Página 1 de 1

Comparativos da EAE Máquinas

Enviado: 11 de Maio de 2014 às 13:45
por Leandro
Olá amigos!

Vocês recebem ou já tiveram a oportunidade de ler exemplares da Revista EAE Máquinas?

Eu, particularmente, sou fã da EAE Máquinas e acompanho as publicações desde as primeiras edições, há muitos anos.

No entanto, nunca gostei dos comparativos de equipamentos, sejam máquinas, caminhões ou implementos, publicados na Revista EAE Máquinas.

Os comparativos mais antigos, apesar de terem poucos itens comparados, cerca de 3 ou 4 se não me engano, eram mais consistentes e úteis à quem está para tomar decisão de comprar este ou aquele equipamento. No entanto, as últimas edições têm apresentado erros quanto as especificações técnicas e dimensões e mais recentemente, estão comparando "alhos com bugalhos".

Explico.

Quando você vai comparar um equipamento com outro, é fundamental que tenham no mínimo o mesmo peso operacional (aproximado) para que realmente sejam equipamentos que concorram entre si e tenham o mesmo público alvo. Não se pode comparar um Volkswagen Gol com um Porsche 911, ou um lamborghini Aventador com um Caterpillar 797, é no mínimo irresponsabilidade e até insano.

Seguindo esta linha de raciocínio, está aí a minha crítica, de compararem modelos que não competem entre si no mercado e possuem grande disparidade de peso operacional, potência e até destinação para trabalhos distintos.

Na edição 71 do bimestre Abril/Maio de 2014, a partir da página 48, a Revista EAE Máquinas compara as seguintes minicarregadeiras (skid steer loaders):
  • Volvo MC185C
  • Bobcat S630
  • XCMG XT740
  • Case SR175
  • JCB 155
  • New Holland L218
Nesta lista, a New Holland L218 tem peso operacional muito abaixo das demais, porque o equipamento que "deveria" ser incluído desta marca, seria a L220. Usar a L218 no comparativo desfavorece a marca New Holland pois a L218 será inferior às comparadas.

Outro modelo mau escolhido foi a Bobcat S630, sendo que o modelo similar às demais seria a S530, devido ao peso operacional. A utilização da S630 favoreceu de forma injusta com as demais o modelo da Bobcat, que inclusive, erroneamente é atribuído à ele a capacidade de operação (levantamento de carga) de 3.496Kg, ou seja, o mesmo peso da máquina, irreal isso, não?

Além destes erros, que prejudicaram a New Holland e favoreceram a Bobcat, existe outro ponto a ser analisado: o tipo de braço de levantamento. Não se pode comparar uma minicarregadeira de levantamento vertical com uma de levantamento radial, ambos os modelos possuem limitações atreladas à sua estrutura e cada um tem suas utilidades e aplicações específicas.

O que vocês acham amigos, a EAE Máquinas pisou ou não pisou na bola desta vez?