Caro amigo Leandro, satisfação poder colaborar com o Terraplenagem.Net!
O equipamento que mais me chamou a atenção foi a escavadeira Komat'su HB205 Hybrid.
* Editado pela moderação, convertendo link em imagem no post ;-)
Entre suas principais características estão: A menor emissão de CO2 e Nitróxidos, a máquina é silenciosa com baixo ruído de operação, tem 25% em média de economia de combustível, a energia livre é usada por balanço motor e motor, o trem de força híbrido é coberto por 5 anos de garantia e ela já sai de fábrica com o KOMTRAX ® Monitoramento remoto sem fio. Em conversa com um dos representantes fui informado que a Komat'su vai continuar a introduzir novos equipamentos, especificamente projetados para reduzir o impacto ambiental sobre o ambiente natural do planeta, a fim de atender as exigências atuais e futuras.
A M&T Expo 2012 contou com mais de 1000 marcas, cerca de 3500 equipamentos em exposição, 494 expositores, sendo 270 nacionais, vindos de nove estados brasileiros, e 224 internacionais, vindos de 15 países. Tendo em vista esses números o que mais me surpreendeu nesta edição da M&T Expo foi a forte presença de asiáticos, coreanos e japoneses. Conversando com representantes Volvo, Caterpillar, Case, New Holland, Liebherr e até mesmo Sany estavam todos surpresos também.
Comparativamente com as edições anteriores da M&T Expo, nesta edição 2012 foi perceptível um clima de otimismo entre expositores e visitantes também que pode ser explicado pelas expectativas de investimento em infraestrutura no Brasil até 2016.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre a minicarregadeira JCB, tendo a entrada na cabine por uma porta lateral é indiscutível que a acessibilidade do operador melhorou bastante, porém compactuo com sua opinião. Acredito que mesmo tendo pinos/buchas reforçados a vida útil desses componentes é menor, sem falar que tem-se a impressão que a máquina trabalha ''de lado''. O que pode melhorar tudo isso são os calços instalados no chassi da minicarregadeira que servem d apoio para o conjunto braço / caçamba em posição de corte.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------