Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Informações e dúvidas sobre retroescavadeiras (retro-escavadeiras).
pauloyfuji
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 17 de Junho de 2016 às 22:01
Localização: Ibiúna - SP
Contato:

Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por pauloyfuji »

Prezado Leandro,

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por esta bela criação que é o site Terraplenagem.net.
Sou novato em relação à retroescavadeira.
Li os comparativos, pedidos de sugestão de outros usuários e matérias correlatas.
Pretendo adquirir uma retroescavadeira.
Tenho necessidade de uma 4x4 pois farei uso da pá carregadeira aqui no meu sítio. O terreno não é muito plano para não dizer íngreme e muito irregular.
A intenção é usar para mim mesmo. Não pretendo prestar serviço para terceiros.
O problema esbarra na minha situação financeira. Preciso de uma 4x4 mas o meu bolso não permite grandes evoluções.
Tenho visto anúncio de Fiatallis Fb80.3.
São 4x4 e o preço é mais acessível.
Gostaria de sua opinião a respeito desse modelo.
Não sei se as peças são caras, pior se não tiver peças de reposição no mercado.
São estruturalmente forte ou fraca?
Desde já agradeço a sua atenção.

Paulo Y. Fujihara.
whatsapp 015 9 97712785

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por Leandro »

Caro Paulo, tudo bom?

Rapaz, muito obrigado pelas suas palavras, elogiando o meu trabalho. O Terraplenagem.Net é feito sempre com muito carinho e dedicação. Fico muito feliz quando percebo que os usuários estão gostando do trabalho. Tudo isso é feito por vocês e também por vocês, quando se propõem a participar postando dúvidas, críticas ou sugestões.

Sobre a retroescavadeira, vou colocar aqui minha opinião particular. Se outros membros postarem suas opiniões, melhor para você conseguir embasar a sua própria opinião e assim realizar a melhor escolha.

Para mim, quando para uso próprio ou para prestação de serviços e locação, porém, com operação pelo proprietário, qualquer equipamento mesmo é bom, pois o proprietário geralmente vai zelar pela integridade e bom funcionamento do equipamento.

Se for para operação por algum funcionário, aí vai do funcionário que você tem. Se for um bom funcionário, que cuida bem do equipamento, que tem destreza para operar, se realmente for um bom profissional, também não faz muita diferença o equipamento.

Agora se for para operar com operação por conta do cliente, a coisa complica muito. Apesar de você poder fazer um check list, jamais vai notar se o operador forçou demais o motor, o torque, a transmissão, etc... Se isso ocorreu, terá ocorrido maior desgaste do que o normal e a vida útil do equipamento será reduzida. Assim, para estes casos, o melhor para você é usar um equipamento o mais novo possível e o mais resistente e robusto possível, porém, tem que ter um bom contrato (longo e lucrativo), para valer a pena o investimento.

Agora vamos imaginar que o equipamento seja bem utilizado, por um bom profissional, com todo o zelo e cuidado que são exigidos. Neste caso, alguns equipamentos, até que antigos, atendem bem dependendo da produtividade requerida.

O "Fusca" das retroescavadeiras, pau para toda obra, máquina que não é quebradeira e que quando você precisa acha peça em qualquer lugar, é a retroescavadeira Case 580H. No seu caso, se não me engano, tem a Case 580SuperH que tem versões 4x4, se não me engano, de 1990 a 1996 com motor Cummins 4BT (turbo). São máquinas ótimas, como disse, duráveis e com enorme facilidade de encontrar peças de reposição. Se não fosse a exigência de ser 4x4, até as mais antigas, com motor Perkins, seriam uma ótima pedida. Você economiza com aquisição, manutenção, etc.

Se quiser pagar um pouco mais, temos as 580L. Não são tão bonitas quanto as 580M ou 580N, mas as 580L 4x4 são muito produtivas e também de fácil manutenção.

Já as demais marcas, eu recomendaria Caterpillar, JCB e New Holland.

As FiatAllis eu tenho receio... não sei se as concessionárias New Holland realmente assumiram e têm todas as peças que você precisar para FiatAllis. E se sim, até quando?

Quanto a serem boas, FiatAllis e New Holland são muito similares... as FiatAllis FB80.3 são praticamente iguais as primeiras retroescavadeiras New Holland LB90. O único ponto negativo que ouço muito dos operadores é o braço da carregadeira ser reto, sem nenhum ângulo, o que torna o carregamento de caminhões altos mais complexo, pois a máquina geralmente conforme o braço é levantado mais próximo da máquina fica a caçamba. Isso é o bicho para acontecer de o operador bater a frente da máquina ou os pneus dianteiros nos rodoares dos caminhões.

De resto, a retroescavadeira Fiatallis FB80.3 é muito boa, mas antes de comprar, veja com quem tem... veja como é a assistência.

Exemplo: Meu pai tem uma máquina Case, importada, que tem que obrigatoriamente recorrer a assistência da Case que no Estado de São Paulo é a Brasif. Pelo amor de Deus, sempre que ele precisa da Brasif muda até a fisionomia... o preço é um absurdo (até 10 vezes mais caro que a peça mais cara similar no paralelo, de marca renomada) e o atendimento é péssimo. Chegaram a falar para ele que o problema é que a máquina é velha (2002, ou seja, 14 anos de uso). Daí imagina, porque não dizem que a máquina é descartável... que depois de 10 anos de uso joga-se fora por falta de peça.

Imagina a Fiatallis, que já não existe mais... será que a New Holland (também do grupo CNH, uma empresa Fiat Industrial, assim como a Case) vai dar o suporte que você precisa? Até quando?

Se eu fosse você, se for para gastar pouco, pegava uma Case 580H ou SuperH que fosse 4x4... ou, se tiver mais condição, pegava uma 580L ou SuperL. Para essas, tem muita peça no paralelo barata e de qualidade excepcional.

No preço da Case 580L acho que você pode encontrar Caterpillar 416D ou JCB 214, mas não sei como vai ser para achar peça no paralelo, acho que só original... aí o preço complica... mas Caterpillar é difícil de quebrar.

Boa sorte!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

pauloyfuji
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 17 de Junho de 2016 às 22:01
Localização: Ibiúna - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por pauloyfuji »

Prezado Leandro,

Pode ter certeza que farei uma boa reflexão sobre as considerações feitas por você.

Muitíssimo agradecido.

Paulo Y. Fujihara
whatsapp 015 9 97712785

pauloyfuji
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 17 de Junho de 2016 às 22:01
Localização: Ibiúna - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por pauloyfuji »

Prezado Leandro,

Seguindo sua sugestão comprei uma CASE. Uma 580M 4x4 ano 2008.
Tive que fazer um esforço financeiro mas como a máquina estava em muito bom estado achei que valia investir um pouco mais. Só os pneus não estavam tão bons mas para meu uso vai durar bastante.
Acredito que com o tempo ficará melhor do que está agora. Igual aos meus tratores agrícolas. São impecáveis mecanicamente.
Eu mesmo operarei a máquina. Tenho que aprender a operar, obviamente, mas acredito que não seja um bicho de sete cabeças. Só cinco cabeças.
A minha máquina veio com 3 alavancas mais pedais de giro. Ouvi dizer que é possível colocar comando de duas alavancas.
Gostaria de sua opinião e de outros membros do fórum a esse respeito.
Vale a pena investir num sistema de duas alavancas? Não tenho idéia do valor do investimento.

Grato pela atenção.

Paulo Y. Fujihara
whatsapp 015 9 97712785

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por Leandro »

Então amigo, já vi colocarem 2 alavancas até em Case 580H das antigas... dizem que é muito bom para o operador, facilita bastante o trabalho.

Porém, não tenho ideia de valores e não sei dizer se vale a pena o investimento necessário...

Quando puder, coloca fotos da garota aí... Case 580M 4x4 é o bicho, parabéns!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

pauloyfuji
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 17 de Junho de 2016 às 22:01
Localização: Ibiúna - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por pauloyfuji »

Leandro escreveu:Então amigo, já vi colocarem 2 alavancas até em Case 580H das antigas... dizem que é muito bom para o operador, facilita bastante o trabalho.

Porém, não tenho ideia de valores e não sei dizer se vale a pena o investimento necessário...

Quando puder, coloca fotos da garota aí... Case 580M 4x4 é o bicho, parabéns!
Prezado Leandro,

Obrigado pelos votos.

Segue foto da máquina.

Mais uma vez muitíssimo agradecido pela ajuda.

Paulo Y. Fujihara
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
whatsapp 015 9 97712785

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por Leandro »

Mas a bitela é bonita, heim? Imponente pra caramba... parabéns pela compra, espero que seja muito rentável e só te dê alegrias.

Bela máquina mesmo!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

pauloyfuji
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 17 de Junho de 2016 às 22:01
Localização: Ibiúna - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por pauloyfuji »

Prezado Leandro,
Obrigado pelos votos.

Com a máquina em casa já bati uma água e engraxei todos os pinos. Marfak
Vou trocar todos os filtros e óleos.
Surgiu uma dúvida.
Óleo Hidráulico.
O dono anterior disse que passou a usar óleo barato no sistema hidráulico por causa de um ou outro vazamento.
A diferença de preço é grande.
Aqui na minha cidade óleo 68 barato custa R$100,00 o balde de 20 litros. O vendedor diz que é segunda linha. São marcas desconhecidas.
As de marcas conhecidas, bem mais caro, tem o Hyspin 68, Hydra 68, Tellus 68, Rando 68, Ipitur 68 e por aí vai.
Quais são as consequências de usar óleo hidráulico barato?
Tem alguma sugestão de marca de óleo hidráulico?

Grato pela atenção.

Paulo Y. Fujihara
whatsapp 015 9 97712785

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por Leandro »

pauloyfuji escreveu:Prezado Leandro,
Obrigado pelos votos.

Com a máquina em casa já bati uma água e engraxei todos os pinos. Marfak
Vou trocar todos os filtros e óleos.
Surgiu uma dúvida.
Óleo Hidráulico.
O dono anterior disse que passou a usar óleo barato no sistema hidráulico por causa de um ou outro vazamento.
A diferença de preço é grande.
Aqui na minha cidade óleo 68 barato custa R$100,00 o balde de 20 litros. O vendedor diz que é segunda linha. São marcas desconhecidas.
As de marcas conhecidas, bem mais caro, tem o Hyspin 68, Hydra 68, Tellus 68, Rando 68, Ipitur 68 e por aí vai.
Quais são as consequências de usar óleo hidráulico barato?
Tem alguma sugestão de marca de óleo hidráulico?

Grato pela atenção.

Paulo Y. Fujihara
Então amigo, óleo hidráulico 68 barato, eu só uso BR ou Ipiranga... são as marcas mais baratas e "melhorzinhas". Fora estas, só se for Texaco, Shell, Esso, Mobil, Castrol, Havoline, Petronas, entre algumas outras, mas todas mais caras que BR ou Ipiranga.

Não use de marcas desconhecidas (fundo de quintal), pois podem danificar principalmente o comando e os reparos. Ah, não esqueça de realizar a troca periódica dos filtros do hidráulico, pois são eles que vão segurar "limalhas" ou fragmentos da bomba (de engrenagens ou palhetas) que por ventura vão danificar o comando e os reparos causando refluxo do óleo nos pistões ou vazamentos.

Não sei as retroescavadeiras modernas (como a Case 580M), mas nas minicarregadeiras, o pessoal tem usado o óleo de motor 15W40 (ou 10W30) no hidráulico... não sei se pode. Na Case 95XT que temos aqui, é para usar o Mobil 424 que é um absurdo de caro. Usamos há mais de 10 anos o 15W40 da Texaco (Ursa TD) e nunca deu problema... procure se informar (e se fizer, por conta e risco, não me responsabilizo).
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

pauloyfuji
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 17 de Junho de 2016 às 22:01
Localização: Ibiúna - SP
Contato:

Re: Retroescavadeira Fiatallis 80.3

Mensagem por pauloyfuji »

Prezado Leandro,

Agradeço a sua manifestação.
Vou seguir seu conselho. Acho que será prudente trocar todos os filtros e óleo do motor.
E daqui a uma semana quando tirar o vazamento vou trocar o óleo hidráulico por uma de marca conhecida.
Até lá vou evitar usar a maquina.
Trata-se de máquina usada e não tem como saber quando foi trocado.

Quanto ao uso de óleo não especificado longe de mim querer responsabiliza-lo. Jamais faria uma coisa dessas.
Você está tentando me ajudar.
Eu entendo sua cautela. Já aconteceu comigo. Tentei ajudar e o cara não entendeu.
O único sentimento que tenho e terei em relação a você será a de extrema gratidão.

Um grande abraço.

Paulo Y. Fujihara
whatsapp 015 9 97712785

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes