Nomenclatura / Letras nos modelos de Escavadeiras

Discussão sobre escavadeiras de esteiras, escavadeiras de rodas ou escavadeiras hidráulicas em geral.
Responder
Avatar do usuário
Terraplenagem Net
Gerente
Gerente
Mensagens: 74
Registrado em: 29 de Abril de 2010 às 00:09
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Nomenclatura / Letras nos modelos de Escavadeiras

Mensagem por Terraplenagem Net »

Devido a enorme dúvida de muitas pessoas, segue um esclarecimento sobre a nomenclatura ou sobre as letras que antecedem ou sucedem os modelos das escavadeiras hidráulicas.

Embora não haja uma padronização para os modelos de escavadeiras, permitindo que cada fabricante batize seu modelo conforme suas regras, geralmente pode-se entender que:
  • A numeração geralmente diz respeito ao peso operacional aproximado, como nos equipamentos de 20 toneladas Komatsu PC200, Caterpillar 320, etc.;
  • A letra L ou LC diz respeito ao tamanho da parte rodante, e significa Long Carrier ou Truck Longo, permitindo ao equipamento maior contato com o solo para maior estabilidade. Ex: Caterpillar 320DL ou PC200LC-8;
  • No caso da Caterpillar, percebam que o primeiro número representa o tipo de equipamento, por exemplo: Modelos iniciados por 3 são escavadeiras hidráulicas (Cat 315, Cat 320, Cat 336), modelos iniciados por 1 são motoniveladoras (Cat 120B), por 7 são caminhões articulados, por 9 são carregadeiras (Cat 924, Cat 930, Cat 941, Cat 966), etc.
  • Já com a Komatsu, por exemplo, o que define o tipo do equipamento no modelo são letras, como WA para pá-carregadeiras (WA-180), PC para escavadeiras hidráulicas (PC160, PC200, PC300) e D para tratores de lâmina sobre esteiras (bulldozers D51EX, D61EX);
  • Em modelos Caterpillar, a letra que vem logo após, junto do numeral, geralmente é relacionado à geração e ajuda a identificar modelos mais novos ou mais velhos. Por exemplo, a ordem a que foram lançados os modelos de escavadeiras é este: 320 > 320B > 320C > 320D e a atual 320E;
  • Já em outras marcas essa geração é informada como numeral, logo após o modelo. Por exemplo, a Komatsu PC200-7 é mais antiga que a PC200-8, percebem?
  • Como não há uma padronização, alguns modelos ainda incluem letras para determinar a qual aplicação são recomendados, como "GC" para "construção comum", incluindo terraplenagem, mineração, barragem, cascalho (a taxa de densidade não pode ser muito alta), construção de rodovias, construção de ferrovias em geral.
  • Alguns modelos como do fabricante Hitachi possuem a letra H para informar que o equipamento é apropriado para Serviço Pesado, como Mineração. Já a letra K diz respeito a equipamentos de proteção adicionais de fábrica.
Bom, esperamos ter ajudado um pouco na identificação dos modelos de escavadeiras e máquinas em geral.

Se tiverem alguma dica ou sugestão, fiquem à vontade para postar ;-)

Fonte: http://www.laind.com/steel-casting-forging/1043
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes