Terraplenagem.Net

O portal da terraplenagem

Com certeza muitos têm dúvida sobre qual o termo correto utilizar quando o assunto é escavação ou remoção de terra.

Muitas pessoas ficam em dúvida se o certo é terraplenagem, terraplanagem, terra planagem e por aí vai.

No dia-a-dia, de modo informal, não dá-se muita importância para isto. Porém, quando é necessário saber exatamente qual a forma correta de escrever, aí sim, o bicho pega. Em alguns sites de busca por exemplo, se você digita errado, não terá os melhores resultados exibidos na sua tela.

Então, qual a palavra está correta: terraplenagem ou terraplanagem?

A forma correta é “terraplenagem“, isto mesmo, com e ao invés de a, assim como o verbo é terraplenar e não terraplanar.

Logo, diz-se: “Vou contratar uma empresa de terraplenagem” ou ainda “É preciso terraplenar o terreno”.

Ao consultar o Dicionário Aurélio Online notamos que a definição é: Terraplenagem é o ato de terraplenar. E terraplenar é encher de terra um vão ou uma cavidade; fazer terraplenagem. Não existe terraplanagem.

No Dicionário Michaelis, a variante terraplanagem é citada , porém, recomenda-se utilizar terraplenagem. Vejam o que diz:
terraplenagem
ter.ra.ple.na.gem
sf (terraplenar+agem) 1 Ato ou efeito de terraplenar. 2 Terrapleno. 3 Qualquer trabalho que tenha por fim modificar o relevo natural de um terreno por meio de aterros. Var: terraplanagem.

Viram só, o correto é terraplenagem. Você pode até utilizar no cotidiano de maneira informal (em conversas com a equipe no canteiro de obras por exemplo) o termo terraplanagem. No entanto, agora você já sabe, o correto é utilizar terraplenagem como substantivo e terraplenar como verbo do ato de realizar a terraplenagem.

Esperamos que tenham gostado desta dica.


71 respostas para Terraplenagem ou terraplanagem?

  • Completando: Terraplanagem é quando a capa superficial do solo com espessuras de até 1 metro, localizadonas encostas dos morros escorrega em relação a outra abaixo. Este fato pode ser observado quando voce percebe que árvores localizadas nas encostas de morros estão fora de prumo, se apresentam inclinadas.

    • Leandro

      Como assim caro Carlos Eduardo? De que fonte retirou tal informação?

      • Meus caros comentaristas… Terraplanagem existe… é o ato de planar sobre a terra… como em aquaplanagem… (de aquaplanar) imagino que todos saibam do que se trata… então, terraplanar significa algo planando sobre a terra, não encostando nesta… Já, terraplenar, é o mesmo que plenar (tornar pleno). Ou, se preferirem, encher… Desta forma, tampar buracos na terra é terraplenar e não terraplanar… Entenderam?

  • Se procurarmos no dicionario a palavra “Terraplenagem”, ele diz o seu significado, ja a palavra “Terraplanagem” não existe no dicionario. Mas lembro-me que ja li em um dicionario Aurelio que terraplenar é o ato de cortar, e terraplanar é o ato de encher.

    • Leandro

      Olá amigo Ivan!
      Sobre esta diferença entre ato de cortar e ato de encher… ainda não vi isto, vai entender esses dicionários né? hehe.

    • Vamos lá: como no Michaellis: terrapleno (S.F.2). Tudo indica que é TORNAR PLENO DE TERRA. O ESPAÇO DE SOLO SOB TRABALHO FICARÁ COM TERRA NA PLENITUDE DE SUA SUPERFÍCIE; PODENDO, ATÉ, FICAR “PLANO”.

  • Prezados Srs. tanto terraplenagem, quanto terraplanagem, estão corretos, conforme dicionário Aurélio.

    portanto, não problema em dizer terraplenagem ou terraplanagem.

    abraços

    Eng.
    Nelson

  • O BOM MESMO É COLOCAR AS MAQUINAS PARA TRABALHAR E VER A TERRA ROLAR….RS
    ABRAÇOS A TODOS

  • Ola amigos,

    Nosso colega Renne tem razão!! seja terraplenagem ou terraplanagem o importante é fazer.

    abçs a todos

  • Leandro

    Verdade, RENNE e Ivan… o importante é fazer! Como é gostoso chegar à um terreno e vê-lo se modificando conforme o serviço vai sendo executado. E o resultado final então? Muito gratificante concluir uma obra de terraplenagem e transformar um terreno natural em um ambiente pronto para receber uma edificação.

  • Caros colegas do ramo.
    Tomei a liberdade de tambem sugerir as definicoes para os termos com segue;
    Terraplenagem -ato de terraplenar ou seja deixar o terreno pleno ou conformado conforme o projeto podendo ser plano ou inclinado.
    Terraplanagem- ato de terraplanar ou seja deixar o terreno plano ou seja nivelado, dai deriva-se tambem o termo planador, ou seja aeronave que voa sempre nivelada.
    Espero ter colaborado, e estamos a disposicao para projetos e execucao de barragens, estradas, etc
    atenciosamente eng. antonio izidoro malutta resp. tec. agroluta engenharia rural e ambiental agroluta@agroluta.com.br norte do parana.

  • Gostei do conteúdo e da clareza do texto. Pra mim, valeu. Obrigada

  • Aprendi na faculdade que “terraplanagem” era nivelar um relevo adicionando terra e “terraplenagem” seria nivelar um relevo removendo a terra.

    • Leandro

      Na verdade os 2 termos se referem à mesma ação, de terraplenar. A variante “terraplanagem” é apenas uma forma popular não recomendada para utilização na língua portuguesa, onde a forma preferencial e oficial é “terraplenagem”. Muitos dicionários nem reconhecem a variação com a letra “a”.

  • Meu pai (tratorista Camargo Correa/Constran/Cepollina…) trabalhou em inumeras obras de extrema importancia no Brasil, abrindo caminho em mata fechada para formar acampamentos, rodovias, oleodutos…
    O termo utilizado entre os profissionais da area e’ terraplenagem.
    Tenho um baita orgulho desse meu pai paraguaio!

  • Gostaria de propor o termo “terraplanagem” que seria ato de tornar o terreno plano. Nada de encher de terra.
    Que tal propor ao pessoal que aceita novos vocábulos no aurélio?
    Um abraço.

    • Leandro

      É complicado Roberto. O termo terrapleno ou terraplenagem refere-se a completar com terra, ou seja, tornar pleno ou cheio de terra.

      Uma vez um amigo me deu um exemplo que eu achei perfeito. Veja:
      Se eu falar em aquaplanagem você logo vai imaginar o ato do carro deslizar sobre a água, planando sobre ela. Se eu falar em aeroplano, você logo vai pensar em um avião planador. Se usarmos o termo terraplanar, ao pé da letra, significaria planar sobre a terra, entende?

      É como Absorver e Absolver, como Seção e Sessão, etc. Apesar de serem palavras parecidas na grafia, são totalmente diferentes no significado.

      O mais certo é nos acostumarmos a falar o português correto ao invés de tentar a todo instante mudá-lo, mas é a minha opinião esta última. ;)

  • Boa noite caros amigos. Estou ingressando agora no ramo da construção civil fazendo faculdade de engenharia civil. Gostei muito da explanação do eng. Antônio Izidro. Quando criamos mais de uma palavra para o mesmo significado, oferecemos margem para discussões acima observadas. Quanto mais variantes forem permitidas, maior é a possibilidade de erro na fala do povo brasileiro. Se o correto é com ‘a’ ou com ‘e’, ainda não sei, mas é uma boa palavra para ser pesquisada. Provavelmente a maioria dos professores de língua portuguesa irão dizer que ambas as palavras são aceitas. Quanto a questão de ter de encher para deixar plano, não está totalmente correta. Posso deixar um local plano, retirando elevações de terreno. Logo, esta explicação não faz tanto sentido. Em muitos relatos aqui observados, em quase sua totalidade, podemos observar opiniões pessoais, assim como a minha, porém, quem sabe a grafia e significado, teoricamente são os estudiosos das letras. A ABL (Academia Brasileira de Letras) aceita as duas palavras, sendo uma das maiores referências nacionais no assunto.

  • Muito interressante todas as opiniões.
    “Dependendo da região em que estamos atuando, aprendemos novos significado todos os dias .. ”
    Enfim .. todos os dias aprendemos alguma coisa …
    Abraços,

  • caros amigos terraplanar significa deixar o terreno plano seja colocando ou tirando terra, por isso acredito que o termo correto seja terraplanagem.
    até porque terraplenagem soa mau aos ouvidos.

    • Leandro

      Vilson, apesar de você gostar mais de ouvir Terraplanar, o que importa realmente é a forma correta do português, como diz no dicionário. Então, o correto é terraplenagem, com E e não A.

      Precisamos começar a aceitar o que é certo ao invés de tentar mudar o que já está definido ou ainda o que nos agrada mais.

      Abraço

  • gostei do comentarios dos colegas ‘O importante é estarmos atentos, pois temos que usar palavras e termos tecnicos,uma vez que atuamos na area,,um abraço a todos

    joilson gomes
    tec. edificações

  • OOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHh!!!!!!!! Cale-se, Cale-se, Cale-se… Vocês me deixam louco!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Esta é a explicação de um professor de português e dos bons:

    Terraplenagem: encher de terra um vazio, tornar pleno.
    Terraplanagem: cortar uma porção de terra em elevação, tornar plano.

    Abraço a todos

    • Leandro

      Me desculpe, mas qualquer professor de português que der uma explicação desta, totalmente equivocada em relação à língua portuguesa, não pode ser considerado “dos bons”. Não existe TERRAPLANAGEM na língua portuguesa, isso é invenção de algumas regiões do Brasil onde não falam o português correto. Não é porque preferem falar assim que é o jeito correto, os dicionários estão aí para tirar a dúvida, consultem antes de questionar.

      • Amigo, me desculpa, mas vc deve ser das antigas. A palavra Terraplanagem existe sim em muitos dicionários hoje em dia, se só no seu não existe, não venha dizer que não existe na lingua portuguesa, porque existe, qualquer letrado pode te dizer isso. Ambas podem ser usadas.

  • meu, irmão,ceis tá deixando eu doido,esse negocio de terrapleno,terraplanar,terranivelar,terra abaixo,terra acima,asfalta isso ai e pronto.

  • terraplenagem é serviços em geral ligado diretamente a terra com escavação ,aterros ,troca de solos , compactação etc… e terraplanagem seviços de tratores com laminas ou locação das mesmas ,que seria sómente planar a terra .

    • Leandro

      Não Maurício, você está errado. Pessoal, não sei porque insistem em ir contra os dicionários e à língua portuguêsa. É como insistir que 2+2=5… não faz sentido! O correto é terraplenagem, com “e” e ponto final.

  • terraplenagem é deixa todo o ambiente em plenas condiçoes, para fazer uma obra. terraplanagem:é voce desgrada,ou seja,aradar.

    • Leandro

      ERRADO, não existe terraplanagem! Isso é igual falar “rezistro” ou “poblema”, é um ERRO!!! Poxa vida pessoal, antes de ficarem teimando que existe a palavra terraplanagem, procurem no dicionário, por favor.

  • Cambada de ser ter o que fazer!

  • OLÁ PESSOAL, gostei muito dos comentários de todos, alguns achei bem engraçados, e o mais importante, aprendi a falar da forma correta, TERRAPLENAGEM, vale!

  • Para quem trabalha no referido serviço, a idéia é APLAINAR as superfícies onde se vai construir ou ocupar para qualquer atividade. Não se constrói em superfícies irregulares. Os pisos tem que ser PLANOS.
    Se preciso ocupar uma superfície irregular, tenho, primeiro que torná-la PLANA. Portanto tenho que APLAINAR a superfície. Para isso vou TIRAR TERRA onde sobra, COLOCAR onde falta e compactar. Tornando assim a superfície PLANA.
    Portanto para esse tipo de pessoa parece mais lógico o termo TERRAPLANAGEM, pois o serviço é muito mais que encher (tornar pleno) buracos.
    O termo TERRAPLENAGEM deve ter sido criado por algum intelectual que pode entender muito de linguagem, mas, nada entendia do serviço, como por ex. o Aurélio Buarque de Holanda Ferreira ou seus sucessores e outros.
    Portanto a idéia básica é tornar superfícies irregulares, com morros e depressões em superfícies PLANAS, aptas a se construir ou ocupar. Para quem vê por este ângulo, parece muito mais lógico TERRAPLANAGEM.
    Eurico.

    • Leandro

      Vamos por partes.
      1) Aplainar significa alisar com plaina, que não é o caso discutido. O mais próximo disto, aceito pela língua portuguesa, seria Aplanar, ou seja, tornar plano ou nivelado.
      2) Sugiro que procure se informar nos dicionários, principalmente os mais bem conceituados como Michaelis e Aurélio e constatará que não existe diferença entre Terraplenagem e Terraplanagem, o que existe é apenas Terraplenagem com E, de terraplenar (não terraplanar) ou terrapleno (não terraplano). Terraplanagem é um erro de português, uma forma errada de falar Terraplenagem, assim como falar Desaterro ou Vasculante, ou ainda pior, Pobrema ou Rezistro e por aí vai, termos que não existem, porém, são muito usados por pessoas humildes que não tiveram oportunidade de estudar e conhecer melhor seu idioma.Quando muitas pessoas falam errado, o termo é aceito na sociedade, porém, não quer dizer que seja correto! Ao invés de questionarem insistindo no termo errado, deveriam aprender a falar corretamente.
      3) Tornar um terreno plano ou nivelado, por meio de aterro ou escavação, ou seja, todo e qualquer trabalho com terra deve ser sempre definido como Terraplenagem.
      4) O termo Terraplenagem não foi criado por um fulano ou ciclano qualquer, faz parte da língua portuguesa, você gostando ou não, é fato!

  • Em que revisão o dicionário se encontra?

    • Leandro

      A mais atual, de acordo com o novo acordo ortográfico entre países lusófonos (que falam português). Lembrando que Terraplanagem é a forma coloquial (informal ou popular) porém equivocada e que não existe nem nunca existiu no português, de qualquer país lusófono.

  • Muito boa a discussão !
    Eu por exemplo tenho o site terraplanagem.
    Fica sem dúvidas um modo mais fácil do cliente me encontrar pois todo mundo fala em Terraplanagem e não Terraplenagem. Infelizmente é a cultura e vamos respeitar, cada um tem seu modo de encarar mais tá de parabéns a explicação e a opinião de todos !
    :grin:
    Eu queria também fazer um convite ao amigo dono do site. Eu queria um Guest Post seu. Uma máteria relacionada a terraplanagem para meu site. Podemos fazer trocas de Links . Vai me ajudar muito e eu posso te ajudar também.
    :wink:
    Abraços.

  • Oi gente, vocês estão discutindo muito mas aposto que ninguém consultou um dicionário. Eu, diante de tanta polêmica, consultei o Aurélio impresso e vi que “terraplenagem” e “terraplanagem” têm o mesmo significado, ou seja, remoção, transporte, aterro e compactação de terra. Tanto faz usar uma ou outra, vale do mesmo jeito.Uff!…

    • Leandro

      Caro Luiz, você leu o artigo acima? Desculpe, mas parece que não. Nosso artigo é baseado no que diz os dicionários Aurélio e Michaelis, logo, o que você disse, infelizmente, não tem fundamento.

      Que ambas tem o mesmo significado, você tem razão, porém, uma é a forma correta e que deve ser usada (terraplenagem) e a outra é a forma errada (terraplanagem), que pode ser usada apenas em ambientes informais.

      • Ok, então ta querendo dizer que só o Aurélio ou Michaelis estão corretos. A palavra Terraplanagem existe, aceite isso. Ninguém aqui ta dizendo que terraplenagem está errado, pois todos sabemos que não é, só acho que vc tá defendendo demais oq VOCÊ acredita, porque vários dicionários contém a palavra e é extremamente usada em grandíssimas construtoras. Se não houvessem tentativas de adaptação ao longo dos tempos, estaríamos falando frecha hoje para flecha, que era o correto a muito tempo atrás.

        • Leandro

          Não digo que só Aurélio e Michaelis estão corretos, mas a língua portuguêsa está correta, simples assim. Mostre-nos outras fontes dignas que afirmem que Terraplanagem realmente é o termo correto e mais indicado para uso em linguagem formal.

          • Meu deus !! as pessoas ficam falando errado mesmo sabendo qual é a forma correta….caramba..então, o pobrema é que nóis vai pegar o onbus e pra mim fazer é “pinto” diante de tanta burrice “mais” o povo gosta assim e, na verdade, quanto mais burro o povo
            mais fácil o comando.

          • Leandro

            Infelizmente é verdade, o povo prefere continuar no errado ao invés de aprender o correto, não só no que tange o nosso debate sobre Terraplenagem x Terraplanagem, mas como um todo na vida. Também concordo, um povo sem instrução, sem educação, é muito mais fácil de se manipular. Enquanto o povo for assim, este governo corrupto que temos há gerações continuará por mais centenas de anos assim. A arrecadação cada vez é maior, sugando os recursos de nossas empresas e trabalhadores ao passo que cada vez menos sobram recursos para educação, saúde, segurança e para direitos básicos como à remédios, aposentadorias e pensões, afinal, a diferença entre arrecadação e verba disponível é grande devido à desvios. Há poucos dias ouvi um político de Minas Gerais (não quero falar o nome) dizendo o que achei ser um resumo perfeito não só do governo atual, mas da política no Brasil como um todo há tempos: “o que temos aí é a pior combinação possível, um misto de incompetência e corrupção.” Perfeito, é isso mesmo!

  • Concordo com o colega Osni, exceto pela parte do Português…inclusive cito:

    “Terraplenagem: encher de terra um vazio, tornar pleno.
    Terraplanagem: cortar uma porção de terra em elevação, tornar plano.”

    Esta foi a explicação simples e direta que obtive de alguns dos melhores professores de Geologia e Geografia Física que tive. Não são distinções encontradas em dicionários, dada a especificidade técnica.

    Em termos de estabilidade de encostas, há diferença sim no método empregue para aplainar o terreno. Obviamente, realizar seções – terraplanagem – demanda mais técnica e máquinas que apenas despejar terra – terraplenagem – para deixar tudo retinho.

    :grin:

  • oi galera,podemos entender que planar ou seja deixar algo plano,e terra corresponde -se nese termo area que vai ser modificada.pois é terraplanagem planar toda area sem forma da forma é isso.
    :wink:

    • Leandro

      Não existe terra + planar na língua portuguêsa, não adianta tentar inventar e incorporar isso. O que o povo brasileiro tinha que fazer é aprender a falar o correto ao invés de tentar mudar o idioma.

  • GIBA, cale-se,cale-se, cale-se. RSRSRSRSRSRS..
    Amigos vcs vão ficar doidos com pouca coisa..
    Caro amigo Ailton, já foi pesquisado no Aurélio sim, é exatamente o que os comentaristas ALAN E LEANDRO explicaram. Concordo perfeitamente com eles, estão corretíssimos!!

  • KKKKKKKKKKK… RENNE não é por aí.
    Amigos,
    Me divertir muito com os comentários e dúvidas de cada um. Porém, devemos ficar atentos para o significado de cada palavra só assim, aprendermos muito mais.

    Um abraço
    Tec. Seg.

  • Gostei das opiniões e fico no mesmo entendimento que tinha: Quem aquaplana esta fora do rumo, no mínimo, pois ele deslisou sobre uma superfície plana e com uma fina, ou não, camada de água.
    Quem terraplana, está aplanando a terra, mesmo que com vício de língua.
    Não cito pobrema, pois não o tenho, rezistro só as tentações, desculpa só para pedir e compreensão para dar. Na treplica Ruy se fez Barbosa, e a nós mortais … acatais.
    Jargão! não é o caso, contudo imagina Camões opinando, e cuspindo verbetes.
    Não estamos a matar um português, nem dois. Sinônimos e antônimos vivem juntos posto a posto.
    A física explica porque não há necessidade de aplanar a água.
    t +.

  • Bom, segundo meu professor na época da faculdade Terraplenagem é quando você esta executando uma obra onde o platô deve ter uma inclinação minima para escoamento das águas das chuvas. Ex.: uma estrada ou um platô onde será construido um prédio onde a área externa deve ter um caimento do terreno.

    Terraplanagem é quando de fato do terreno deve ficar totalmente plano em apenas um nivel (cota ou altitude única do terreno) sem inclinação do terreno.

    Ex.: Campo de Futebol.

    • Leandro

      Um professor, cujo a especialização não seja o idioma português, falar sobre a questão do emprego da palavra Terraplanagem ou Terraplenagem, pelo menos para mim, não diz nada, aliás, não acrescenta nem subtrai informação útil no que já foi debatido anteriormente ou exposto no artigo.

      O fato, é que a palavra correta para o nosso idioma é Terraplenagem, com E. A variação criada nos canteiros de obras (terraplanagem) é um vício de linguagem e não pertente ao nosso idioma, o Português Brasileiro, nem ao Europeu (de Portugal). Na verdade, tanto um exemplo quanto outro, que citou, se enquadra no segmento de terraplenagem, afinal, todo e qualquer trabalho com terra, onde haja escavação, aterro, nivelamento, entre outras operações, trata-se de Terraplenagem. Não existem duas palavras distintas, com E ou com A, para designar trabalhos com terra em geral, no idioma Português.

      É como no inglês, cujos trabalhos com terra são referidos pelo termo “earthworks”, ou seja, trabalhos com ou na terra. Se começarem a falar por lá “iarthworks” ou “earthworkeys” e o termo ficar popular (como o terraplanagem por aqui), não quer dizer que é o correto ou ainda, que deva ser acrescido ao idioma. Se bem que por lá, isto nunca aconteceria. Brasileiro é que tem mania de falar errado, justificar o erro sem fundamento e ainda querer mudar uma língua tão rica e bonita quanto o Português.

  • Esqueci de me apresentar,

    Sou Tec. Agrimensor e Engenheiro de Cartografia atualmente Estudando Engenharia Ambiental.

    Tenho várias especializações, trabalho com todos os equipamentos de Topografia.

    • Leandro

      Entendo Anderson, mas como disse anteriormente, a palavra que mais conta seria de um professor de português, profundo conhecedor do idioma. Nem engenheiro civil, nem arquiteto, nem urbanista, nem agrimensor, nem qualquer que seja a formação técnica dentro da engenharia ou arquitetura pode ter gabarito para falar de linguagem. As palavras são criadas seguindo um fundamento, possuem uma etimologia. Não basta “inventar ou criar” um termo ou palavra, ou ainda, um significado para alguma palavra popular e indevida, para que esta passe a ser aceita como legítima.

  • Os homens na tentativa de aproximarem se de Deus resolveram construir uma torre… Os ditadores governam por decreto lei, Alguns poliglotas querem se passar por linguista e assim como os ditadores regerem por decreto. cumpra-se!

    • Leandro

      Pois é caro Aristides, tem toda a razão em sua citação. Porém, continuo convicto quanto ao meu pensamento sobre terraplenagem e terraplanagem, mas não sou nenhum ditador e respeito a opinião de todos, embora não concorde com elas. Como disse Voltaire:

      Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

      Tanto aceito e respeito a opinião de todos que aprovo os comentários e os deixo aqui, expostos à todos, muitas vezes respondo quando acho necessário, mas nunca apago nenhum comentário (com excessão dos que possuam palavras de baixo calão e xingamentos, estes vão para a lista negra e ficam impedidos de voltar a comentar).

  • O mais interessante é que a discução prendeu muito minha atenção.
    Eu já sabia que os dois termos estão corretos. Depois de ler todas as indagações, fui até ao meu mini dicionário atualizado e revisado com a nova ortografia em que guardo na gaveta do escritório e adivinha Leandro?!
    TERRAPLANAR: tornar plano, aplainar um terreno.
    TERRAPLENAR: encher os desniveis de um terreno de pedra, entulho, terra etc,: aterrar.
    Acho fantástico o português ter mais de uma palavra para nos ajudar nas expressões das mensagens!
    Eu trabalho com terraplanagem ou terraplenagem em Guarapuava PR (Parati Tratores). Eu uso terraplanagem pois vem antes no dicionário, e portanto em alguns anúncios onde valem a ordem alfabética o nome da empresa aparece antes.
    Acho interessante essa reflexão para lembrarmos que as duas valem, aumentarmos nosso vocabulário pessoal e melhorarmos nossa aceitação no uso das palavras por outras pessoas.
    Parabéns em propor essa discussão e respeitar as opiniões!
    Abraço :grin:

  • olá pessoal!
    referente as duas citações supra citado uma das diferença entre elas são:
    terraplenage: é um sistema de compactação do solo que se houver chuva a mesma será facilmente drenada pelo solo. (o solo passa por várias camadas de compactaçãoe de materiais diferentes)
    Terraplanagem: já ocorre ao contrario a mesma não recebeu o tratamento devido para que a agua da chuva seja drenado facilmente.

  • Terraplenagem ou terraplanagem é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno. Ou seja, os dois estão certos.

  • No dia em que a língua portuguesa deixar de ser um código, não teremos mais estas dúvidas. Ok

  • No português de Portugal existe apenas o termo terraplanagem. Realmente, terraplenar significa “encher com terra”, mas no Brasil as duas expressões são utilizadas com o mesmo significado: È a arte de mudar intencionalmente a configuração de um terreno. É um serviço complexo e especializado, e de execução agradável. Dentre os que a exercem, alguns prosperam extraordinariamente, enquanto outros tem prejuízos. Embora não haja um fator único que estabeleça tal diferença, o conhecimento e a aplicação dos princípios básicos de terraplanagem é de importância capital.

  • Na verdade os dois estão corretos: Terraplanagem é quando você Torna um terreno plano, sem utilizar terra de outro lugar, ou seja você empurra a terra de lugares mais altos nos lugares mais baixos dentro da mesma área deixando o terreno plano.
    Terraplenagem é Aplanar ou alisar um determinado terreno, onde muitas vezes terra em excesso é removida de um lugar diferente para lugares onde há menos terra, sendo um processo muito comum em diversas construções.

    • Leandro

      Luiz, de que fonte extraiu tais informações, dizendo que terraplenagem e terraplanagem sejam termos corretos, que referem-se a diferentes tipos de trabalhos de preparação do solo? Na língua portuguesa OFICIAL, tanto antes quanto depois do último acordo ortográfico, não há o termo “terraplanagem” com A, pois trata-se de uma variação de Terraplenagem, usada de forma coloquial, ou seja, informal. Como já citei anteriormente, não é porque em alguns povoados ou regiões do Brasil onde não há tanta facilidade de acesso à cultura e educação e nestes locais se fala errado, que o errado passa a ser correto simplesmente porque é amplamente usado. Se muitos falam “rezistro” não quer dizer que possa ser usado em substituição ao termo correto “registro”, entende?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

um × um =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>