adequada, como lubrificação (engraxamento) das articulações dentro dos prazos definidos pelo fabricante (a cada 10 horas, a cada 300 horas, a cada 1000 horas, etc). Muitas vezes, o custo para substituição poderá ser elevado, pois não se troca apenas a bucha, geralmente, é necessário trocar pino e bucha de cada articulação com desgaste. Quando o desgaste é muito elevado, a parede da bucha "acaba" e o pino passa a desgastar também a peça (braço, caçamba, etc), forçando um trabalho muito mais complexo e oneroso para reparo (corte e substituição do olhal, mandrilhamento, substituição da peça inteira, etc).

Esteja atento também ao sistema de filtros da máquina. Filtros de ar comprometidos (ou dutos de admissão em geral) podem representar grandes chances do motor já estar com problemas. Filtros de diesel velhos ou tanque sujo podem já ter causado problemas irreversíveis na bomba injetora. E por aí vai...

Verifique também se a máquina pega bem na partida e se faz muita fumaça depois de quente. Geralmente, principalmente Caterpillar, não faz fumaça alguma, mesmo fazendo força. Geralmente se vê apenas um "tremido" na imagem frente a saída do escape que são os gases quentes saindo.

Quanto a transmissão da máquina, não se impressione se ela tiver força com o sistema frio. Problemas na transmissão só vão aparecer quando a máquina estiver com a temperatura normal de operação. Quando o sistema esquenta, máquinas com problema de transmissão costumam perder força, de tal maneira, que dependendo do quão danificado esteja, muitas máquinas até param de andar! O mesmo ocorre com o sistema hidráulico, que ao aquecer, fica lento. É claro que dependendo do caráter de quem está te vendendo, há também chances de o proprietário ter colocado óleos mais grossos do que o recomendado pelo fabricante, exatamente para compensar o desgaste dos componentes e assim "disfarçar" a perca de força do sistema.

Ah, acho que é só... se tiver alguma dúvida, pode postar e será um prazer ajudá-lo.

Abraço e boa sorte :D
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Mikhail Albuquerque
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Re: Qual a melhor pá-carregadeira para começar?

Mensagem por Mikhail Albuquerque »

Ja possui duas 930T e posso garantir que são excelentes.. a Michigan 55 também é uma ótima máquina.

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