MEI ou Micro Empresa para Locação de Máquinas?

Discuta aqui sobre administração de empresas, tributação e leis que direta ou indiretamente estão relacionadas à terraplenagem, mineração e/ou demolição.
Responder
Micael Fernandez
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 01 de Novembro de 2018 às 10:59
Localização: Ribeirão Preto
Contato:

MEI ou Micro Empresa para Locação de Máquinas?

Mensagem por Micael Fernandez »

Observei em minha cidade, conversando com engenheiros e arquitetos, uma oportunidade na área de locação de mini-carregadeiras. O intuito seria para locações mensais para obras e serviços menores como escavação de piscinas por exemplo. Vale salientar que já possuo um operador em vista e mecânico.

Para esse tipo de atividade, consigo abrir uma MEI ou é necessário que seja uma ME?

Desde já, muito obrigado! Abraços!

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: MEI ou Micro Empresa para Locação de Máquinas?

Mensagem por Leandro »

Caro amigo, o ideal é procurar um escritório de contabilidade pois eles geralmente sabem informar sobre a melhor opção, MEI (micro empreendedor individual) ou ME (micro empresa).

A meu ver, a única coisa que muda efetivamente é a carga tributária e burocracia, maior para ME.

Para ser MEI, tem que atender a todos estes requisitos:
a) Tenha faturamento limitado a R$ 81.000,00 por ano;
b) Que não participe como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
c) Contrate no máximo um empregado;
d) Exerça uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 2018,o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI.

Para mais informações sobre o MEI, este site é o melhor (do governo): http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

Se não me engano, no que diz respeito à locação de equipamentos, você não poderá realizar a locação com operador incluído... também não poderá ser prestador de serviços de terraplenagem (aterro, escavação, remoção de terra, transporte de terra, etc).

Lembrando que ME para locação de equipamentos sem operador, se enquadra no Simples Nacional... o que é ótimo! Se optar por ser prestador de serviços e/ou locador de equipamentos com operador, vai ter que ser ME sem enquadramento no Simples Nacional, independente do faturamento, acarretando em maior burocracia e tributação.

Mas como disse, o melhor é consultar um escritório de contabilidade da sua região.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante