Pa Carregadeira 941B

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luis henrique
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Pa Carregadeira 941B

Mensagem por luis henrique »

boa tarde estou com duvida sobre a pa carregadeira Caterpillar 941b, ano 79, sobre o sistema de freio onde ela tem 2 pedais e 2 alavancas, igual ao D4.
Nas fotos que vi neste site tem 3 pedais de freio e sem nenhuma alavanca, essa que estou querendo comprar é igual a um D4.
Abraços.

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Leandro
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RE: pa 941b

Mensagem por Leandro »

Olá amigo, desculpe a demora na resposta...

Olha, meu pai tem uma 941 há mais de 25 anos já... é o xodó dele... não vende por nada. A 941 dele tem transmissão do tipo PowerShift original, onde as trocas de marchas (3 a frente e 3 a ré) sem embreagem, bastando trocar as marchas acionando uma única alavanca.

Porém, ele já teve por volta de 1980 uma Caterpillar 941 que era como essa que você falou, que usa 2 alavancas para virar para direita / esquerda. Ele disse que sim, é original, porém, era uma versão da 941 mais barata, chamada de "canela seca" pois a parte de trás é totalmente seca, ao invés das que utilizam pedais que possuem discos em banho de óleo para acionar tanto o freio quanto para "virar" a máquina.

Ele disse que as 941 "canela seca" não são ruins quanto a quebras, porém, são péssimas para operar, exigindo elevada habilidade e experiência por parte do operador. Na época, ele chegou a "adaptar" pedais ao invés das alavancas e ficou funcional, porém, parece que a máquina "roncava" quando se pisava de leve nos pedais quando a máquina estava fazendo força. O "ruído" era resultado da patinagem dos discos que nesta versão de alavancas, trabalham a seco.

Além disso, o valor de mercado de uma 941 "canela seca", que utiliza alavancas para virar, é bem menor do que uma 941 que utiliza pedais.

Veja bem, pense comigo... numa 941 convencional, com 3 pedais, você usa suas mãos assim:
- Mão Esquerda: Alavanca do acelerador + Alavanca de marchas (3 velocidades à frente e 3 velocidades à ré);
- Mão Direita: Alavanca de levantamento (braços) + Alavanca de tombamento (caçamba).

É extremamente fácil operá-la.

Agora se além dessas 4 alavancas, facilmente acionadas 2 em cada mão, forem adicionadas mais 2 alavancas para manobra, o bicho pega!!!

Geralmente você tem que acionar as alavancas da direita (levantamento e tombamento) simultaneamente, com a mesma mão. Então, esqueça dela para manobras.
Na mão esquerda, você tem que acelerar/desacelerar o motor conforme a necessidade, embora possa ficar geralmente em uma única rotação. Ainda nesta mão, você controla a direção da máquina, para frente ou para trás, e sua velocidade (1°, 2° e 3°). Já pensou ter que ainda usar esta mão para virar para direita ou para esquerda? Complicado, não? Ainda mais se você for destro... cuidar de 4 alavancas apenas com a mão esquerda?

Mas, nem tudo está perdido, como disse, dá pra adaptar pedais, embora não fique perfeito... é uma saída.

A menos que esteja pagando muito barato e tenha um ótimo operador... eu não compraria uma 941 "canela seca".

Boa sorte, obrigado por participar e espero que tome a decisão com muita sabedoria.

Abraço!
Imagem Imagem TERRAPLENAGEM.NET - Site sobre Terraplenagem e Máquinas Pesadas

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