Respeito ao meio ambiente e à vida

O Boteco é a seção do fórum onde todos os membros poderão conversar e se conhecer melhor.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Respeito ao meio ambiente e à vida

Mensagem por Leandro »

Vocês sentem um peso na consciência quando precisam desmatar um terreno? Pergunto porque me dá uma sensação ruim no começo das obras de terraplenagem.

Sei que as pessoas compram seus terrenos e têm o direito de construir suas casas, abrigar suas famílias e dar à elas segurança e proteção.

Sei também que para aprovação do projeto, existem inúmeras exigências, inclusive de compensação da vegetação removida através do plantio de mudas e às vezes preservação de uma porcentagem da área do terreno em proporção variável de até 30% do total.

Mesmo assim, mesmo sabendo que a obra está totalmente dentro da lei e que a sustentabilidade e preservação estão sendo consideradas e a cada dia que passa estão cada vez mais presentes e com maior importãncia no desenvolvimento de projetos, mesmo assim, sinto um pesar enorme na hora da raspagem da vegetação e remoção de árvores não nativas mesmo.

Poxa gente, se você olhar de perto, são tantas as vidas envolvidas, não só a vegetação, que já é importante, mas inúmeras espécies de insetos, anfíbios e pequenos mamíferos (roedores principalmente, como preás) que se não morrem durante a execução da terraplenagem, precisam abandonar "seu" habitat e migrar para terrenos vizinhos, tento toda sua vida e rotina completamente alterada.

Pode parecer uma grande bobagem e uma idiotice de minha parte, afinal, isso é inevitável, não há (ou pelo menos não é viável) como construir sem modificar a topografia e nem sequer remover a vegetação existente, mas tentem pensar em quantas vidas existem neste minúsculo ecossistema, já pararam para pensar nisso? Porque a minha vida ou do proprietário do terreno é mais importante do que daquele sapinho, das formiguinhas, besouros, animaizinhos em geral, ou ainda, aquela pequena plantinha ou árvore, porque a vida deles é menos importante? Porque eu tenho o direito de acabar ou mudar drásticamente a vida deles para obter meu sustento? Porque o dono do terreno tem mais direito de viver alí do que os demais seres vivos que já estavam ali antes dele?

Depois que minha filha nasceu, tão frágil e indefesa, cada dia de vida era uma vitória. Mesmo com todo auxílio e amparo, acesso à remédios, calor, proteção, mesmo assim, a vida é tão frágil que cada dia era realmente uma dádiva de Deus. E os seres vivos que não tem toda a capacidade e condição de nós humanos para se proteger e proteger sua prole? Já pensaram nisso, já viram a vida por este ângulo?

Quando vejo uma árvore enorme, um animal em sua vida adulta, sempre paro e penso, meu Deus, como esse ser tão indefeso conseguiu nascer, crescer e se desenvolver sozinho em um ambiente tão agressivo e perigoso? Seres tão minúsculos e frágeis, mas a vida persevera. Aí, em busca de desenvolvimento, nós humanos, muitas vezes dizimamos ou prejudicamos esses pequenos seres de Deus.

Resumindo, é isso... adoro meu trabalho, porém, se pudesse, coletava todas as formas de vida antes da escavação para preserva-las em outros lugares, mas infelizmente, não tenho condições para salvar todas, é uma pena.

Não esqueço das pessoas e crianças que passam fome nas ruas, imaginem, se me importo com "formiguinhas" de Deus, imagine o quanto triste fico quando vejo pessoas sem ter o que comer, o que vestir ou sem um teto para morar. Mas esta questão, já não está diretamente relacionada ao tema do fórum e é muito mais ampla...

Desculpem... foi um desabafo... se puderem, comentem...
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Fernando Pavan
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 09 de Setembro de 2015 às 17:33
Localização: ji paraná RO
Contato:

RE: Respeito ao meio ambiente e à vida

Mensagem por Fernando Pavan »

oi Leandro

não havia pensado nisso, e me preocupa o desmatamento indiscriminado. é admirável a sua sensibilidade, afinal nós somos o planeta. concordo com isso.

vou buscar conciliar a consciencia ambiental quando estiver atuando. 

valeu a dica e até mais


pensamento: as arverezes somos nozes

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Respeito ao meio ambiente e à vida

Mensagem por Leandro »

Fernando Pavan escreveu: pensamento: as arverezes somos nozes
uSaf28eS7d4

:D
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes