Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Link-Belt SpinAce 80.

Escavadeira hidráulica compacta Link-Belt SpinAce 80.

Link-Belt LBX Spin Ace 80

Já há algum tempo as escavadeiras hidráulicas são peças chave na execução de terraplenagem pelos canteiros de obras de todo o Brasil e também do mundo, principalmente por sua alta produtividade nos trabalhos de escavação, execução de taludes, carregamento de caminhões, entre outras tarefas.

No entanto, apesar da necessidade e preferência das construtoras e empreiteiras pela utilização de escavadeiras hidráulicas, nem sempre é viável sua utilização devido à restrição de espaço, principalmente nos grandes centros urbanos, onde constroem-se enormes edifícios em espaços relativamente pequenos, para maior aproveitamento da área tão valorizada e com impostos relativos ao terreno e à construção cada vez mais caros.

Pensando nisto que cada vez mais fabricantes disponibilizam equipamentos compactos da linha amarela (construção), que vão desde as já populares minicarregadeiras até as impressionantes miniescavadeiras, com pesos operacionais de 1.500kg até 8 a 9 toneladas.

E é neste cenário que a LBX, empresa do grupo Link-Belt, especialista em escavadeiras, traz ao Brasil uma escavadeira hidráulica com raio compacto e braço articulado: A Spin Ace 80 Tier 3.

A escavadeira compacta Link-Belt Spin Ace 80 apresenta peso operacional de 8.430 kg, potência líquida de 54 hp e os tamanhos e capacidades de caçamba disponíveis são de de 0,18, 0,27 e 0,34 m3.

A Link-Belt Spin Ace 80 mostra-se o equipamento ideal para aplicações em lugares confinados e de espaço restrito, devido ao seu giro traseiro radial compacto e lança com movimento lateral de 130 graus, que permitem ao operador escavar e movimentar materiais para ambos os lados, sem a necessidade de deslocar a máquina, tornando-a uma excelente opção na execução de valetas.

Além disso, diferentemente das retroescavadeiras, pode escavar a vala e fazer diretamente o carregamento do material removido para o caminhão de forma ininterrupta. Por ser um modelo compacto, a Link-Belt Spin Ace 80 pode ser transportada sobre um caminhão comum utilizado em terraplenagem, ganha em agilidade de movimentação e oferece baixo consumo de combustível, proporcionando alta produtividade no canteiro de obras.

Não é a toa que o executivo Kurt Engelhart, Country Manager da LBX para o Brasil, em entrevista à Revista M&T (n° 173) citou a escavadeira compacta Spin Ace 80 como sendo “a nossa menina dos olhos”. Esta escavadeira, a Spin Ace 80, além de compacta, supera os demais modelos de outros fabricantes em vários quesitos como força, estabilidade, segurança e conforto para o operador. Por essas e outras, a Spin Ace 80 vem sendo um grande destaque entre os modelos de Escavadeiras Link-Belt disponibilizados pela LBX no país, que compreendem pesos operacionais, em toneladas, de 13 (LBX 130X2), 16 (LBX 160X2), 35 (LBX 350X2) e a mais vendida delas, de 20 toneladas (LBX 210X2) além é claro, da escavadeira de 8 toneladas Spin Ace 80.

A estabilidade e a segurança estão diretamente ligados ao giro compacto ao invés de giro zero, proporcionando maior capacidade de elevação sem que haja risco de queda da carga ou tombamento da escavadeira. Além disso a escavadeira compacta Link-Belt Spin Ace 80 possui cabine fechada e climatizada (ar-condicionado e aquecedor), desembaçador e suspensão com absorção de vibração, tornado sua operação segura e extremamente confortável.

Motor

A escavadeira compacta Link-Belt Spin Ace 80 é equipada com motor turbo diesel Isuzu AU-4LE2X, de 4 cilindros em linha e refrigerado à água, que lhe entregam potência líquida de 54 hp (40 kW) a 2.000 rpm e torque máximo de 210 N-m a 1.500 rpm.

Além de muito econômico e durável, o motor Isuzu AU-4LE2X que equipa a LBX Spin Ace 80 oferece potência e torque elevado à baixas rotações, características muito importantes a qualquer motor e principalmente, quando equipam equipamentos pesados como escavadeiras, tratores e caminhões.

O consumo médio estimado é de:

  • Operação Pesada: 6,32 litros/h;
  • Operação Média: 5,53 litros/h;
  • Operação Leve: 4,35 litros/h.

É claro que a economia de combustível varia conforme a aplicação. O tipo de operação “pesada” citado refere-se a operação em aplicações quese que contínuas de escavação pesada em Modo SP, ao passo que “leve” representa aplicações de escavação fáceis, utilizando a máquina aproximadamente 50% do tempo em Modo SP.

Cabine e Controles

Como citamos anteriormente, a presença de inúmeros itens de série na cabine da LBX Spin Ace 80, tornam-na confortável e agradável de operar. Além de certificação de segurança, na cabine da Link-Belt Spin Ace 80 encontramos itens como:

  • Desacelerador de um toque;
  • Cabine de baixo ruído e baixa vibração fixada sobre 4 suportes preenchidos de fluido;
  • Assento regulável com suspensão e encosto reclinável, com apoio para os braços ajustável, suporte lombar e cinto de segurança;
  • Kit de medidores analógicos;
  • Aquecedor e Ar-Condicionado;
  • Espelhos retrovisores;
  • Buzina;
  • Luz interna;
  • Rádio AM/FM Estéreo;
  • Relógio;
  • Tapete;
  • Acendedor de cigarros;
  • Tomada 12v para acessórios e celular;
  • Limpador e Lavador de Parabrisas;
  • Sistema de segurança de bloqueio operacional;
  • Sistema antivandalismo.

Sem contar que para o operador, apesar de a Link-Belt SpinAce 80 ser uma escavadeira de porte e peso reduzidos, devido ao espaço e conforto, a sensação é de estar realmente em uma escavadeira hidráulica e não uma miniescavadeira, como ocorre em modelos de outras marcas nesta faixa de peso operacional.

Sistema Hidráulico

O sistema hidráulico da Link-Belt SpinAce 80 é de centor aberto, composto por duas bombas de pistão de deslocamento variável e uma bomba de engrenagens para controle piloto. O comando hidráulico principal possui uma válvula de 4 carretéis e uma válvula de 5 carretéis com auxiliar,

além de uma válvula de 2 carretéis para a lâmina e giro da lança.

Além disso, o sistema hidráulico da SpinAce 80 possui resfriador de óleo, válvulas de retenção da lança e do braço, vedações de face tipo O-Ring e filtro de retorno de 6 mícrons.

Giro

O motor de giro da escavadeira compacta Link-Belt Spin Ace 80 é de pistão axial, deslocamento fixo e possui engrenagem de redução planetária. O freio é a disco mecânico e o rolamento é de esferas com engrenagem interna para a mesa giratória.

A velocidade de giro é de 9,5 rpm (rotações por minuto) e o torque do giro é de 17kN/m.

Estrutura e Rodante

A estrutura inferior da Link-Belt Spin Ace 80 é construída em Padrão-X de 9’4″ (2,85m) com bitola de 6’6″ (1,99m).

A parte rodante da escavadeira é constituída de corrente de esteira vedada e apoiada, roletes e polias vedados e seu deslocamento é feito através de sistema hidrostático independente de duas velocidades com transmissão final de planetária compacta e freios do tipo disco, aplicado por mola com liberação hidráulica.

A velocidade de deslocamento da escavadeira Link-Belt Spin Ace 80 é de até 5,1km/h com força de tração de 58kN, permitindo vencer rampas com inclinação máxima de 70% (35°).

Fotos

Link-Belt Spin Ace 80 em demolição Link-Belt Spin Ace 80 em terraplenagem com escavação Link-Belt Spin Ace 80 abrindo valeta Link-Belt Spin Ace 80 em abertura de valeta

Dimensões e Especificações Técnicas

Para visualizar as dimensões e especificações técnicas da Link-Belt Spin Ace 80, como faixas de trabalho, capacidades, entre outros itens, baixe o folheto técnico abaixo.

[download id=”42″]

Informações

Para obter maiores informações sobre a Link-Belt SpinAce 80, acesse o site oficial da Link-Belt e entre em contato com o fabricante ou um de seus distribuidores autorizados.

Site: http://www.lbxco.com/brazil/

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 3 =

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net