Ajuda com compra de retro escavadeira

Informações e dúvidas sobre retroescavadeiras (retro-escavadeiras).
Responder
Nflavio
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 de Março de 2013 às 11:59
Localização: maceio
Contato:

Ajuda com compra de retro escavadeira

Mensagem por Nflavio »

Encontrei hoje este site, e gostei bastante aqui da ideia do forum.

pessoal, estou prestes a adquirir uma retroescavadeira Case, nova, modelo

580N, gostaria da opinião de vocês sobre essa retro, Existe outra marca

melhor ou a escolha da Case é acertada, outra coisa sobre o modelo, vale a

pena pegar uma 4x2 ou nao, eu acredito que nao... mas gostaria de saber

de voces, e qual seria realmente a vantagem da 4x4 sobre a 4x2.

com Cabine ou Rops ?

Ja tive um equipamento case uma w20e, entendo um pouco mais sobre Pás do que de retro, tenho interesse em alugar a maquina para serviços.

Já possuo alguns contatos no ramo, desde quando trabalhei com a w20E

e sobre financiamento onde posso conseguir as melhores taxas. finame e etc. gostaria de ajuda nisso.

no caso o consorcio nacional case, vale a pena ?

Obrigado pela atenção, um abraço a todos

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Ajuda com compra de retro escavadeira

Mensagem por Leandro »

Seja bem-vindo caro Nflavio!

Vou tentar responder às suas perguntas separadamente e de forma bem enxuta, ok? Mas lembro que é apenas a minha opinião, o ideal é você ir angariando mais opiniões sobre esta e outras retroescavadeiras antes de se decidir.
Nflavio escreveu: ...pessoal, estou prestes a adquirir uma retroescavadeira Case, nova, modelo 580N, gostaria da opinião de vocês sobre essa retro, Existe outra marca melhor ou a escolha da Case é acertada...
A Case, pelo menos no Brasil, sempre foi sinônimo de retroescavadeira. Há muitos e muitos anos ela liderou as vendas e sempre foi a preferida.

Sim, a 580N é uma excelente máquina, porém, veja também outras como a JCB 3C e a Caterpillar 416E. Veja preço, garantia e principalmente assistência técnica (se possui perto de você ou de onde trabalha).
Nflavio escreveu:outra coisa sobre o modelo, vale a pena pegar uma 4x2 ou nao, eu acredito que nao... mas gostaria de saber de voces, e qual seria realmente a vantagem da 4x4 sobre a 4x2.
Sinceramente? Retroescavadeira antiga 4x2 sempre foi lixo... as novas são boas, creio que de 2004 em diante. As novas 4x2 tem uma espécie de bloqueio no diferencial que faz com que as duas rodas tracionem juntas, melhorando consideravelmente a performance da máquina.

As 4x4 serão sempre melhores para terrenos mais acidentados, porém, vejo muito proprietário de 4x4 reclamando de quebras da tração dianteira. Faça uma pesquisa com quem tem.
Nflavio escreveu: com Cabine ou Rops ?
Aqui eu explico um pouco sobre o que é Cabine ROPS e FOPS. Mas não entendi sua pergunta. Vou tentar deduzir o que perguntou e me arriscar a responder.

Com ou sem cabine fechada?
Sem dúvida, a cabine fechada é melhor para o operador. Muito mais comodidade, conforto e segurança.
Nflavio escreveu: Ja tive um equipamento case uma w20e, entendo um pouco mais sobre Pás do que de retro, tenho interesse em alugar a maquina para serviços.

Já possuo alguns contatos no ramo, desde quando trabalhei com a w20E
Não sei que você vai trabalhar com o equipamento, creio que alugará sem operador e abastecimento, é isso?

Bom, se for trabalhar com ela, vai passar muito nervoso.

Meu pai sempre teve pá-carregadeira e quando pegou uma retro para operar a primeira vez, quase jogou a máquina na primeira ribanceira que viu de tanta raiva, hehe. Sério, muda da água pro vinho... acredite, Retroescavadeira é muito boa para abrir valeta e usar a caçamba dianteira apenas para carregar material solto (terra já escavada, areia ou brita). Não pense em desempenho... retro é pra quem tem paciência, muita paciência.

Reserve também algumas mangueiras reservas... diferente das carregadeiras, as retroescavadeiras estouram bastante mangueira, não sei porque, mas sempre vejo alguma jorrando óleo.
Nflavio escreveu: e sobre financiamento onde posso conseguir as melhores taxas. finame e etc. gostaria de ajuda nisso.

no caso o consorcio nacional case, vale a pena ?
Sobre financiamento, fico devendo... não entendo nada disso, mas com certeza, o revendedor que consultar vai poder te orientar direitinho nisso.

Agora, quer uma opinião? Porque não compra com este valor uma escavadeira hidráulica de 7~8 toneladas? É muito melhor que qualquer retroescavadeira, o consumo é mais baixo que o da retroescavadeira, a diária é mais cara, a revenda é muito mais fácil.

Não sei das suas necessidades, mas sinceramente eu acho que no futuro as retroescavadeiras serão substituídas por uma dupla dinâmica, hehe: Miniescavadeira + Minicarregadeira... pelo menos para produção, essas duas produzem muito mais do que uma retroescavadeira e o custo por M³ é muito menor.

Abraço!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Nflavio
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 de Março de 2013 às 11:59
Localização: maceio
Contato:

RE: Ajuda com compra de retro escavadeira

Mensagem por Nflavio »

Leandro, muito obrigado por suas informações, vou acrescentar algumas

informações, eu trabalhei quando tinha uma carregadeira w20, sempre com operador meu e o óleo da empresa ou cliente na qual faço o serviço.

hoje essa pá, continua trabalhando. mas não comigo mais, esta hoje com um parente meu.

conheço operador de retroescavadeira com experiencia. apesar de nunca eu realmente ter trabalhado com ele.

pretendo fazer o mesmo com a retro, a decisão por enquanto de obter uma retro ao invés de uma pá e por conta do mercado aqui, acredito que tenho mais facilidade em arrumar serviço com a retro.

alem do que o preço de uma pá carregadeira é mais alto que de uma retro.

estou pensando em adquirir um equipamento novo. mas talvez compre um usado com poucos anos de uso.

Mas acredito que um equipamento novo seja a melhor opção. Oque voce acha leandro ?

irei atras de colocar essa retro alugada a uma usina de cana de açucar ou outros serviços que possam aparecer, com contrato e etc.

so farei a compra caso tenha conseguido um bom serviço para a mesma.

sobre a escavadeira hidráulica, eu irei começar a pesquisar. admito que nao conheço muita coisa sobre o equipamento.

principalmente sobre manutenção do mesmo. e forma de operação e etc.

acredito que por ser um equipamento mais caro, manutenção e peças do mesmo sejam mais caros.

e também desconheço como esta o mercado aqui na minha regiao, para prestação de serviço com este equipamento.

Quais seriam as boas marcas que posso começar a olhar sobre as hidráulicas ?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Ajuda com compra de retro escavadeira

Mensagem por Leandro »

Nflavio escreveu: Leandro, muito obrigado por suas informações, vou acrescentar algumas

informações, eu trabalhei quando tinha uma carregadeira w20, sempre com operador meu e o óleo da empresa ou cliente na qual faço o serviço.

hoje essa pá, continua trabalhando. mas não comigo mais, esta hoje com um parente meu.

conheço operador de retroescavadeira com experiencia. apesar de nunca eu realmente ter trabalhado com ele.

pretendo fazer o mesmo com a retro, a decisão por enquanto de obter uma retro ao invés de uma pá e por conta do mercado aqui, acredito que tenho mais facilidade em arrumar serviço com a retro.

alem do que o preço de uma pá carregadeira é mais alto que de uma retro.

estou pensando em adquirir um equipamento novo. mas talvez compre um usado com poucos anos de uso.

Mas acredito que um equipamento novo seja a melhor opção. Oque voce acha leandro ?
Se tem condições de pagar à vista ou certeza absoluta que terá serviço para pagar as prestações e um eventual seguro da máquina, comprar nova é sempre o melhor negócio, principalmente de marcas já bem conceituadas no mercado como Caterpillar, Case, New Holland, John Deere e porque não, Randon.

Se fosse você mesmo a operar a máquina e, digo mais, a cuidar pessoalmente da manutenção dela, poderia sugerir sim uma usada e nem precisaria ser tão nova, com poucos anos de uso, afinal, na minha modesta opinião, as máquinas mais novas só mudaram para pior com tanta eletrônica embarcada, portanto, uma máquina com 10 a 15 anos de uso, se bem conservada, não seria uma má pedida.

Mas já que disse que vai colocar operador, a melhor coisa é equipamento novo, que demora muito a dar dor de cabeça. No entanto, fique de olho na conservação do equipamento, afinal, além de equipamento novo desvalorizar muito só de sair da revendedora, qualquer amassado, risco ou avaria em geral pode representar milhares de reais a menos no valor de revenda. Meu pai costuma dizer "o boi só engorda com os olhos do patrão", por isso, deixo a mesma dica para você, fique de olho!
Nflavio escreveu: irei atras de colocar essa retro alugada a uma usina de cana de açucar ou outros serviços que possam aparecer, com contrato e etc.

so farei a compra caso tenha conseguido um bom serviço para a mesma.
Eu realmente não entendo nada do seu ramo, não sei exatamente quais seriam os serviços designados à um equipamento de terraplenagem dentro de uma usina de cana de açúcar.

Além dos trabalhos com terra, verifique com o suposto futuro cliente se haverá outras tarefas, como carregamento de carretas, abastecimento de baias, etc... e se possível, caso não seja da área, faça uma minuciosa avaliação dos requisitos para desempenhar as tarefas que serão incumbidas à esta retroescavadeira e veja se ela realmente atenderá a demanda e será capaz de executar tudo o que for designado.

Verifique as alturas máquinas que ela deverá alcançar no carregamento, quais os ciclos desejados, espaço que terá para manobra, etc. Quanto mais informação tiver, melhor, para não ter que substituí-la por outra no futuro e perder dinheiro na revenda/troca.
Nflavio escreveu: sobre a escavadeira hidráulica, eu irei começar a pesquisar. admito que nao conheço muita coisa sobre o equipamento.

principalmente sobre manutenção do mesmo. e forma de operação e etc.

acredito que por ser um equipamento mais caro, manutenção e peças do mesmo sejam mais caros.

e também desconheço como esta o mercado aqui na minha regiao, para prestação de serviço com este equipamento.

Quais seriam as boas marcas que posso começar a olhar sobre as hidráulicas ?
Para trabalhos de terraplenagem em obras que envolvam volumes de escavação e/ou carregamento superiores à 500m³ já se pode ter maior rentabilidade quando usando uma escavadeira hidráulica de no mínimo 7 toneladas. Para volumes acima de 1.000~1.500m³, recomendo no mínimo uma escavadeira hidráulica de 15 a 20 toneladas. No entanto, tudo depende muito das tarefas a serem executadas na obra.

Aqui em São Paulo, capital, como temos muito subsolo para escavar (3, 6, 9 e 12m em média abaixo do nível da rua), uma escavadeira hidráulica de 20 toneladas está se tornando cada vez mais requisito mínimo para qualquer empresa de terraplenagem de pequeno e médio porte. Até mesmo empresas pequenas, que outrora usavam retroescavadeiras, passaram a preferir usar 2 equipamentos em substituição dela, sendo uma minicarregadeira (geralmente Bobcat S170 ou similar) e uma miniescavadeira (de 5 a 8 toneladas), juntas, tendo um melhor custo x benefício do que uma retroescavadeira das melhores disponíveis no mercado. A cada dia, inclusive, populariza-se mais escavadeira "Giro Zero", ou seja, que não possuem capô comprido e podem girar 360° sem que seu "corpo" saia fora dos limites das esteiras. Embora menos estáveis, são ótimas para grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc.

Sobre marcas, acho que já cantei a bola anteriormente, mas volto a dizer, baseado em minha preferência e experiência pessoal, nesta ordem para escavadeiras: Caterpillar, Komatsu, Volvo, Case, JCB, New Holland e John Deere (aposta), dando preferência sempre para a que tiver maior rede de distribuidores e assistência técnica próximos de você e com peças em estoque no país. As escavadeiras Hyundai são muito bem vistas aqui e bem faladas por seus proprietários, eu não as descartaria em uma possível compra se fossem mais baratas que as citadas acima. Eu particularmente ainda não aposto nas chinesas, nem nas que tem fábrica no Brasil, pois ainda quero ver amadurecer sua rede de assistência técnica, embora algumas como a Sany, tenham me surpreendido positivamente com seus investimentos.

Não sei se seria um problema para você, mas as escavadeiras hidráulicas (pelo menos as de esteira) possuem o problema da mobilização muito mais problemática e onerosa do que as retroescavadeiras. A 580N da Case, por exemplo, se não me engano consegue rodar a incríveis 40km/h, que para trechos curtos (até 10~15km) seria uma incrível vantagem em relação às escavadeiras.

Espero estar ajudando-o.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

cristiano caldeira
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 20 de Setembro de 2015 às 08:59
Localização: BRAUNAS-MG
Contato:

RE: Ajuda com compra de retro escavadeira

Mensagem por cristiano caldeira »

qual melhor retoescavadeira 4x4 cabinada do mercado? case,new holland ou caterpila?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes