prós e contras W20 e Fr12

Local destinado à discussão de temas relacionados às máquinas pás-carregadeira de pneus ou pás-carregadeiras de esteiras.
juniorborges
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 05 de Janeiro de 2016 às 00:13
Localização: Assai Pr
Contato:

prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por juniorborges »

Pessoal tenho um trator de esteira ad7 e estou querendo comprar um pá carregadeira para ajudar no serviço, e as opções que me apareceram foram a W20 e uma Fr12, quanto a w20 não tem muitas duvidas ja que descobri muitas coisas a respeito dela como as anteriores a 82 que são transmissão allis que seria ruim de usou ou de comercio isso procede?? existe outra versão "micada" da w20??
tbm achei uma FR12 ano 01 motor mwm por um bom preço mas vejo que essas maquinas mais baratas, oque elas teriam de ruim pra serem mais em conta que as outras?? qual trasmissão que vem nessas 01??
outra duvida, como eu posso saber se a transmissão é realmente uma 28000, 18000, 2420, ou uma allis??

obs: a caterpillar 930 embora tenha boa fama de robusta e resitente não esta na minha lista pois na minha região em questão de comercio de maquinas e peças predomina a Case Nh e michigam

josé ferreira
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 08 de Outubro de 2015 às 21:05
Localização: campo grande ms
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por josé ferreira »

São maquinas robustas e baratas de manter. Elas compartilham peças entre si. As w20 utilizam transmissão 28000, freio a disco e motor mercedes. São muito boas e fáceis de manter. Essas que possuem transmissão alison possuem freio a tambor, porém pode-se substituir a transmissão por uma clarck; geralmente a maioria destas mais antigas já estão adaptadas com transmissão clarck e freios a disco, as w20 mais antigas usaam motor 352 maçarico ou turbo. As michigan 55C são similares as w20 em motor e transmissão, porém elas sairam tanto com a clarck 18 mil, como 28 mil que são mais caras. A fiat allis utiliza motor mwm e transmissão 28000 porém parece que tem menos comércio entre as revendas. Aqui em casa nos temos uma w20 e uma michigan 75. Em ordem eu preferiria 1º W20 ou 55c, 2º Fiat allis 3º Cat 930.
Pra saber da transmissão é só olhar e analisar visualmente.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por Leandro »

É um barato como a situação muda de região para região e como o Brasil é muito grande, muda muito!

Aqui em São Paulo - SP, quase ninguém mais quer máquinas antigas como as que citamos. Meu pai só tem máquinas antigas na empresa, com mais de 20~25 anos de uso e não troca por máquina nova por nada, mas ele é uma exceção. Meu pai não troca as "velhinhas" dele por novas de jeito nenhum. Máquina nova é muito cheia de frescura e a manutenção é um absurdo de cara, além de requerer mão de obra especializada.

Em uma breve conversa como o meu pai, que está no ramo há uns 40 anos (tem empresa há 35 anos), ele disse que sua preferência absoluta seria a Caterpillar 930, depois, a Case W20 (embora esta ele não goste pelo fato do operador ficar na parte da frente e levar muito tranco) porque tem manutenção barata e fácil aqui em São Paulo, não na Brasif (revendedor oficial da Case que é uma piada, pois tem um péssimo pós-venda e preços absurdos), mas porque temos peças baratas na Lubraço. Segundo ele, a Michigan 55C também é ótima, para ele, no nível da Cat 930, mas ele não sabe de manutenção pois nunca teve.

Já a FiatAllis é um caso a parte. Não sabemos como anda o suporte por parte da New Holland aos equipamentos FiatAllis. Meu pai já teve uma FiatAllis 1500B e diz que era uma ótima máquina, só a bomba do hidráulico dela que não aguentava nada perto das outras, era no máximo uns 6 meses e já dava pau.
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

josé ferreira
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 08 de Outubro de 2015 às 21:05
Localização: campo grande ms
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por josé ferreira »

Aqui na região vemos poucas 930, a fiat allis deve ser mesma coisa de case e michigan em relação a manutenção. Mas com relação ao ano da máquina, aqui nós temos uma w20 ano 85 e uma michigan 75 iii ano 77 que fica no pátio na reserva. É claro que se pudesse ter uma w20 ou L60 da volvo nova seria bem melhor; mas ai vem a questão: se desfazer de uma máquina antiga e bem conservada para pegar uma semi ou nova e ficar devendo anos e anos no banco, contando com a sorte para arrumar serviço? É meio complicado, pois a maioria dos serviços que executamos são particulares, então não exige-se ano, mas sim uma produção compatível com a máquina, e que a mesma esteja em bom estado.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por Leandro »

josé ferreira escreveu:Aqui na região vemos poucas 930, a fiat allis deve ser mesma coisa de case e michigan em relação a manutenção. Mas com relação ao ano da máquina, aqui nós temos uma w20 ano 85 e uma michigan 75 iii ano 77 que fica no pátio na reserva. É claro que se pudesse ter uma w20 ou L60 da volvo nova seria bem melhor; mas ai vem a questão: se desfazer de uma máquina antiga e bem conservada para pegar uma semi ou nova e ficar devendo anos e anos no banco, contando com a sorte para arrumar serviço? É meio complicado, pois a maioria dos serviços que executamos são particulares, então não exige-se ano, mas sim uma produção compatível com a máquina, e que a mesma esteja em bom estado.
Fiz um destaque na citação por minha conta pois achei que seu ponto de vista é exatamente igual ao meu.

Na minha opinião as máquinas antigas fazem o mesmo serviço com quase a mesma produtividade. Na minha opinião, há uma grande diferença no que diz respeito à facilidade de operação (principalmente nos equipamentos com transmissão hidrostática) e no conforto do operador, quando as novas apresentam cabine fechada, climatizada e pressurizada.

Na minha opinião, o que importa é estar bem conservada e com a manutenção em dia, pra não quebrar e deixar na mão. ;)
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

josé ferreira
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 08 de Outubro de 2015 às 21:05
Localização: campo grande ms
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por josé ferreira »

Facilidade de operação e conforto, exatamente isso, principalmente as transmissoes hidrostáticas com eletronica embarcada ajudam a vida dos operadores e fazer o serviço render mais, porém tem alto custo de manutenção.

A proposito quanto custa a hora de serviço ai na sua região e como voces trabalham com limpeza de terreno? Cobram por hora + viagem ou fazem um pacote por viajem? Só por curiosidade pois não sou seu concorrente.

Junior Borges
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 28 de Maio de 2014 às 00:15
Localização: Assai - pr
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por Junior Borges »

Ola pessoal, acabei por optar pela W20B mesmo ja que aqui na minha região do norte do Pr vejo falar bem delas e achei uma impecavel muito conservada ano 89-90 revisada com as notas de retifica do motor e transmissão por 70mil, o cara estava precisando de dinheiro
agora estou a procura de um Manual de serviços desta pá ja que eu mesmo pretendo fazer alguma manutenção dela, ja mexemos nos tratores agricolas e colheitadeiras e até um trator de esteiras AD7 nós mesmos fazemos a manutenção e a pá carregadeira eu nunca mexi se alguem tiver por favor eu interesso podemos negociar

josé ferreira
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 08 de Outubro de 2015 às 21:05
Localização: campo grande ms
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por josé ferreira »

Rapaz tu fez negocio da china, mas essas máquinas nao precisam de manual não, são bem simples, apenas a transmissão que é complicada.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador
Fundador
Mensagens: 336
Registrado em: 20 de Abril de 2010 às 15:41
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por Leandro »

Quando der, posta fotos da bruta que você pegou aí... foi a Case W20B mesmo né?

Olha, aqui tem um folheto técnico sobre a W20B Turbo... veja: viewtopic.php?f=10&t=313
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

Junior Borges
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 28 de Maio de 2014 às 00:15
Localização: Assai - pr
Contato:

Re: prós e contras W20 e Fr12

Mensagem por Junior Borges »

se eu soubesse por fotos aqui eu até colocaria mesmo leandro kkkkkkkkkkk tentei por mas minhas fotos são muito "grandes"
outra duvida que tenho é que ela não tem aquele radiador atras da cabine, aquele radiador que a maioria das w20 tem em cima do motor atras da cabine do operador, ela tem apenas as mangueiras que vão da transmissão até o radiador (imagino que seja para refrigerar oleo da transmissão) esse radiador que citei é do óleo hidraulico ou da transmissão?? sera que faz falta mesmo??

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes