Carregadeira de esteira

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Marcelo Cavalcanti
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Carregadeira de esteira

Mensagem por Marcelo Cavalcanti »

Boa noite,

estou com uma dúvida, e gostaria que os companheiros pudessem me ajudar. Vou começar em breve a obra de um loteamento, e a topografia é muito boa, a terraplenagem será só um acerto no terreno, com exceção de uma área de uns 2000 m2 que eu terei que aterrar, e pra isso vou ter q fazer um rebaixamento no próprio terreno, e pra esses serviços estava pensando em comprar uma carregadeira de esteira, uma 941 ou uma 955, mas nunca tive nenhuma das duas antes, e gostaria de saber se são boas. Estou pendendo para a 941, pois acho a 955 muito grande e com certeza deve gastar muito combustível, e o meu terreno nem é tão grande assim, dá uns 40.000 m2.

Um D4 pode ser uma opção também?

Agradeço muito a ajuda! Abraço!

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Leandro
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RE: Carregadeira de esteira

Mensagem por Leandro »

Caro Marcelo, seja bem-vindo ao fórum e obrigado por participar.

Tanto a 941A/941B ou 955L são ótimas pás-carregadeiras, as melhores do gênero, assim como o Caterpillar D4 ou D6 são ótimos tratores de lâmina, com modelos similares tão bons quanto como os FiatAllis AD7, por exemplo.

Você só deve atentar para o volume diário movimentado por uma ou outra máquina, visto que a Caterpillar 941A/941B é indicada para movimentação de até 500~600m³ diários ao passo que a Caterpillar 955L pode superar este volume em uns 30% em média.

O consumo de combustível é proporcional à produtividade, por isso, vale a pena investir na 955L caso tenha a real necessidade de produtividade (movimentar mais volume em menos tempo), porém, a despesa com o material rodante da 955L é bem superior ao da 941A/941B e às vezes mais difícil de encontrar, visto que boa parte da rodante da 941A/941B é similar ao do Caterpillar D4.

Além disso, a Caterpillar 941A/941B costuma ter peso operacional entre 8 e 10 toneladas (dependendo da existência dos pesos adicionais instalados na traseira), o que permite o transporte em caminhão trucado (3 eixos). Já a Caterpillar 955L costuma pesar 15 toneladas ou mais, impedindo seu transporte em caminhão 3 eixos, sendo necessário um caminhão com 2° eixo direcional ou uma carreta prancha, com isso, seu transporte fica muito mais complicado e caro.

Agora quanto à compra, se o senhor não vai trabalhar efetivamente com terraplenagem prestando serviços para terceiros, se é apenas para execução do trabalho em sua propriedade, recomendo a contratação de uma empresa para tal devido à comodidade e custo, muitas vezes, até inferior, visto que para comprar uma Caterpillar 941A/941B 1970 em bom estado de conservação e manutenção, o senhor pagará nada menos do que R$ 50~60 mil. Se achar por menos do que isso, cuidado, pode ser uma "arapuca". Apesar de parecer rústica e resistente devido às esteiras, essas máquinas precisam de um cuidado extra pois todo impacto às esteiras repassam diretamente ao conjunto da transmissão, muitas vezes ocasionando quebras internas ao topar com rochas, concreto ou até mesmo descendo de caminhões. Além disso, se precisar recondicionar a parte rodante, o custo hoje gira em torno de uns R$ 30~35 mil.

Sobre o D4, seque o mesmo conselho, se achar muito barato (abaixo de R$ 40 mil) tome muito cuidado.

Sobre comparar D4 (trator de lâmina) com 941A/941B ou 955L (pá-carregadeira) da Caterpillar ou outra marca, é um pouco complicado.

Entenda que muitas vezes uma pá-carregadeira fará o mesmo trabalho que um trator de lâmina (é claro, considerando bons operadores no comando de ambos). No entanto, jamais um trator de lâmina fará tudo o que uma pá-carregadeira pode fazer.

Enquanto um trator de lâmina desempenha com maior eficiência o nivelamento de terrenos em grandes áreas, realizando rebaixamento e aterro, ele nunca será capaz de desempenhar tarefas de pás-carregadeiras como escavação, carregamento de caminhões, execução de taludes, etc, além do trator de lâmina, mesmo pequeno como o D4, não ser recomendado para áreas pequenas, ao passo que uma pá-carregadeira como a Caterpillar 941A/941B já pode trabalhar perfeitamente em áreas de 6x6 metros, por exemplo.

Independente, de uma forma ou de outra, Caterpillar é uma marca à parte. Confiabilidade e Assistência (peças) são itens que destacam a marca. Existem outros fabricantes talvez tão bons quanto, também americanos e até japoneses, porém, a longo prazo a Caterpillar ainda é mais vantajosa devido à oferta de peças. Para se ter uma ideia, se for a um revendedor Caterpillar procurar peça para uma máquina como a 941A/941B de 1970, você tem peça, se não a pronta entrega, por encomenda. Já outras marcas, com 10 anos de uso o equipamento já se torna obsoleto e sem peças de reposição, fica a dica.

Bom, se seu terreno for em São Paulo e desejar fazer um orçamento sem compromisso, contate a Umarizal Terraplenagem e Locação (11) 5841-0073.

Veja se vale a pena adquirir um equipamento e arcar com os custos atrelados à manutenção e operação, ou ainda, se não é mais vantajoso contratar o serviço e não ter que se preocupar com isso tudo.

Abraço!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Marcelo Cavalcanti
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RE: Carregadeira de esteira

Mensagem por Marcelo Cavalcanti »

Leandro,

muito obrigado pela sua resposta e atenção, ajudou muito. Agora acredito que realmente a melhor opção é a 941, pq não vou movimentar tanta terra assim, e bem lembrado e muito importante o fato dela ser muito mais pesada, encarecendo e dificultando muito o frete.

Até pensei em contratar alguém ou alugar uma máquina pra fazer esse serviço, e se eu estivesse em São Paulo com certeza faria isso, mas estou em Minas, em uma região aonde não é tão fácil encontrar equipamentos e nem pessoas pra fazer esse tipo de serviço. Mas comprar acho que ainda é uma boa opção, visto que tenho outros loteamentos em vista, e também pretendo alugar a máquina e prestar serviço pra outras pessoas também, já que na região não tem nenhuma máquina desse tipo.

Outra pergunta:qual é a diferença da 941A pra 941B? E qual é a melhor? Qual seria o melhor ano delas? E no caso do D4, qual seria o melhor ano e a melhor mecânica?

Mais uma vez obrigado!

Abraço.

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Leandro
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RE: Carregadeira de esteira

Mensagem por Leandro »

Marcelo Cavalcanti escreveu: Outra pergunta:qual é a diferença da 941A pra 941B? E qual é a melhor? Qual seria o melhor ano delas?
Caro Marcelo, na verdade a 941B é uma "atualização" da 941A, ou seja, a Caterpillar lançou a 941A e depois de algum tempo lançou o modelo 941B com correções de alguns problemas apresentados pela 941A, com atualizações no modelo.

Não lembro exatamente tudo o que mudou e tão pouco tecnicamente, mas foram dentre alguns os itens a seguir:
  • Novo suporte externo para capota ROPS/FOPS;
  • Novos reforços onde ocasionalmente surgiam trincas no modelo anterior;
  • Nova bomba injetora;
  • Silencioso parcialmente embutido no capô, reduzindo parcialmente o ruído do escape;
  • Novo modelo de bomba injetora;
  • Modificações na transmissão que a tornaram um pouco mais ligeira que o modelo anterior.
Na verdade, somente os 2 primeiros itens considero realmente importantes, porém, só o primeiro é fundamental por questão de segurança.

A grosso modo, se perguntar para qualquer dono de 941A ou 941B, a resposta será sempre a mesma: Tanto faz, as duas são ótimas!

O que percebo geralmente é a sensação de que a 941A é mais lenta, porém, mais forte. Já a 941B é mais ligeira, porém, menos forte.

O consumo é o mesmo, no final das contas a performance acaba sendo praticamente a mesma, o custo de manutenção é igual e por aí vai.

Quanto ao ano, a maioria dos modelos que vieram para o Brasil são 1970~1980 e na verdade raramente você verá uma plaqueta de identificação com o ano.

O que você poderá fazer é tomar por base a série, geralmente iniciando-se por 80Hxxxx... quanto mais alta, mais nova a máquina.

Exemplo: 80H1900 é mais antiga que 80H2000.

Porém, máquina, principalmente essas com mais de 20 ou 30 anos de uso, o que vale não é o ano e sim a conservação, sempre a conservação!
Marcelo Cavalcanti escreveu:E no caso do D4, qual seria o melhor ano e a melhor mecânica?
Novamente, quanto ao ano, se for pegar um modelo antigo, o que vale é a conservação, muitas vezes o preço da parte rodante é 60 a 80% do preço da máquina, fique atento a isto.

Quanto à mecânica, dê preferência para modelos sem câmbio, com transmissão PowerShift, como da 941A/B.

Uma máquina com câmbio tem mais alavancas, o que torna a operação mais complexa e menos confortável para o operador e mais suscetível à quebras.

Talvez um D4D seria uma boa pedida, ou ainda, um FiatAllis AD7B com motor MWM, muito mais econômico quanto ao consumo de combustível.

Boa sorte e conte conosco para dar "pitacos" e tentar ajudá-lo ;-)
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

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