Mini carregadeiras, Melhor Custo Benefício?

Fórum sobre minicarregadeira (como Bobcat), miniescavadeira e máquinas compactas ou de pequeno porte em geral.
Responder
Antonio Neto
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 12 de Maio de 2014 às 13:21
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mini carregadeiras, Melhor Custo Benefício?

Mensagem por Antonio Neto »

Boa Tarde, conheci o fórum Terraplenagem.Net pelo google, entrei e achei super instrutivo e útil. Vou expor minha situação:
Sou proprietário de um comércio de peças de automóveis hoje localizada no RJ e sempre procuro novos investimentos. Hoje estou fazendo uma pesquisa sobre mini carregadeiras. Vi que tem algumas fabricantes preferidas no mercado, que são BobCat, Caterpillar e New holland. Estou consultando no momento os preços... e querendo achar o melhor custo benefício? A intensão é criar uma empresa para locações de maquinários, e queria uma opnião e uma orientação sua.

-Qual é a melhor opção, máquinas com ou sem operadores?
-E qual é o melhor modelo de maquinas para fazer preços que se tornem competitivos no mercado?
-Quanto a manutenção para equipamento novo funciona de quanto em quanto tempo e quais os gastos medios em cada revisão?
-Qual é a idéia da lucratividade mensal?
-O que você me sugere para a realização da abertura dessa empresa de locação?

Desde já fico grato e peço desculpas pelo pedido de ajuda, pois precisava de alguém com experiência para me instruir. Um grande abraço.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

RE: Mini carregadeiras, Melhor Custo Benefício?

Mensagem por Leandro »

Caro amigo, obrigado por sua participação. Obrigado pelos elogios ao fórum e saiba que tudo o que fazemos aqui é para o bem mútuo de toda a comunidade de empresários, trabalhadores e usuários dos serviços de terraplenagem e de máquinas pesadas falantes de língua portuguesa.

Sobre a orientação, como dizem: se conselho fosse bom não se dava, pelo contrário, vendia-se. Mas, como está pedindo vou me arriscar a dar minha opinião e espero assim poder ajudá-lo.

Sobre as marcas, a mais antiga e pioneira no Brasil no segmento de minimáquinas é a marca Bobcat, com os primeiros modelos 711, 653, 753, 853, etc, seguida de perto pela Case com os modelos 1840 e 1845C. Dentre esses modelos as Bobcats 653 eram as preferidas devido à economia (utilizavam motor Peugeot) e as 753 devido à potência (utilizavam motor Kubota). Já as Case usavam motor Cummins (4B).

A FiatAllis também marcava presença neste mercado com minicarregadeiras também com motor Cummins, como as Case.

Depois de muitos anos sozinhas neste mercado, vieram Caterpillar, Volvo, New Holland, JCB, entre outras marcas renomadas e finalmente, as chinesas em sequência.

Quanto ao preço, tanto de aquisição quanto de manutenção, com exceção das chinesas cujo preço é um caso à parte (assim como a confiabilidade e durabilidade), todas as grandes marcas trabalham com preços muito parelhos e não há grande diferença entre uma ou outra, afinal, todas são importadas.

O grande pulo do gato é a assistência técnica, pois muitas apenas se importam em vender e depois, o problema é seu para conseguir peças e profissionais qualificados para efetuar a manutenção e reparos.

Procure se informar sobre qual marca tem assistência técnica mais perto de você, qual usa marcas globais de seus componentes caso a autorizada não possua à pronta entrega você tenha opções no mercado, e por aí vai.

Meu pai tem uma Case 95XT 2002 e só rasga elogios para a máquina, porém, quando é necessário recorrer à Case (ou mais precisamente à Brasif Máquinas), é só nervoso. A sorte é que boa parte dos componentes é de marca global inclusive com fábrica no Brasil, como o motor Cummins 4BT, o que possibilita não ficar refém da Brasif. Certa vez, disseram à ele que não dão suporte porque a máquina é velha demais. Poxa, a máquina nova custou mais de R$ 200 mil para depois de 10 anos de uso ir pro lixo porque o fabricante não tem peças??? Ele também tem uma Caterpillar 941A (importada dos EUA) e tem peça até hoje na Sotreq.
Antonio Neto escreveu: -Qual é a melhor opção, máquinas com ou sem operadores?
Alugar máquina sem operador:
Prós: Você tem menor tributação e trabalha apenas com recibo de locação;
Contras: Você não sabe o quão qualificado é o profissional que a operará.

Alugar máquina com operador:
Prós: Seu operador será tão qualificado quanto você puder treiná-lo, além de orientá-lo a cuidar da manutenção do equipamento. O zelo será sempre maior do que operador de terceiros;
Contras: Tributação muito mais alta e chances de não conseguir alugar tão fácil devido à concorrentes que sonegam impostos e chegam a ter preço até 30% mais baratos.
Antonio Neto escreveu: -E qual é o melhor modelo de maquinas para fazer preços que se tornem competitivos no mercado?
Vai depender muito da aplicação. Sempre, máquinas menores serão mais baratas, porém, nem sempre terão "tanto" mercado assim, pois dependendo do tamanho da máquina, sairá mais em conta fazer o trabalho manual.

Normalmente o ideal é ter uma máquina que possa ser transportada em caminhões plataforma tipo VW 8-150 ou Ford 815 por exemplo. Minicarregadeiras com mais de 4 toneladas já podem tornar o transporte mais oneroso e inviabilizar locações para 1 ou 2 diárias apenas.

Normalmente os modelos mais utilizados hoje são Bobcat S130 para pequenos trabalhos e Bobcat S185 para trabalhos que requeiram uma máquina de porte maior, porém, ainda compacta. Das outras marcas, as mais utilizadas são Caterpillar 232B (ou sua sucessora 236D), Case 430, Volvo MC80, New Holland L218 ou L220 e por aí vai...
Antonio Neto escreveu: -Quanto a manutenção para equipamento novo funciona de quanto em quanto tempo e quais os gastos medios em cada revisão?
Varia de marca para marca, não dá pra te passar uma previsão... somente consultando um revendedor.
Antonio Neto escreveu: -Qual é a idéia da lucratividade mensal?
Complicado.

Isso vai variar de modelo para modelo (conforme peso operacional e potência), de mercado para mercado (conforme oferta e procura de sua região), entre outros fatores.
Antonio Neto escreveu: -O que você me sugere para a realização da abertura dessa empresa de locação?
Primeiro de tudo, avalie seu mercado. Veja como está a oferta e procura e mais propriamente qual a faixa de peso operacional mais procurada.

Como disse antes, a tributação sobre locação de equipamentos com operador é muito maior do que sem operador.

Com operador ou sem operador, você terá que ter isso descriminado no CNAE da sua empresa e a partir daí virá a tributação diferenciada, principalmente no tocante ao INSS, PIS, COFINS, etc.

Espero ter ajudado e fica o tópico aberto para mais dúvidas ou até, opiniões de outros profissionais da área.

Obrigado pela participação.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes