Qual adquirir, JCB 1CX ou Caterpillar 302.5

Fórum sobre minicarregadeira (como Bobcat), miniescavadeira e máquinas compactas ou de pequeno porte em geral.
Responder
Marcelo Vilela
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 05 de Janeiro de 2015 às 15:27
Localização: Jose Bonifacio-SP
Contato:

Qual adquirir, JCB 1CX ou Caterpillar 302.5

Mensagem por Marcelo Vilela »

So colocando o nariz onde nao fui chamado...kkkkk. Estou comecando agora uma micro empresa para locacao, onde faco questao de ser o operador. Tenho uma Cat 226 b 3, nao tenho do que reclamar. agora estou numa duvida cruel, nao sei adquiro uma jcb 1 cx ou 302.5 cat. o mercado nao sinaliza nada para eu tomar a decisao correta..

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Qual adquirir, JCB 1CX ou Caterpillar 302.5

Mensagem por Leandro »

Olá amigo, tudo bom?

Olha, difícil opinar pois são máquinas distintas, por isso, não dá pra traçar um comparativo "justo", até porque destinam-se a tarefas distintas com mercados e valores também muito distintos, tanto pela oferta e procura quanto pelo custo de manutenção de cada equipamento.

Quanto a marca, não há o que discutir pois a qualidade de ambas é excepcional, tanto Caterpillar quanto JCB não deixam nada a desejar no quesito confiabilidade, segurança e pós-venda. Não vá na conversa de fanboys ou consumidores xiitas (termos muito usados no meio da informática para denominar consumidores fanáticos por certas marcas), temos que verificar as especificações técnicas, garantias e rede de concessionários autorizados, principalmente na sua região ou área de atuação.

Já discuti aqui no fórum sobre a 1CX e sobre qual minicarregadeira escolher, mas é primordial você decidir se seu mercado (seus clientes) possuem trabalhos que realmente exijam a utilização de um equipamento tão peculiar (visto praticamente só existe um modelo no mercado) quanto a JCB 1CX.

A JCB 1CX é ótima, porém, para trabalhos de muito pequeno porte, substituindo basicamente a mão-de-obra em trabalhos que envolvam a terraplenagem em jardinagem e paisagismo ou em obras de construção muito pequenas.

Ela possui vantagens e desvantagens, porém, se comparada com uma minicarregadeira do mesmo porte (uma Caterpillar 216B por exemplo), ela somente terá a desvantagem de ser mais pesada, mas apenas cerca de 300 kg a mais. Agora jamais poderá compará-la com minicarregadeiras de porte maior, como as Caterpillar 236, 242, 246 ou até mesmo com as minicarregadeiras da mesma marca da 1CX, as JCB 155 e JCB 190, pois se comparadas a estas, maiores, é obvio que a JCB 1CX será menos potente e terá menor alcance.

Como já disse, não se pode comparar com outros "tipos" de máquinas, mas como não há modelos similares à JCB 1CX no mercado, e já fizemos alguma comparação com minicarregadeiras logo acima, agora poderíamos compará-la a uma miniescavadeira, levando em consideração as suas características como retroescavadeira.

Se comparada a uma miniescavadeira de alcance de escavação similar, como a Caterpillar 301.7D, a desvantagem da JCB 1CX é não poder dar o giro completo de 360° de forma compacta (giro zero), e ter também menos aderência ao solo por utilizar pneus ao invés de esteiras. Outras miniescavadeiras, como a Caterpillar 302.5 citada, possui  maior alcance de escavação do que a miniretroescavadeira JCB 1CX.

O grande pulo do gato da miniretroescavadeira JCB 1CX é sua versatilidade, por unir minicarregadeira e miniescavadeira em um único equipamento, guardadas as devidas proporções e características peculiares de cada uma, como ocorre com uma retroescavadeira convencional, que une as características principais de pá-carregadeira de pneus e escavadeira hidráulica de pequeno porte.

Então, se seus clientes possuem tarefas que podem ser executadas perfeitamente por uma minicarregadeira como a Caterpillar 216B e também tarefas que podem ser executadas perfeitamente por uma miniescavadeira Caterpillar 301.7D, a miniretroescavadeira JCB 1CX será a melhor opção. Caso contrário, terá que optar por um ou outro modelo distintos (ou minicarregadeira ou miniescavadeira) ou pelos dois, o que demandará um maior investimento em aquisição e manutenção.

Lembrando que se precisar carregar caminhões, tanto para a miniretroescavadeira JCB 1CX, quanto para as minicarregadeiras ou miniescavadeiras do porte dela é muito difícil alcançar caçambas de caminhões trucados (6x2 ou 6x4) ficando restrito para tal o uso de caminhões toco (ou 3/4) com caçamba de no máximo 5m³ ou carregamento de caçambas estacionárias (3m³) no chão.

Se você já tem uma Caterpillar 226B3 e não quer substituí-la, quer comprar uma nova máquina para atender à novos tipos de trabalhos, eu recomendaria investir numa miniescavadeira mesmo, pois minicarregadeira você já tem.

Se for substituir sua Cat 226B3, fique ciente que o alcance da JCB 1CX para carregamento, embora a diferença seja pequena (2854.0 mm da Cat 226B3 e 2700.0 mm da JCB 1CX, do chão ao pino), é menor cerca de 154.0mm. Se para você a diferença não for um empecilho, vá em frente que fará um bom negócio ;-)

Espero tê-lo ajudado e que continue participando ativamente do fórum, postando dúvidas ou respondendo aos outros. ;-)
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Marcelo Vilela
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 05 de Janeiro de 2015 às 15:27
Localização: Jose Bonifacio-SP
Contato:

RE: Qual adquirir, JCB 1CX ou Caterpillar 302.5

Mensagem por Marcelo Vilela »

Muito bom, obrigado pelos esclarecimentos.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Qual adquirir, JCB 1CX ou Caterpillar 302.5

Mensagem por Leandro »

Se desejar ler um pouco sobre a mini-retroescavadeira JCB 1CX, fizemos um artigo sobre ela recentemente, veja:
http://www.terraplenagem.net/jcb-1cx-a- ... eira-3444/

Se procura alguma mini-retroescavadeira JCB 1CX à venda ou similares, consulte nossos classificados:
http://www.terraplenagem.net/classifica ... scavadeira
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes