Recomendações e dicas de Bobcat

Fórum sobre minicarregadeira (como Bobcat), miniescavadeira e máquinas compactas ou de pequeno porte em geral.
Responder
Diego cigano
Novato
Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 12 de Agosto de 2016 às 07:15
Localização: Boituva-sp
Contato:

Recomendações e dicas de Bobcat

Mensagem por Diego cigano »

Bom dia.. Gostei do fórum e só de ler os tópicos já aprendi bastante..
Trabalho no ramo de Disk Entulho e hoje tenho a necessidade de uma minicarregadeira, conforme fui procurando, eu acabei fazendo negócio com um amigo que tem uma bobcat 853 no estado do Paraná, eu pesquisei porém não encontro muita informação sobre a máquina..
Eu estava procurando uma CASE pelo que sempre leio seria a melhor opção em termos de assistência.. Porém devido à minha negociação com meu amigo, essa bobcat 853 vai entrar e vamos quitar nossas pendências...
Então a certeza é que eu vou pegar uma 853..
Não consegui confirmar com ele o ano dela antes de fazer essa pergunta..
Gostaria de saber mais sobre ela..
Que deve ser 2007 ou 2010..
Obrigado

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Recomendações e dicas de Bobcat

Mensagem por Leandro »

Sobre a Bobcat 853 citada, pode fazer parte da série Bobcat Skid-Steer 50 Series (produzida a partir de 1995) ou Bobcat G Series (produzida entre 1999 e 2002). A partir de 2002 foi lançada a Bobcat Série S, cujo as mais populares no Brasil foram as Bobcats S130, S150, S175, S185, S250, S300, entre outros. As mais atuais são os modelos da Bobcat Série M, lançadas em meados de 2011.

Quanto a série 50 Series, as Bobcat 653, equipadas com motor Peugeot (o mesmo das pickups Peugeot 504 se não me engano), às vezes davam problema de superaquecimento, talvez ocasionado pelo mau uso do equipamento, pela falta de líquido de arrefecimento ou até pela utilização de cabeçote de alumínio, presente neste tipo de motor, diferente dos modelos com motor Kubota ou Isuzu.

Dentre os modelos da "série 50", como a 453, 553, 653, 753, 853 e até 953, a mais popular no mercado internacional foi sem dúvida a 753, embora a 653 tenha sido muito vendida no Brasil por seu preço e peso reduzidos, além de enorme economia de combustível, se comparada aos demais modelos da série.

Nesta época, entre 1997 e 1999, a Case comercializou no Brasil a série "Uniloader" de minicarregadeiras, cujo os modelos mais vendidos foram a Case 1840C e a 1845C, ambos os modelos equipados com motor Cummins 4B de 3,9 litros e 57HP, algo que impactou bastante as vendas da Bobcat no país, principalmente os modelos abaixo da 853.

Sobre os modelos da série 50 das minicarregadeiras Bobcat, os mais populares no Brasil foram:
  • Imagem
    Bobcat 653: Indicada para uso em agricultura e construção civil, possuía motor Peugeot 1,9L (peso --- kg / potência ---- HP);
  • Imagem
    Bobcat 753: Indicada para uso geral, além de agricultura e construção civil, possuía motor Kubota V2203-EB 2,2L (peso 2.150kg / potência 43,5HP);
  • Imagem
    Bobcat 853: Indicada para uso em fábricas e na construção civil, possuía motor Isuzu 4JB1 2,8L (peso 2.948 kg / potência 58HP).
* Fotos: http://blog.bobcat.com

Como pode ver pelas fotos, as dimensões eram bem similares entre elas, havendo apenas variações significativas nas especificações técnicas em decorrência, principalmente, do tamanho e do peso de cada motor, assim como também relacionado à diferença de potência que resulta em maiores capacidades de carga e força de desagregação e levantamento.

Para te ajudar, tomei a liberdade de disponibilizar alguns manuais e catálogos da Bobcat 853 para download aqui.

Sobre o que citou, da sua máquina ser 2007~2010, desculpe pela notícia, mas é impossível, pois a série 50 finalizou em 2002.

A forma mais prática de descobrir o ano da sua máquina é através do número de série. Você poderá comparar seu número de série com de outras máquinas usadas do mesmo modelo, à venda na internet. Exemplos que peguei na internet:
  • Série 508415258 - ano 1995
  • Série 512815448 - ano 1996
  • Série 512818635 - ano 1997
Mas lembre-se, isso é apenas para ter uma referência, pois como se trata de um equipamento importado, o ano de fabricação nem sempre é considerado o ano do equipamento para o proprietário, pois às vezes pode demorar um bom tempo para ser vendido após fabricado (trâmites, transporte, etc). Ex.: Embora possa ter sido fabricado em 1995, a venda para o consumidor final poderá ocorrer apenas em 1996 ou 1997, entende?

Procure a plaqueta e anote o número de série, ele é o "número de chassis" da sua máquina. Se possuir uma plaqueta, recomendo até que remova-a e guarde-a bem, pois muitos roubam essa plaqueta para revender máquinas roubadas "mascarando" o número de série.

Para mais informações sobre a história da Bobcat, clique aqui. Para ver uma "timeline" dos produtos Bobcat, clique aqui.

Espero tê-lo ajudado.

Precisando, conte sempre o nosso fórum... o que eu não souber responder, com certeza algum de nossos amigos membros o farão ;-)
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Diego cigano
Novato
Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 12 de Agosto de 2016 às 07:15
Localização: Boituva-sp
Contato:

Re: Recomendações e dicas de Bobcat

Mensagem por Diego cigano »

Nossa que história longa as bobs..
Obrigado por me orientar e explicar...
Realmente o ano deve ser em torno desses que me falou...
Outra dúvida..
Esse motor que equipa a 853 tem manutencao fácil?
Digo em termos de peças de reposicao e tal...

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Recomendações e dicas de Bobcat

Mensagem por Leandro »

Diego cigano escreveu:Nossa que história longa as bobs..
Obrigado por me orientar e explicar...
Realmente o ano deve ser em torno desses que me falou...
Outra dúvida..
Esse motor que equipa a 853 tem manutencao fácil?
Digo em termos de peças de reposicao e tal...
Olha, a facilidade de manutenção é igual para todos os três destes modelos da série 50, 653 (Peugeot), 753 (Kubota) e 853 (Isuzu), a dificuldade que você poderá ter é de encontrar peças, sendo o Kubota o mais fácil de encontrar peças de reposição.

Para Bobcat, você tem uma grande variedade de lojas de peças, pelo menos aqui em São Paulo existem várias, como a Nilcap, CenterBob, Abamaq, entre outras.

Você também pode arriscar entrar em contato com revendedores da Link-Belt, pois pelo que sei, as escavadeiras hidráulicas da Link-Belt, chamadas de LBX, usam motor Isuzu. Imagino que não será o mesmo motor, porém, vai que eles importam sob encomenda? Sobre o tamanho do motor, não se assuste, tem muita escavadeira grande, de 7 ou até 12 e 15 toneladas que usam motor de 4 cilindros, igual das Bobcats.

A facilidade de achar peça para o motor Kubota está aí... nesta utilização do motor em outros equipamentos. Diversas miniescavadeiras (de 2,5 até 7 toneladas) utilizam ou motor Kubota, de diversas marcas, e claro, da própria Kubota. Mas claro, a chance de ser o mesmo modelo de motor será maior se a época de fabricação for similar. As máquinas mais novas estão substituindo o motor Kubota por Yanmar e até Perkins como na JCB (Perkins que agora é da Caterpillar).

Por este motivo as minicarregadeiras Case 1840 e 1845C ganharam mercado das pioneiras e já consagradas Bobcats naquela época, pois a Case optou por usar o motor Cummins, marca internacional com fábricas em vários lugares do mundo, inclusive, no Brasil. A utilização do Cummins nas Case vigorou de 1996 ou 1997 até 1998 nas 1840 e 1845, continuando com Cummins também na série XT até 2003 ou 2004. Esse motor é o mesmo das Case 580L, de rolos compactadores, de pás-carregadeiras, e claro, de diversos caminhões como os VUCs da Ford e da Volkswagen usados no Brasil. A partir daí, na série 400, a Case passou a usar os motores Iveco (FPT da Fiat, afinal, o grupo CNH, que detém as marcas Case e New Holland, pertence ao grupo Fiat Industrial). Eu, particularmente, prefiro a série XT pois você acha peça muito mais fácil e barato por ser Cummins. Já as peças para os motores Iveco, o preço é lá em cima...

Boa sorte!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes