Terraplenagem Net

O portal da terraplenagem

Curiosidades e Dicas

Informações interessantes, dicas e curisidades sobre equipamentos, técnicas, tarefas ou operações relacionadas à terraplenagem.

Operador de MáquinasOperador de máquinas não é apenas mais uma profissão do setor de construção e mineração, mas é também o sonho de muitas pessoas que têm ou tiveram contato com máquinas pesadas e desenvolveram uma verdadeira paixão por estes equipamentos. Afinal, quem nunca sonhou, ainda que quando criança, em operar uma retroescavadeira, uma carregadeira de pneus ou ainda um trator de esteiras?

Pois é, mas para ser um operador de máquinas não basta sonhar, é preciso acima de tudo capacitação e responsabilidade. Ninguém se torna um operador de máquinas do dia para a noite. É preciso treinamento, aulas teóricas e práticas, que requer muita dedicação e tempo.

Neste artigo daremos dicas de como se tornar um ótimo operador de máquinas, um verdadeiro profissional atrás do painel e das alavancas comandando gigantes de aço fundamentais para a construção e mineração.

Mais

Restrição a Caminhões

Restrição de Circulação de Caminhões em SP

Como já devem ter conhecimento a grande maioria dos proprietários de caminhões, sejam empresários (pessoa jurídica) ou autônomos (pessoa física) que precisam trafegar com caminhões na cidade de São Paulo, é necessário realizar um cadastro junto à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão da Prefeitura do Município de São Paulo responsável por planejar, organizar e fiscalizar o trânsito na capital, e que deve ser renovado anualmente para que os caminhões cadastrados possam trafegar na ZMRC (Zona de Máxima Restrição de Circulação) e em outras vias com restrição, dentro dos horários permitidos previstos no Plano Diretor Estratégico e na Lei nº 13.885, de 25 de agosto de 2004, especificados nas portarias 123/12-SMT.G, 124/12-SMT.G e 125/12-SMT.G.

Mais

Levantamento Radial e Vertical de minicarregadeirasAs minicarregadeiras (também chamadas de Skid Steer Loaders) são cada vez mais populares nos canteiros de obras de construção civil nos grandes centros urbanos por todo o mundo. Devido ao seu reduzido tamanho e menor espaço necessário para manobra e trabalho, são ótimas para execução de tarefas como movimentação de solo e insumos da construção civil em espaços confinados e muitas vezes de difícil acesso para pás-carregadeiras, retroescavadeiras ou escavadeiras hidráulicas, sendo uma ótima alternativa ao trabalho manual.

Além de largamente utilizadas em obras de construção civil de todos os tamanhos, cada vez mais as minicarregadeiras ganham espaço em outros campos de trabalho, como por exemplo substituindo empilhadeiras em locais em que estas não são recomendadas devido à existência de pisos irregulares ou instáveis. Para tal, implementos como “garfos paleteiros” são acessórios fundamentais para proprietários de minicarregadeiras, mas nem sempre é só “plugar” o implemento através do engate rápido e sair trabalhando. Deve-se analisar o tipo de carga a ser manipulada, seu peso e o terreno por onde será transportado. Se não bastasse ser necessário avaliar a capacidade de levantamento de carga e a altura de levantamento, deve-se atentar também para o tipo de braço de levantamento existente na minicarregadeira, se possui cinematismo radial ou cinematismo vertical, popularmente conhecidos como levantamento radial ou levantamento vertical.

Mais

Escavadeira Sany SY215CConseguir produtividade máxima e baixo custo de operação é o objetivo de toda construtora, empreiteira, mineradora, prestador de serviços de terraplenagem e clientes usuários de máquinas pesadas em geral.

Para obter o máximo desempenho de uma escavadeira hidráulica, assim como de qualquer um dos equipamentos pesados da linha amarela, usados na construção civil, é necessário observar algumas instruções ao operar essas máquinas pesadas.

Seguindo instruções simples para operação de máquinas, pode-se obter maior produtividade e menor consumo de combustível com baixos períodos de paralisação para manutenção devido ao menor desgaste do equipamento.

Mais

Caminhões com excesso de peso na terraplenagemVias públicas deterioradas e menos segurança devido ao excesso de peso dos caminhões

Com certeza você já deve ter pego um buraco ao dirigir com seu automóvel pela cidade ou estrada e ficou muito chateado e insatisfeito com a manutenção das vias públicas, correto? Pois é, esta é a reação de muitos, de simplesmente achar que a solução é somente tapar os buracos, sendo que o ideal na verdade seria prevenir o seu surgimento e o desgaste prematuro das vias públicas, poupando enormes gastos com recapeamento ou operações “tapa-buraco” que em geral criam um enorme transtorno.

Existem inúmeros fatores que podem ocasionar o desgaste prematuro dos pavimentos de vias públicas, como material de má qualidade, problemas na execução, tráfego excessivo, fatores ambientais não previstos como alagamentos ou infiltração de água (vazamentos em tubulações subterrâneas), etc. No entanto, um dos fatores que mais degradam nossas vias e que pode ser perfeitamente evitado é o excesso de peso dos veículos, principalmente dos caminhões.

Neste artigo vamos falar sobre o excesso de peso dos caminhões que transportam insumos para construção civil, mais precisamente sobre o transporte de terra, entulho, areia e pedra britada, efetuado em sua grande maioria por caminhões basculantes de três eixos, 6×2 (truck morto) ou 6×4 (traçado), embora nos últimos anos estejam cada vez mais comuns os caminhões 8×4 (dois eixos direcionais na dianteira).

Mais

O melhor lugar para comprar, vender e alugar retroescavadeiras
Retroescavadeiras

Há tempos que as retroescavadeiras são os equipamentos de terraplenagem preferidos pelas construtoras, empreiteiras e engenheiros nos mais variados canteiros de obras, por sua versatilidade e baixo custo operacional.

Esta preferência gerou uma enorme demanda por retroescavadeiras na construção civil, que tornaram-na a máquina de terraplenagem mais comum dentre os vários tipos disponíveis como minicarregadeiras, escavadeiras, carregadeiras, etc.

Mais

Cabines ROPS / FOPS e a segurança do operador

Pá-Carregadeira tombada e capota intacta.

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre cabines ROPS e FOPS, muito populares nas máquinas atualmente, porém, sabe o que isto significa? Sabe da importância destes termos referentes a capota de sua máquina de terraplenagem, mineração ou demolição? Pois é, estamos publicando este artigo para orientá-los sobre esta questão envolvendo capotas de máquinas.

Quando um fabricante projeta a cabine de uma máquina, o principal objetivo é a segurança do operador e em seguida seu conforto. Para garantir a segurança cada máquina ou equipamento para construção, mineração, demolição, terraplenagem ou seja qual for o segmento, tem que ter uma cabine apropriada de acordo com o tipo de trabalho e de máquina, assim como seu peso e as condições do local onde será empregada.

Mais

Escavadeira entalada embaixo de viaduto - foto 2Escavadeira entala embaixo de um viaduto

Pois é amigos, pode parecer inacreditável, mas infelizmente as cenas a seguir não são tão incomuns.

Transportar máquinas de terraplenagem, como retroescavadeira, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, etc., é algo muito delicado e deve ser realizado por profissionais experientes e qualificados.

Mais

Siga-nos
FanPage do Terraplenagem.Net no FacebookPágina do Terraplenagem.Net no Google Plus!Twitter do Terraplenagem.NetAtualizações do Terraplenagem.Net / Feed RSS
Conteúdo
Conheça também
Comprar e Vender Imóveis Guia da Obra Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net